Você já se perguntou que legado quer deixar pro mundo?

18 de January | 2023

Se você está lendo esse texto, provavelmente é alguém com metas definidas  para seu sucesso. Mas você já parou para pensar em como todos os seus planos contribuem para o mundo a sua volta? 

Por Hellen Kato!

À medida que você cresce pessoalmente, aumenta também a sua capacidade de transformar o mundo ao seu redor. Essa transformação é um legado, ou seja, é a sua contribuição no mundo. 

Uma das minhas músicas favoritas tem também uma das frases que mais gosto: “quem divide o que tem é quem vive pra sempre”. E tenho certeza que ela fala sobre o impacto que eu quero deixar no mundo. 

O tema do Fórum Econômico Mundial de 2023, “Cooperação em um mundo fragmentado”, oferece uma ocasião para refletir sobre o que estamos fazendo uns aos outros e ao nosso planeta. 

Inclusive, se você quer conferir a cobertura completa do evento e ainda ganhar materiais exclusivos pra impulsionar sua jornada, é só clicar aqui!

Você já se perguntou que legado quer deixar pro mundo?

Como as minhas metas impactam o mundo

Senta aqui e vamos conversar! Quero deixar algumas perguntas para abrir essa reflexão:

1. Em sua vida ideal, que tipo de contribuição você faria para o mundo? 

2. Qual parte da sua vida tem tanta paixão envolvida que você realmente gostaria de realizar grandes coisas? 

3. Você sente que suas ações impactam o espaço em que você vive?

Essas perguntas podem te ajudar a não olhar apenas para a realização pessoal, mas em como você deseja se colocar no mundo!


Não estou sugerindo que você abandone seus objetivos pessoais e viva como um peregrino benevolente (a menos que queira). Em vez disso, alinhe as próprias metas pessoais ao impacto que você deseja causar. 

Quando você pensa em seus objetivos pessoais alinhados ao seu propósito maior e valores, tudo será mais significativo porque seus planos estarão a serviço de sua visão de mundo.

E não é a Hellen que está inventando isso! 

Vários estudos há tempos [1, 2] defendem que um dos principais ingredientes para aumentar a chance de sucesso em nossas metas é o alinhamento com nossos valores pessoais centrais ou interesses em desenvolvimento. 

Ou seja, se vemos significado, potencialmente colocamos um esforço maior para alcançar esses objetivos.

Vou fazer aqui um esboço bem simples para entender as razões e motivações que sustentam a seleção de metas. A auto concordância refere-se ao grau em que um objetivo está alinhado com os interesses, motivações e valores intrínsecos de um indivíduo.

Motivação ExternaMotivação internalizadaMotivação adotadaMotivação Intrínseca (de dentro)
Baixo empenhoAlto empenho
——————————————————————->
Motivação vinda de fatores externos ao eu: recompensa, aprovação de outras pessoas

“Quero alcançar isso para receber algo ou por que outra pessoa valoriza”.
Motivação vinda do controle: evitar sanções externas (punição, multas) ou internas (ansiedade, culpa)
“Quero alcançar algo porque sinto culpa se não fizer”.
Motivação vinda de  valores que podem ter se originado de outras pessoas, mas que você concorda, o endossa e o valoriza pessoalmente.
“Quero alcançar isso porque me parece realmente bom”.
Motivação vinda dos seus valores pessoais. É o que você deseja alcançar mais que tudo.
“Quero alcançar por que eu amo”.

Com tanta incerteza no mundo, estabelecer metas é mais crucial do que nunca. Todos sabemos que enfrentamos grandes desafios hoje: pobreza, fome, desigualdade e mudanças climáticas são apenas alguns. 

E como reverter cenários ou atingir objetivos? A partir de metas!

As metas mundiais também te impactam

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são justamente as metas acordadas por líderes de 193 países para construir um mundo mais verde, mais justo e melhor até 2030. 

Esses objetivos trazem um contrato social compartilhado entre os líderes mundiais e as pessoas, além de convidar qualquer cidadão a contribuir com ações que cooperem para tais objetivos. 

Então, que tal conhecê-los e se inspirar? Eles podem ser um bom ponto de partida para olhar para suas metas pessoais e vê-las como parte do seu legado. 

Já dizia a nossa CEO da Me Poupe!, Nathalia Arcuri: “ideias incríveis podem ser revolucionárias, mas só se colocarmos em ação”

Com essa inspiração toda, vou deixar aqui quatro atitudes para alinhar seus sonhos selvagens e metas ambiciosas com ações que podem fazer toda diferença no mundo.

1. Crie valor econômico com sustentabilidade

Pense em sua meta de crescimento profissional ou na sua empresa. Como você cria valor para clientes e potenciais clientes. Seu produto ou serviço causa ou pode causar impacto na sociedade? E o resíduo ou lixo que você gera? Há algum material com menor impacto no ambiente que você possa adotar?

2. Faça do seu entorno um lugar melhor

Quem tem a meta da casa própria levanta a mão! o/” Hoje a tecnologia é ferramenta para trazer sustentabilidade, reduzir o consumo de recursos e com certeza podem estar no planejamento da sua meta. 

Mas, você já pensou como o lugar onde você mora  ou vai morar pode se transformar com pequenas mudanças de hábito? Que tal tornar uma meta a separação do seu lixo? Economizar água e energia? Reduzir o desperdício de alimentos? Seu bolso, mas principalmente o planeta, agradecem.

3. Seja uma boa “vizinhança”

Qual seu impacto social? Como você enfrenta desigualdades que acontecem ao seu redor no seu cotidiano? Identifique organizações sem fins lucrativos locais ou causas que você acredita e engaje. Crie metas que descrevam como você deseja apoiar essas causas e o impacto que espera causar. 

Não deixe de olhar também para as pequenas atitudes que podem fazer diferença. Sabe aquela piadinha diminuindo uma raça, gênero ou característica? Sim, o mundo agradece se você começar a se posicionar quando algo que não é aceitável acontecer à sua volta. 

4. Ajude a resolver alguns dos desafios do mundo

Muitas das organizações sem fins lucrativos e causas locais que você escolher apoiar estarão lutando para resolver alguns dos maiores desafios do mundo. Mas e você? No seu cotidiano, nas suas atitudes e ao batalhar por suas metas, como você pode ajudar a resolvê-los? 

Voluntariado, filantropia, maior tolerância, novas atitudes e mesmo conscientizar seus círculos sobre os desafios do mundo são o bater de asa de uma borboleta que pode virar um furacão de mudança e solução dos grandes desafios do mundo.

Ninguém nos obriga a criar uma visão para um amanhã melhor. Decidir iniciar uma mudança positiva é uma escolha . A decisão de impactar positivamente este mundo de uma forma maior do que você é uma escolha. É a sua visão. É a sua escolha. Inspire-se e seja inspiração.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário