Gostar de dinheiro é fácil – quando se tem! Mas como está a relação com o seu bolso? Já parou pra pensar que o fato de não dar a atenção devida e ter o cuidado necessário com ele pode ser o que te deixa preocupado e, pior, perdendo tempo e oportunidades? O resultado disso é um só: o seu bolso cada dia mais furado. No post de hoje, a Nath Arcuri vai falar sobre o impacto que o bom gerenciamento do dinheiro pode causar na sua vida.
ACORDA PRA VIDA!
Por Nathalia Arcuri
O-LÁ, meninas e meninos!
Já parou pra pensar que enquanto uns questionam se fulano é rico ou se ciclano tem dinheiro, outros estão enriquecendo? Pois é, e sabe por quê? Porque ao invés de gastar o tempo (e a energia) com isso, eles estão olhando pra si, se preocupando em ganhar mais conhecimento e, assim, aprendendo a tomar conta do seu próprio dinheiro. Afinal, não é ele que tem que tomar conta de você!
Se você se identificar, um pouco que seja, com isso – eu sei que sim! –, senta aqui, que eu quero te ajudar a fazer de vez as pazes com o seu bolso e transformar sua vida (e não tô falando só da financeira, hein?!).
Você gosta de dinheiro?
Vamos lá, vou começar com uma perguntinha: você gosta de dinheiro? Pensa, pode pensar antes de responder, eu espero.
“Sim, Nath, mas é tão difícil conseguir dinheiro, né? Com meu salário baixo e com tantas contas, não sobra nada”.
“Gosto mais que brigadeiro! Mas não consigo juntar, pois tenho um financiamento e todo dia o supermercado aumenta”.
“Eu me esforço pra ter o suficiente pra pagar o básico. Não preciso de mais”.
“Não vivo sem, porém preciso trabalhar muito pra conseguir ter algum e quitar os boletos.”
É, gostar de dinheiro parece ser fácil, mas não é todo mundo que consegue estar em paz com ele! “Mas, Nath, o que eu posso fazer? A culpa não é minha se meu salário não sobe e os preços só crescem” ERRADO! É aí que você se engana: culpar os outros pelos seus próprios erros é o primeiro erro que você está cometendo e tem que resolver AGORA.
Se tem alguém que pode te ajudar a acabar de vez com esse problema, esse alguém não sou eu: é você! Eu tô aqui só pra te mostrar o caminho, que é o do conhecimento.
Método Original N.A
Eu criei um método (MÉTODO ORIGINAL N.A), com base em mais de 20 anos de estudos sobre planejamento financeiro, psicologia econômica e neurociência, para que as pessoas (como você) pudessem alcançar suas metas mais selvagens, com um passo a passo estratégico, que passa por consumir com inteligência, renegociar dívidas, ganhar mais, ter uma reserva de emergência, colocar o dinheiro pra trabalhar pra você e nunca parar de evoluir.
E se eu já testei e comprovei com os meus mais de 36 mil alunos das últimas SEIS EDIÇÕES da JORNADA DA DESFUDÊNCIA, você também vai conseguir!
Ah, que Festa, da paz com o seu dinheiro!
Separei algumas super dicas que podem deixar as suas ideias mais inspiradoras e você mais motivada e motivado, além de refrescar a memória de quem já começou e quer melhorar ainda mais a relação com o dinheiro.
1º PASSO – Organizar as finanças
Antes de tudo, é preciso fazer uma faxina financeira, ou seja, limpar todos os lixos do seu extrato, e uma selfie financeira, que nada mais é do que detalhar tudo o que você ganha e seu custo de vida. Como? Identificando os custos fixos (contas como aluguel, parcelas de financiamento, pacote de internet, celular ou assinaturas de streaming) e os custos flexíveis (gás, luz, água, supermercado, gasolina etc.).
2º PASSO – Listar as metas
Agora que você já sabe quanto entra e quanto sai, tá na hora de você se desafiar: listar suas metas. Eu quero que você pegue um caderninho e liste seus sonhos, até os mais selvagens, aqueles que você adoraria conquistar mas nem sabe por onde começar! Mas se você não sabe muito bem o que quer, tudo bem, eu te desafio a começar com um exercício simples: escreva uma meta para daqui a 1 mês, pra daqui a 6 meses, pra daqui a 1 ano… Acredite na Nath: sem meta, não tem investimento!
3º PASSO – Acreditar nos juros compostos
Antes de começar a falar sobre como investir a partir de 1 real, eu quero apresentar pra você o ELEMENTO MÁGICO dos investimentos: OS JUROS COMPOSTOS! No mundo dos investimentos é esse ingrediente que faz tudo crescer! Mas, já adianto: pra funcionar direitinho ele precisa de dois outros ingredientes aliados: tempo e disciplina. É por isso que aqui eu quero convidar você a COMEÇAR com 1 real, e NUNCA MAIS parar. Esse 1 real vai te ajudar a pensar a longo prazo e a sentir a magia dos Juros Compostos na pele – e na conta bancária!
4º PASSO – Comece a partir de UM REAL
Como assim UM REAL???? Isso mesmo! Hoje em dia, nos bancos digitais, você consegue investir a partir de um real! Mas a ideia é que você invista cada vez mais, tá?! Bancos digitais são instituições financeiras que oferecem a maioria dos seus serviços de forma online. Ou seja, não existe agência na rua, sabe? Na maioria deles, só de você deixar o dinheiro na conta, ele já começa a render. “E o que eles ganham com isso, Nath???” Você! Como eles não têm gastos com agências físicas, eles podem investir melhor em maneiras de te cativar pro lado digital da força.
E se você tá se perguntando se é seguro eu te respondo que… SIM! Desde que a instituição seja regulamentada pelo Banco Central. Então, agarra essa boa dica que é abrir já, uma conta num banco digital (que é grátis!) e ir acumulando dinheiro lá até você ter o mínimo para fazer investimentos maiores. Aqui tem mais sobre os bancos digitais, tá?
Se o que tiver aqui não for o suficiente, faz um Nathflix, no canal da Me Poupe!, no Youtube, que lá tem alguns vídeos (vários, né?) que podem ajudar a traçar o seu próprio planejamento e tirá-lo do papel OU melhor (SEGURA ESSA DICA) essa semana tá rolando a Imersão Visionária, uma experiência de 4 dias pra jogar luz sobre as oportunidades do futuro e te ensinar a INVESTIR como gente grande! Hoje, às 20h, vou estar ao vivo pra terceira aula, e na segunda (12/7), vai rolar a última. Então, corre, se você ainda não assistiu as duas primeiras aulas, elas estão disponíveis, mas ficarão somente até este domingo, às 23h59.
Minha querida eu quero muito aprender investir mais até agora não sei pô onde começa