Febre do IPhone: Vale à pena trocar de aparelho?

19 de September | 2014

Pois é, quem diria, eu falando em Iphones. Sim, me rendi ao mundo da Maçã e até hoje não me arrependo. Mas calma lá, dormir na fila ou pagar R$5.000,00 por um lugar pertinho da porta da Apple Store, ai já é demais! Será que vale a pena tudo isso pra ser o primeiro a comprar um aparelho celular?
Por Nathalia Arcuri
Enquanto você pensa na resposta, olha o que aconteceu com o pobre coitado que comprou o primeiro exemplar do Iphone 6 na Austrália:

Imagina o desespero do garoto ao ver o seu trunfo tecnológico voando pelo ar e se espatifando no chão! Eu morreria, com certeza. São U$650,00 indo para o chão, meus caros
Agora, o que eu me pergunto e temo pelo teor da resposta é: Por que um sujeito esperaria 30 horas em uma fila, dormiria ao relento, renegaria os hábitos básicos de higiene só pra ser o primeiro a ter uma coisa que em menos de 24 horas outras milhares terão?
A resposta, segundo a psicologia econômica, está baseada em dois comportamentos inerentes ao ser-humano:
1 – O comportamento de manada
Sim, somos todos macacos. O que talvez você nem o Daniel Alves saibam é que somos todos búfalos também. Assista a algum daqueles documentários sobre o comportamento dos bichos na selva e você vai entender. O Búfalo está lá, pertinho de seus companheiros, quando de repente começa uma movimentação em conjunto para dar umas voltas pela savana. Pergunta se algum búfalo questiona pra onde eles estão indo? Eu digo: Não, ninguém empaca no meio do caminho. Seguem todos o mesmo destino, mesmo sem saber pra onde ele vai levar. Assim somos nós seres inteligentes também. Nosso lado mais primitivo grita ao se deparar com estes movimentos quase que involuntários do consumo em massa. Já dizia o poeta: aonde a vaca vai, o boi vai atrás.

Febre do IPhone: Vale à pena trocar de aparelho?


2 – Já que…
Já que eu tenho um aparelho mais ou menos novo.
Já que é lançamento e o cara do RH vai se achar porque comprou um e eu não.
Já que nos Estados Unidos é uma febre.
E por ai vai.
É esse movimento “JAQUE” que leva muita gente a fazer coisas que aos olhos dos outros parecem uma insanidade. Talvez você também tenha os seus “JAQUES” mas é sempre difícil perceber quando se está dentro da situação.
Quer um exemplo mais simples?
Você está devendo no cheque especial, pagando aquele absurdo de juros, mas quando se vê diante daquela bolsa linda não resiste e tira da carteira um “JAQUE” providencial!
“Já que eu tô ferrada mesmo, passa pra cá essa bolsa que vai ficar linda com meu sapato de onça!”
Quanto ao Iphone 6

É maior, mais caro e ainda não está a venda no Brasil. Tem algumas inovações tecnológicas, como a possibilidade de transformar o aparelho em um cartão de crédito.
Fora isso é mais do mesmo a não ser pelo preço. Tem gente falando que o Iphone novo pode custar até R$3.700,00 aqui no Brasil.
O meu está de bom tamanho e não vejo a menor vantagem em trocá-lo até que trave totalmente sem possibilidade alguma de reparo.
Dormir na fila eu até dormiria, mas como experiência antropológica. Deve lá ter sua graça ser búfalo por um dia.
Até!
Nathalia Arcuri – Me Poupe
photo-nathalia
Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

tickets 08 de August | 2015

Was reading somewhat on my iPad. Glad I came across your post. Will surely try to connect on Google+ tomorrow when I return to my desk.

Anônimo 20 de September | 2014

Até uns 4 anos atrás eu tinha ainda o antigo Nokia, aquele grandao e pesadao para bater em ladrao, mas que eu sempre achava entre as mil coisas dentro da bolsa, até que minha cara metade cismou que eu nao estava atualizada e resolveu me dar um de presente. É também um Nokia, pretinho, pequeno, dobrável. Resultado, ele some dentro da bolsa. Quando o procuro em casa, tenho primeiro que ligar do fixo para descobrir onde ele se escondeu.
Ainda bem que o velho continua na gaveta para qualquer emergencia e ele tem uma vantagem que todos os modernos nao tem, nenhum ladrao quer levar rsrsrs

Abracos
Malu