Planejamento financeiro para 2017!

30 de December | 2016

Com o final de ano chegando, costumamos fazer um balanço do que conseguimos no ano que passou e o que fica para o próximo. Logo, é bastante útil fazer um planejamento financeiro para que em 2017 você tenha suas finanças bem organizadas para atingir seus objetivos? Mas como fazer isso?
1
 
Como devo agir para fugir de dívidas? Confira agora algumas dicas de planejamento financeiro pessoal para você levar para 2017 bem como colocá-las em prática.
Por Organizze
Para iniciar o planejamento você deve encontrar o maior número possível de informações sobre sua vida financeira, como extratos de conta corrente, investimentos, comprovantes de compra, de renda, etc. Com isso você levanta o seu patrimônio e conhece sua real situação para fazer o melhor planejamento possível. Quando tiver dívidas analise as taxas de juros pagas para comparar as praticadas no mercado. Com essas informações talvez seja possível negociar.
 
orcamento-de-marketing
 
Por outro lado, se você tem investimentos dê uma olhada na rentabilidade dos ativos a fim de saber se o risco exposto está de acordo com o seu perfil de investidor.
 
check list
Depois da análise vem o planejamento, faça uma lista de desejos do que quer adquirir a curto e longo prazo, atribuindo valor para cada um. Estipule também um prazo de acordo com o valor do item e com suas finanças.
Dicas simples, mas que fazem a diferença.

1 – Compare preços:Recursos-Saúde

 
Não compre o primeiro que vier pela frente. Analise os preços, veja o mercado que está em promoção ou o site que tem o item mais barato. No meio digital essa comparação é ainda mais fácil. Não compre nada por impulso, pois poderá gastar mais.

2 – Compre o necessário:

CARRINHO LOTA
Ás vezes nos empolgamos com preços baixos ou não temos certeza se precisamos daquele item e acabamos comprando. É como ir ao supermercado com fome: sempre levamos itens a mais que o necessário.

3 – Use o crédito quando for vantajoso:

cartoes_milhas
Use o cartão quando realmente tiver benefícios com ele, como descontos e milhas. Por outro lado se a intenção for apenas parcelar, fique atento para não se afundar em dívidas na fatura do cartão.

4 – Viva de acordo com o seu padrão:

passo maior
Não dê o passo maior que a perna. Querer parecer o que não é com jantares que custam caro, ou carros que não pode pagar, apenas fará mal para sua saúde financeira. Por isso economize e poupe para posteriormente conseguir o bem que deseja.

5 – Acompanhe receitas e despesas:

planejamento-financeiro-familiar
Faça um acompanhamento mensal dos gastos e ganhos para saber onde o seu dinheiro de fato está indo. Assim você corta os gastos desnecessários e investe no que vale a pena.

Qual a importância do planejamento financeiro?

O planejamento faz com que você não tenha surpresas desagradáveis nas suas finanças e propicia uma agenda de quando poderá adquirir um bem de acordo com os ganhos.

Confira mais vantagens:

  • Proteção: planejar impede riscos financeiros e transtornos pela falta de dinheiro.
  • Sair do vermelho: você consegue priorizar metas e sair do endividamento.
  • Aposentadoria tranquila: trabalhando hoje para que suas finanças fiquem em dia, investimentos sejam feitos bem como contribuições, sua aposentadoria será muito mais proveitosa.

Investir é sempre a melhor forma de poupar e se organizar. O investimento precisa ser compatível com o retorno que você espera e o tempo que deseja deixar recursos aplicados. Claro que existem riscos no investimento, por isso é preciso avaliar tais itens.
riscos_2

Alguns erros comuns ao não fazer planejamento financeiro:

  • Não definir o que é necessário e o que supérfluo: o gasto por impulso faz com que o dinheiro que poderia ser investido vá para algo desnecessário. Por isso ao comprar tenha calma, e não adquira apenas achando que precisa do item.
  • Descontrole financeiro: nada de controle de cabeça. O ideal é colocar as finanças no papel e analisar as entradas e saídas todos os meses. Se o orçamento feito impor limites de gastos e despesas dificilmente você ficará em apuros.
  • Não pensar nos imprevistos: quem vive no limite orçamentário não se lembra que podem ter problemas de última hora. Nesse momento é crucial ter uma reserva para emergências para não precisar correr atrás de empréstimos e se endividar ainda mais.

Não é preciso bancar o pão-duro e economizar em tudo. Você pode gastar um pouco a mais de vez em quando, desde que não se torne rotina. Apenas repense o que realmente precisa e o que não. Será que você necessita de outro celular sendo que o seu está funcionando? O mesmo vale para o carro ou casa. Será que não é melhor esperar uma boa oportunidade para fazer essas trocas?
tio-patinhas-690f8
Você notará a diferença em pouco tempo de planejamento. O dinheiro renderá mais e você se sentirá mais tranquilo com a sua saúde financeira. Não é preciso criar uma neura em torno do dinheiro e anotar cada real gasto, mas ter uma organização bem feita para não passar por situações complicadas.

Quer melhorar a sua gestão financeira pessoal? Conheça o Organizze e veja muitas dicas no blog Finanças Pessoais.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

5 METAS PRA COLOCAR EM PRÁTICA EM 2017
TEMPO É DINHEIRO! ORGANIZE A PAPELADA E ECONOMIZE UMA GRANA

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Raphael 18 de August | 2017

Selic está compensando com a sua baixa taxa?

LENA MÁRCIA DE OLIVEIRA CAMPOS 06 de February | 2017

Boa tarde Nath, como parte dos planos para 2017 estou estudando para poder investir e ganhar mais dinheiro em 2017. Por este motivo me deparei com uma questão delicada: tenho uma previdência privada (VGBL , renda vitalícia, regime progressivo) no banco santander mas estou aprendendo que poderia estar ganhando mais dinheiro. A rentabilidade em 2016 foi de 13,45%. Ainda não consegui negociar para baixar a taxa de administração, que atualmente é de 1,5% e a taxa de carregamento de1%. Pensei em fazer portabilidade mas não sei como pesquisar onde consigo condições melhores e o que levar em consideração. Help me, please.

Renata 16 de January | 2017

Boa noite, Nathalia gostaria de saber quanto e onde investir, para daqui 10 anos eu poder me "aposentar" e receber 5 mil reais por mês...

Elisangela 14 de January | 2017

Olá Gostaria de saber o que você acha do site poupa Brasil,até agora é o investimento mais vantajoso que encontrei,além de obter um ótimo rendimento,acima da poupança e tesouro direto,também conta com o garantidor de crédito de até 250.000.00.Não achei nenhum vídeo seu falando a respeito dele.Você poderia me dar melhores informações???

Rafael 03 de January | 2017

Olá Nath, acompanho você há um tempo e comecei a investir no Tesouro SELIC. Queria saber uma coisa: Todo mês coloco uma grana no Tesouro, mas aí junta tudo e se torna um valor só. Eu consigo tirar só a parte mais antiga que eu investi? Vou pagar taxas em cima do que? Pois o que eu investi por último pode incidir IOF e taxas maiores. Obrigado

Cleiton Oliveira 03 de January | 2017

O principal foco do planejamento financeiro é a realização dos objetivos, as pessoas são movidas pelos sonhos e são eles que darão forças para enfrentar as adversidades ao longo do caminho.