O QUE FAZER COM O FGTS LIBERADO? Não saque antes de ler!

31 de January | 2017

Fico imaginando a emoção de quem vai poder botar as mãos no FGTS adormecido  agora que o Governo vai liberar o saldo das contas inativas até 2015 para saque. O que? Você não sabia que vai rolar um indulto para o FGTS? Sim! Ele vai ser solto! Conheço gente que comemorou como se tivesse ganhado na Loteria…
Mas pera lá… Será que essa é uma boa notícia mesmo?
Será que a grana do FGTS é uma salvadora da pátria?
Será que não tem pegadinha ai?Por que será que a gente sempre acha que tem uma sacanagem escondida no meio de uma boa notícia?)
Este post é justamente pra tirar essas dúvidas e te ajudar a escolher o melhor destino para essa grana. Leia com atenção e se achar que te ajudou, compartilhe com outras pessoas! Na dúvida, compartilha mesmo não gostando e faça a boa ação do dia…
 
Por Nathalia Arcuri

O QUE FAZER COM O FGTS LIBERADO?

Antes de mais nada é importante deixar BEM CLARO:
Enfurnado lá na Caixa, seu FGTS não está valendo nada.
A rentabilidade do Fundo de Garantia no ano passado (2016) ficou bem perto de 5%, ou seja, abaixo da poupança, que perdeu para a Inflação e levou uma surra do Tesouro Direto.
SAIBA MAIS SOBRE TESOURO DIRETO AQUI
Sendo assim:
• Rentabilidade do FGTS = FURADA
• RENTABILIDADE DA POUPANÇA = MICO

O QUE FAZER COM O FGTS LIBERADO? Não saque antes de ler!

Preconceito com os micos


Só pra concluir essa parte numérica:

QUEM VAI PODER SACAR O FGTS?

Todos os trabalhadores que pediram demissão até dezembro de 2015, mesmo aqueles que foram recontratados por outras empresas depois disso.
Pra saber se você tem alguma grana perdida lá no FGTS acesse o Site da Caixa AQUI.
QUANDO O DINHEIRO PODERÁ SER SACADO, Ó MUSA DAS FINANÇAS?
Com tamanha gentileza, como não responder?
O Governo ainda não bateu o martelo, mas  já deu indícios de que provavelmente a partir de março de 2017, de acordo com a data de aniversário do trabalhador.
ALGUNS BANCOS ESTÃO ANTECIPANDO A GRANA DO FGTS… VALE À PENA?
Depende. Eu esperaria até o Governo anunciar quando e como o dinheiro será liberado. Alguns bancos estão oferecendo a antecipação do saldo do FGTS mediante pagamento de juros que variam entre 3% e 5% ao mês. Vale a pena pagar juros apenas se você estiver com a corda amarrada no pescoço e cheia (ou cheio) de dívidas caras, como a do rotativo do cartão de crédito que cobra algo próximo de 15% ao mês.
Agora sim, vamos à pergunta fatídica do título deste post:
AFINAL O QUE FAZER COM O FGTS LIBERADO?
Pra ficar mais fácil vou separar aqui os três principais perfis de “sacadores” do FGTS. É provável que você se enquadre em um deles!

PERFIL 1 – INADIMPLENTE

Deve, não nega. Só não sabe quando e como pagar.
Se você faz parte deste time, o FGTS pode cair como uma luva pra renegociar a dívida e pagá-la a vista economizando muito dinheiro com o pagamento de juros. Com dinheiro na mão as empresas se empolgam muito mais em fazer acordos vantajosos pra quem paga e pra quem recebe.
PERFIL 2 – SEM RESERVA
Não, não é da reserva no restaurante que eu estou falando! É da reserva de emergência!
Se você não está inadimplente mas não tem uma reservinha pra uma emergência (como um carro batido, a perda do emprego, uma emergência médica que exige muitos remédios), as suas chances de se endividar são altas. A grana do Fundo de Garantia pode ser o ponta pé inicial que faltava pra você começar essa reserva.
Onde deixar o dinheiro da reserva de emergência pra que ele renda mais: qualquer investimento que te possibilite tirar o dinheiro rapidamente, como Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária (que permitem resgate a qualquer momento).
VEJA ESTE POST E SAIBA TUDO SOBRE RESERVA DE EMERGÊNCIA.
PERFIL 3 – COM RESERVA, PAGANDO FINANCIAMENTO.
Você provavelmente está com uma dúvida terrível:
“invisto o dinheiro ou amortizo os juros antecipando parcelas? OH MEU DEUS?”
Calma, não precisa de desesperar.
A resposta é…
DEPENDE.
“sério? A mina faz o blog de finanças e me responde depende?”
SIM.
Depende.

depende

Representação ideal da minha cara de “depende”.


Depende de dois fatores principais:
1 – A TAXA DE JUROS + TAXAS EXTRAS que você paga no seu financiamento ano a ano
2 – A RENTABILIDADE QUE VOCÊ CONSEGUIRIA INVESTINDO ESSE DINHEIRO NUMA TACADA SÓ.
Exemplo:
Josefina paga juros e taxas no financiamento que somados chegam a 11% ao ano.
Ela pesquisou e viu que graças ao montante elevado que possui no FGTS terá acesso a um investimento que lhe dará um retorno aproximado de 12,5 ao ano. Logo, se Josefina investir o dinheiro vai ter um ganho de 1,5 em relação à amortização da dívida.
Se você está em outro momento de vida, já tem casa própria, reserva de emergência e só quer realizar mais sonhos, esse dinheiro vai acelerar seus objetivos.
Seja lá qual for o seu momento de vida, uma coisa é certa:
Faça o FGTS trabalhar por você!
Você já trabalhou muito pra que ele fique lá preso por mais tempo sem fazer nada.
Aproveite seu FGTS e seja feliz.
 
Nathalia Arcuri – Me Poupe
photo-nathalia
Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.
 
 
 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Jadi 01 de August | 2017

Olá, Nathalia! Estou revirando seu site tentando aprender mais sobre como investir meu dinheiro, mas tudo ainda me parece muito complicado. A princípio resolvi investir no Tesouro Selic, para poder tirar o dinheiro a qualquer momento (é possível que eu precise dentro de poucos meses), mas vi que a taxa selic teve grande queda e a tendência é cair ainda mais. Continua valendo a pena investir no tesouro selic para a reserva de emergência? Obrigada!

Vilcimar 30 de April | 2017

Nath, boa noite! Por um acaso encontrei um vídeo seu. Á mais de um ano tenho procurado conhecimento sobre investimentos em titulos público, mas tudo que encontrei era muito complicado para uma pessoa leiga como eu entender. Adorei suas explicações! Muito obrigado!

Airon Wisniewski 14 de March | 2017

Recebi um montante bacana no saque do FGTS e estou muito inclinado a investir em LCI. Já tenho uma pequena reserva e pra mim está funcionando bem (preciso achar um Tesouro SELIC que valha a pena). To um pouco apreensivo por questão de entrar com 10k em um único titulo. Será que vale? (periodo 750 dias).

André 14 de March | 2017

Nath, blz?? Saquei a bufunfa e to na duvida do que fazer... tenho fundo de reserva e nao tenho financiamentos (moro de aluguel mas isso é uma outra historia...) Vejo que vc fala varias vezes do tesouro IPCA 2035 porem andei consultando (na easynvest!!) e o titulo tá com rentabilidade de IPCA + 5,12%, porém achei um CDB do Banco BMG com vencimento em 2022 por IPCA + 7,3%. Na minha logica parece que faz mais sentido o CDB, faz sentido isso ou to todo errado? Além disso, fico cabreiro com o tesouro por deixar o dinheiro preso tanto tempo e correr o risco de perder oportunidades como CDB pré de 20% a/a... Alem disso, vale mais apenas investimentos indexados pelo IPCA ou CDI? não faço ideia de qual tem a melhor projeção...

Alberth 07 de March | 2017

O IPCA 2035 só serve para um investimento todo de uma vez ou pode ser depositado um valor X todos os meses?

samuel 02 de March | 2017

oi nath, estou querendo investir a algum tempo, mas so agora vou ter oportunidade gracas ao fgts e voce, ó diva das financas ;) vou ter 2.000,00 livre do fgts, mas tenho uma duvida: estou pagando o financiamento do meu carro, em julho (qdo vou poder sacar o fgts), vou ter 16 parcelas de 484,85 restando para pagar, ja entrei em contato com o banco e pelo que me informaram, vou conseguir pagar no maximo umas 5 parcelas. vale a pena fazer isso ou é melhor investir mesmo? nao tenho fundo de emergencia, nunca investi em nada e minha poupanca ta mais lisa que a careca do seu filho Juros Compostos

Jarrier 24 de February | 2017

Nath, Será que dá para transferir o FGTS diretamente para uma conta da corretora ao invés de transferir pra outro banco? O CPF seria o mesmo, certo? Isso pouparia tempo e isentaria de tarifa. Obrigado e parabéns pelos vídeos!!!!

Cleiton Oliveira 22 de February | 2017

Certíssimo, primeiro eliminar as dívidas e depois criar uma reserva de emergência para não ficar mais endividado.

Fernanda R. 21 de February | 2017

Nath, tudo bem? Eu vou ter um bom dinheiro de FGTS inativo (13 mil! uhul!) para sacar a partir de 10/03. Mas eu tenho uma dívida que deverá ser paga em junho (e não há possibilidade de pagar antes disso). Então, eu tinha pensado em deixar esse dinheiro em Tesouro Selic, de março até junho. Mas não sei se vale a pena, pois vai ter um desconto alto de IR, certo? Você acha que tem algum outro investimento melhor que o Tesouro Selic, nesse caso? Tipo um CDB de liquidez diária, não sei... Ou é melhor deixar na poupança mesmo, já que seria por pouco tempo? Muito obrigada! Adoro você!

samuel 21 de February | 2017

tenho uma grana p/ receber do fgts, minha duvida é: investir no tesouro direto ou adiantar as parcelas do meu carro? vou ter 2.000,00 livre e tenho 2 anos para pagar parcelas de R$485,00. o que e mais vantajoso?

Senilton Sales 15 de February | 2017

Tenho R$5.000,00 preso no FGTS e que vou poder sacar, gostaria de saber se vale a pena eu investir no tesouro direto SELIC? No momento eu não estou trabalhando e ainda estou cursando a faculdade, o que devo fazer com esse dinheiro?

marcia 08 de February | 2017

Adorei a reportagem mas confesso que ainda estou meio perdida e gostaria de saber como é que faço para começar a investir de fato?

tatiane ferreira 02 de February | 2017

nath voce e demais uma inspiraçao