Por Nathalia Arcuri
O nome é ótimo:
Efeito Batom.
Eu, que sou apaixonada por chocolate, logo me vejo obesa, reflexo do “Efeito Baton”, provocado pelo excesso de bastões de chocolate.
Tipo isso:
Ok, agora que a viagem acabou, dá pra voltar ao assunto:
O EFEITO BATOM!
O que é?
Em momentos de crise, enquanto outros setores da economia desaceleram e sofrem com a queda no consumo, o setor de beleza, cosméticos, etc costuma crescer ainda mais.
Por que?

Simples: Diante do fantasma do desemprego, inflação e medo generalizado, as mulheres se seguram e gastam menos com os “pequenos mimos” como bolsas, acessórios, roupas e artigos de luxo. E pra onde vai o dinheiro economizado? Para a maquiagem, salão de beleza, depilação, mechas californianas, ombré hair, drenagem linfática… A lista é infinita, você sabe.
O lado bom do Efeito Batom:
Ao concentrar nosso dinheiro em prazeres que elevam a auto-estima, estamos fugindo do outro efeito que pode vir de carona com a crise: O desânimo perante a vida. A mulher que se sente bonita, desejada, sexy e de bem consigo mesma produz mais neurotransmissores do bem estar, como a dopamina e, consequentemente se sente mais segura. O que acontece com uma mulher bonita,motivada e segura? Domina o mundo, claro!
O lado perigoso do Efeito Batom:
A belezura da pessoa pensa: “Já que eu não comprei aquele sapato, vou me acabar nesses creminhos da Kératase”. Me poupe, né? A idéia de crescer na crise é justamente aprender com ela e perceber que dá pra poupar reduzindo os excessos e investir mais em momentos e objetos que agregam mais valor à vida.
Aproveite a inspiração pra arrasar no boca louca! E seja feliz!
Gostei do tema. Me identifiquei com a criança... rsrsrs. Beijos