Você sabe o que é peer-to-peer lending?

10 de May | 2022

A expressão “Peer to peer lending” ou apenas “P2P” é uma modalidade de investimento relativamente recente no Brasil, que conecta empresas ou pessoas físicas que estejam precisando de empréstimo a pessoas que podem investir.

Do inglês, “Peer-to-peer” significa “de par a par” e a proposta é justamente facilitar o acesso a crédito para empresas e pessoas, diminuindo as intermediações.

E como é que funciona na prática?

Os investimentos em P2P acontecem através de plataformas ou fintechs, nas quais as empresas ou pessoas físicas anunciam os seus projetos e o quanto elas precisam captar. Com isso, os interessados no projeto podem investir através de cotas até que o valor total seja captado.

Por ter essa estrutura enxuta e que não depende dos tradicionais bancões, uma empresa ou pessoa que pega um empréstimo através do P2P consegue esse financiamento a juros bem mais baixos. Na outra ponta, o investidor também consegue rendimentos bem mais altos que em outras modalidades – podendo chegar a mais de 500% do CDI.

No entanto, é preciso deixar claro que o peer-to-peer tem também riscos mais altos e não é indicado para o investidor iniciante. 

“Eita, mas por que?”

Bom, a possibilidade da pessoa ou empresa na outra ponta não pagar o empréstimo existe, sem contar que não há respaldos como do Fundo Garantidor de Crédito, por exemplo.

Como forma de evitar esse tipo de situação, as plataformas de P2P fazem o seu próprio rating (avaliação da empresa) e fornecem uma série de dados aos interessados! A checagem das referências de empresas nas redes, o Score de boas pagadoras no Serasa e as avaliações de clientes em sites parceiros são algumas das estratégias de mitigação desses “riscos”.

Então, para quem é o P2P?

O peer-to-peer lending é uma modalidade que faz mais sentido para aquele investidor ou investidora que já entende bem o seu perfil, que aceita correr riscos para conseguir melhores rentabilidades e que já tem uma carteira mais estruturada, com reserva de emergência montada e investimentos em modalidades mais conservadoras acontecendo.

Enfim, essa pode ser uma ótima alternativa de diversificação de carteira e que pode gerar ótimos lucros, basta fazer essa auto análise e entender se é pra você!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário