Investir na bolsa: calcule o risco, supere o medo e ganhe dinheiro!

25 de August | 2020

Com a queda da Taxa Selic, muita gente tá olhando pra uma área que, normalmente, é vista com desconfiança e medo: a renda variável! Afinal, com as taxas de juros mais baixas na renda fixa, essa é a melhor alternativa pra fazer seu dinheiro suar trabalhando pra você. Se você também quer entrar pra renda variável, comprar ações, investir na bolsa e multiplicar seus dinheiros, mas o medo te paralisa, continue lendo! Até o fim desse post, eu vou te ensinar algumas táticas pra lidar com isso.

Por Me Poupe!

Se você tá chegando agora no mundo da renda variável, é importante esclarecer o que é renda variável… E o que não é!

Renda variável é o tipo de investimento que não tem como você saber exatamente o quanto vai resgatar na hora que faz a aplicação. Isso porque, como o próprio nome diz, a rentabilidade varia. Investir na bolsa é, provavelmente, o jeito mais conhecido de fazer isso, mas não é o único. Você pode investir em fundos imobiliários, fundos de investimentos, criptomoedas, ETFs… Todos esses também são investimentos em renda variável!

Renda variável NÃO é uma forma de ganhar dinheiro rápido ou fácil, nem algo que deve ser feito sem bastante conhecimento. E, no caso, é conhecimento não só sobre os tipos de renda variável em si, mas até autoconhecimento! Sim, é preciso que você saiba muito bem qual é o seu perfil de investidor, o quanto aceitaria perder de dinheiro para arriscar uma rentabilidade alta e até como lida com frustrações, caso realmente perca dinheiro.

“Caramba, Me Poupe!, mas cê tá me falando de um negócio que vai me fazer PERDER dinheiro?!”

Nathalia Arcuri dizendo "claro que não!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “claro que não!”

PELO CONTRÁRIO, Me Poupeira e Me Poupeiro! Eu quero que você enriqueça licitamente nesta encarnação! E é por isso que eu preciso te mostrar TODAS as opções pra que isso aconteça. Mas também preciso que você saiba quem, assim como com grandes poderes vêm grandes responsabilidades… Grandes riscos vêm com grandes rentabilidades.

Tive que mudar a ordem pra rimar, mas você pegou a ideia, né?

O risco sempre estará presente num investimento em renda variável. Às vezes maior e às vezes menos, mas estará lá. Então, a primeira coisa que você precisa é saber se investir na bolsa ou em fundos é pra você! E, se não for, não tem problema também! Tem gente que simplesmente tem um perfil mais conservador, e tudo bem.

Se você ainda não sabe qual é seu perfil, é porque provavelmente ainda nem abriu uma conta numa corretora de valores. Então, pode ler esse texto aqui pra saber o passo a passo pra abrir sua conta ainda hoje!

Mas, se você já sabe que tem um perfil moderado ou arrojado, então já deve ter um olho na renda variável. E, então você sabe que o investimento vai exigir um pouco de coragem. Afinal, a empresa que tá bem hoje pode não estar tão bem daqui a um mês. E, se a ação despencar, f*deu!

Nathalia Arcuri com cara de brava, mordendo o cabo da sua colher de pau, enquanto a câmera treme com reflexos vermelhos pra dar a impressão de raiva

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com cara de brava, mordendo o cabo da sua colher de pau, enquanto a câmera treme com reflexos vermelhos pra dar a impressão de raiva

Conhecimento é tudo!

É por isso que eu falei que você precisa de conhecimento. Pra investir em ações, por exemplo, você precisa conhecer a empresa e o mercado onde ela está, pra conseguir prever se vale a pena colocar seus dinheiros ali. E, ao contrário do que diriam Chitãozinho e Xororó, não dá pra ir negando as aparências ou disfarçando as evidências. Afinal, você não pode enganar o seu bolso.

Nossa, essa referência merecia até um print no Instagram…

Mas vamos ter foco! Mesmo com tudo estudado e planejado, pode ser que dê um grande ruim. Afinal, renda variável é um negócio arriscado. Mas isso não quer dizer que você precisa deixar esse assunto de lado, e, sim, que precisa gerenciar riscos!

Investir na bolsa: gerenciando riscos

De modo geral, quando você faz investimentos, tem três tipos de riscos pra lidar: o risco de liquidez, que é você não conseguir vender algo que comprou; o de mercado, que é a volatilidade dos preços, que podem aumentar ou diminuir; e o de crédito, que é de você não receber de volta o que investiu, ou seja, tomar um calote.

E como lidar com eles? Com uma estratégia!

Por exemplo: se você quer investir na bolsa, não dá pra colocar todo o seu dinheiro ali. Afinal, o risco de mercado é muito alto. Isto é, você realmente pode perder dinheiro ali e não recuperar mais! Mas também pode comprar uma ação muito boa e ver seus dinheiros se multiplicarem muito mais rápido do que você imaginava. Portanto, uma forma de diminuir o risco de mercado pode ser investir menos dinheiro, ou então investir em ações que sejam consideradas seguras.

“Me Poupe!, e como eu vou saber que ação é segura?”

Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

Já falei de conhecimento, né? Tem que ir atrás, Me Poupeira e Me Poupeiro! Portanto, acompanhe as notícias, especialmente as de economia e de negócios. Também é uma boa ver o que analistas CNPI certificados dizem. Pra ver os analistas, ou saber se quem tá te recomendando ações pode fazer isso, confira o site da APIMEC. Busque conhecimento e informações confiáveis sobre o assunto (aliás, ouvi falar que quem clicar nesse link vai receber informações MUITO confiáveis…) 

Além disso, se você tá começando agora no mundo da renda variável, vá com calma. Não se afobe pra investir na bolsa ao ver que todo mundo tá investindo em tal empresa, ou porque seu cunhado disse que tá ganhando muito com fundos imobiliários… Respeite seu tempo, sua curva de aprendizado e até sua saúde mental. Afinal, não é só day trader que precisa que ter nervos de aço; renda variável pode, sim, te fazer arrancar os cabelos de nervoso se você não souber o que está fazendo e, principalmente, se não estiver preparada e preparado pros piores cenários.

Não deixe o medo vencer!

Agora, tem uma coisa que eu vou repetir, porque eu sei como seu cérebro funciona e sei que ele já tá querendo fugir do obstáculo que é aprender sobre renda variável só pelo medo de perder. Isso mesmo: nossa cabeça tem tanto medo de perder que já trava aí!

Pra te ajudar a entender de onde vem esse pavor todo e enfrentá-lo de frente, a psicóloga Leila Sleiman já escreveu um texto aqui pro blog dando algumas dicas pra superar o medo que te impede de investir. Vale muito a pena ler com atenção e refletir sobre como esse medo que congela está travando sua vida financeira!

Agora, eu quero saber: qual o seu maior medo quando pensa em investir em renda variável, e o que você está fazendo pra superá-lo?

Até a próxima, e lembre-se: vai! E, se der medo, vai com medo mesmo! (mas se prepara pros riscos antes, por favor, hein?)

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

José Wilson 10 de September | 2020

Eu saí de uma situação de super endividado para endividado e depois para equilibrado financeiramente. Com esta pandemia, no mês de março comecei a ler o livro Me Poupe, por indicação da minha filha. Desde o ano de 2015 eu assisto videos no youtube sobre educação financeira e aproveitei a pandemia para ler Pai Rico e Pai Pobre e Do mil ao milhão. Depois de ler o seu livro passei a fazer um exercício financeiro de investir $500,00 todo mês. O primeiro boleto que eu pago é para mim. Neste 6 meses investi todo o dineiro na bolsa de valores. Mas ainda estou inseguro quanto ao valor mensal, se ele pode ser aumentado ou não na renda variável. Por isso gostaria de aprender sobre escolher ações e FII e quais outros tipos de investimentos possíveis.

Guilherme Santos 09 de September | 2020

Minha maior dúvida antes de investir em ações é como fazer a parte legal. Como declara os rendimentos, calcula e paga o imposto. Não tenho medo de investir, mas quero investir da forma correta.

Ricardo Ogando 04 de September | 2020

Nath sou seu fã e gostaria de te perguntar se você ainda faz investimentos no Modalmais? Um abraço!

André 02 de September | 2020

Meu maior medo é tirar algo dá teoria e colocar em prática?

Karen Cristina D Alkmin 01 de September | 2020

Adorei esse conteúdo sobre renda variável! Vou clicar em todos os links para obter o máximo de informação possível, pois investir em ações é meu próximo passo! Obrigada, Me Poupe!

Andiara 31 de August | 2020

Nath,sou sua fã,mas qto mais leio sobre investimento menos sei. Minha maior dúvida é tenho que saber sobre investimento antes de investir ou posso contratar uma investidora e aprendendo depois. Pelo visto vou demorar muito pra aprender . Sucesso!!