A Voz que a Educação Financeira Precisava

Despertando a educação financeira para que você possa dormir sem se preocupar com as contas pra pagar.

menina

Educar para libertar

O Me poupe! tem orgulho de inaugurar uma nova era na luta pelo fim da desigualdade social no Brasil. É com muita honra que assumimos o papel de porta-vozes de milhões de Brasileiros mantidos à margem da sociedade e da prosperidade financeira lançando uma iniciativa pioneira no País.

O Movimento Amigos da Educação Financeira é a nossa maneira de retribuir a confiança que recebemos do público e dos órgãos oficiais responsáveis pela educação financeira no Brasil, como o Banco Central, Tesouro Nacional, ENEF, Conef, B3, entre outros.

Amigos da Educação Financeira - MPAEF
Amigos da Educação Financeira - MPAEF

O MPAEF

O MPAEF é uma iniciativa do Me Poupe!, primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil, em apoio à disseminação massificada da educação financeira do País.

Acreditamos que o fim da desigualdade social começa pela educação financeira e o acesso democrático a conteúdos simples, claros e livres do "economês".

Amigos da Educação Financeira - MPAEF

Temos a missão clara de educar para libertar.

Qual causa estamos apoiando agora?

Multiplicando Sonhos

A próxima grande causa apoiada pelo MPAEF é o Multiplicando Sonhos, projeto criado por Evandro Faliere que leva educação financeira para adolescentes de escolas públicas de São Paulo.

O projeto foi estruturado com base em pesquisa realizada com adolescentes em 12 escolas públicas de São Paulo. O estudo identificou alguns números interessantes:

mais de 60% dos alunos têm renda

mais de 70% trabalha

mais de 65% ajuda na renda familiar

50% CONSEGUE guardar dinheiro

A partir destes dados e da realidade dos alunos e encontrada nas escolas, o time do Multiplicando Sonhos criou uma metodologia com 7 aulas de Educação Financeira para serem aplicadas em sala de aula.

As 12 escolas que participaram do estudo serão as primeiras a receber esse projeto.

O que vamos fazer?

Hoje, o multiplicando sonhos precisa de recursos para:

  • Treinamento de multiplicadores
  • Treinamento dos professores
  • Desenvolvimento de material didático
  • Expansão da divulgação do projeto

Para expandir sua atuação, criamos uma vaquinha online para arrecadarmos recursos para a expansão desse projeto. O MPAEF fez a primeira doação, de R$ 10 MIL, e agora disponibiliza essa vaquinha para quem quiser ajudar a apoiar este projeto.

Você quer ser um Amigo dessa causa? Então faça a sua contribuição e compartilhe essa vaquinha com todo mundo!

Ação Inaugural

O Movimento MPAEF - Me Poupe! Amigos da Educação Financeira nasceu no dia 15 de maio de 2019, com a proposta de apoiar grandes causas em prol da Educação Financeira.

Em sua ação inaugural, o Movimento se colocou como o megafone da Semana ENEF, a semana de educação financeira - uma iniciativa da ENEF (Estratégia Nacional da Educação Financeira) para fomentar, durante uma semana, a educação financeira no País, de forma gratuita.

Apesar do esforço de muitos agentes, a Semana ENEF não conseguia o espaço que merecia. E, por isso, o MPAEF decidiu abraçar a causa, estimulando os seguidores do Me Poupe! a compartilhar a #VEMPROMPAEF nas redes sociais de instituições financeiras e empresas do setor financeiro, para que elas publicassem em suas homepages o banner com hiperlink para a programação da Semana ENEF.

E estes foram os resultados dessa semana que movimentou toda a internet!

O Movimento teve:

62

Parceiros

Entre bancos, corretoras, cooperativas de crédito, fintechs, empresas de crédito.

E impactou
+ 32 MILHÕES DE PESSOAS

À VOCÊ, que espalhou a #VEMPROMPAEF nos perfis dos grandes bancos, corretoras, influenciadores, NOSSO MUITO OBRIGADA!

Ícone Coração

Carta da CEO

POR QUE O ME POUPE! está abraçando a Semana ENEF?

O Me Poupe! é a maior plataforma de entretenimento financeiro do Brasil e tem como missão desfuder o País. Não, você não leu errado. A afirmação está no nosso estatuto e espero que esta força de expressão não te faça relutar contra o propósito maior deste convite.

Pensa comigo: existem países em dificuldades econômicas... existem países f*didos. Existem pessoas com dificuldade em chegar ao final do mês com dinheiro sobrando... e existem as pessoas que estão f*didas. São pais, mães e filhos que convivem diariamente com o medo do despejo, a culpa pelo crédito mal tomado, a frustração de não poder oferecer educação digna aos filhos, hiperendividados que não vêem (e não conhecem) saídas para o buraco no qual se meteram.

Alguns dados para amolecer seu coração:

O Brasil registrou, em abril de 2019, 60 milhões de inadimplentes em um País com 50 milhões de desbancarizados, 13 milhões de desempregados e que ocupa a 9a colocação entre os países mais desiguais do mundo. “Tá, Nath (pode me chamar assim), mas daqui a pouco tem a reforma e tudo vai começar a melhorar”.

Não se engane. A reforma da Previdência, tão necessária para equilibrarmos o caixa do Governo, se sair, vai atrair investimentos, gerar empregos, aumentar o consumo - o que pode ajudar o País voltar a crescer. Mas... se não nos mobilizarmos agora em favor da Educação, continuaremos eternos reféns dos ciclos de bonança.

Imagine um país onde todos sabem o que significa score ou sabe de cor a taxa básica de juros?

Eu sonho com isso todos os dias e é por isso que você está recebendo este convite, que também é uma convocação.

Depois de participar por três anos consecutivos como apoiadora da Semana ENEF, com iniciativas próprias e colaborando para a divulgação massiva da campanha, senti que ainda era pouco. O Me Poupe! pode contribuir mais trazendo para o palco novos protagonistas... os grandes protagonistas da educação financeira são vocês: bancos, financeiras, seguradoras, corretoras de valores, meios de pagamento , fintechs...

Todos os dias vocês têm nas mãos, nas telas e nos apps a oportunidade de conscientizar milhões de pessoas. Desafio você a fazer isso por uma semana e nada mais.

Por acreditar que um país menos desigual passa pela educação financeira, decidimos abraçar a causa da ENEF, Estratégia Nacional de Educação Financeira, iniciativa composta por Banco Central, CVM, SUSEP, PREVIC, AEF, B3, ANBIMA, SEBRAE, CNSEG e FEBRABAN, e este ano lançamos o Movimento Me Poupe!

Amigos da Educação Financeira, o MPAEF.

O objetivo do movimento é dar voz às iniciativas de educação financeira mais relevantes do Brasil.

Uma pesquisa de abril de 2019 feita entre a nossa base de seguidores revelou um dado inquietante: entre as 38 mil pessoas que responderam à pesquisa, 97% NÃO SABEM da existência de uma semana inteiramente dedicada à educação financeira, com iniciativas 100% gratuitas on-line e off-line. Uma iniciativa do Governo, feita com dinheiro público e para o público.

A missão do Me Poupe!, através do MPAEF a partir de 2019, é ser o porta-voz desta iniciativa e espalha-lá pelo Brasil para que a Semana ENEF chegue até onde precisa chegar: ao cidadão brasileiro.

O mercado financeiro brasileiro fala diariamente com cerca de 170 milhões de clientes diretos dos mais diversos níveis socioeconômicos, por meio de diversos canais, segundo dados do último Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central.

Estamos diante de uma grande oportunidade.

Nossa visão

Entre os dias 20 e 26 de maio de 2019, bancos, fintechs, corretoras, financeiras, seguradoras, meios de pagamento estarão unidos por uma causa: o fim da desigualdade econômica no Brasil.

Se todas as empresas conectadas ao mercado financeiro se engajarem nessa causa, estaremos mais perto do país desenvolvido que queremos ser.

Contamos com a sua colaboração para fazer do Brasil o país que ele tem potencial para ser.

Com esperança, Nathalia Arcuri, CEO