Tem oportunidades na renda variável, você vai ficar de fora?

20 de June | 2022

As oportunidades de investimento em renda variável acontecem o tempo todo, independente de qual seja a taxa Selic. Entretanto, neste momento de Selic em alta, muita gente fica em dúvida se o melhor é investir em renda variável ou renda fixa. Vamos falar um pouquinho mais sobre isso?

Por Professor Mira

Em cenários de alta de juros, é comum que surjam muitas dúvidas sobre quais os melhores investimentos para o período. Renda fixa ou renda variável? Estabilidade e segurança ou volatilidade e rendimentos maiores?

Essas dúvidas surgem porque os títulos em renda fixa acabam se tornando muito atraentes, já que têm o seu rendimento aumentado com a SELIC e inflação rompendo o teto. Além disso, a bolsa em queda, faz com que muita gente sinta receio de perder dinheiro e, com isso, fique de fora das excelentes chances de adquirir ações baratas que irão se valorizar no longo prazo.

Com isso, o que eu quero dizer a você que está começando agora no mundo dos investimentos é que renda variável e renda fixa não são excludentes e, portanto, você não precisa escolher entre uma ou outra.

O ideal é ter uma carteira com renda variável e renda fixa, ambas em proporções adequadas a cada um dos seus objetivos financeiros. Aliás, anota aí e cola na porta da geladeira para não esquecer nunca mais: a diversificação é sua melhor amiga”.
 

O dinheiro da sua reserva de emergência e aquele que você já sabe que irá utilizar no curto e médio prazo, por exemplo, devem ficar na renda fixa, onde você tem a certeza da rentabilidade ao final do período. Contudo, é importante você ter claro que, no longo prazo, a renda variável é a melhor opção para ganhar mais dinheiro.

Esse primeiro racional é básico para você começar a investir mas, se você está se perguntando como fazer boas escolhas, a única alternativa é dedicar um tempinho para estudar sobre o tema.

Não é necessário tornar-se um especialista, porém, entender alguns conceitos do mercado financeiro pode fazer com que você multiplique seu patrimônio investindo com segurança na renda variável.

Selic em alta, bolsa em baixa. Onde estão as oportunidades? 

Com a Selic em alta, a bolsa de valores se torna um celeiro de oportunidades, pois empresas lucrativas, com fundamentos sólidos e pagadoras de dividendos estão com preços das ações abaixo do que realmente valem. 

Este é o momento perfeito para comprar ações gastando menos! Assim, você se torna sócio de grandes empresas e pode ganhar dinheiro tanto com os dividendos, quanto com a valorização das ações no longo prazo. 

Mas, afinal, que ativos de renda variável levam vantagem com a Selic em alta? 

Você que acompanha a Me Poupe!, já está cansada ou cansado de saber que a Selic é a taxa básica de juros que influencia toda a economia do país. A taxa de juros mais alta, torna os empréstimos mais caros. E quem empresta dinheiro no mercado? Os bancos!

Então, pensa comigo: se o banco vai emprestar dinheiro a taxas de juros maiores, isso significa maiores lucros. Se uma empresa vai lucrar mais, é claro que vai ter muito mais gente querendo ser sócia dessa empresa e participar da distribuição desses lucros, certo?

Aí, vale a lei da oferta e procura: se há mais gente querendo comprar ações de um banco, essas ações ficam mais caras e quem já tinha comprado o papel antes, vai ganhar com a valorização dessas ações. 

Além disso, maiores lucros podem significar também, maiores dividendos pagos aos acionistas. Então, é possível ganhar nas duas pontas: na valorização do patrimônio e na distribuição de dividendos. 

Outro segmento que se beneficia com a Selic alta são as seguradoras. Isso acontece porque elas precisam ter o dinheiro sempre disponível para indenizar seus segurados, então, investem em renda fixa com liquidez. 

Como atualmente a renda fixa está pagando juros mais altos, a lucratividade das seguradoras aumenta e, consequentemente, suas ações também irão subir no médio prazo. Fique de olho nesses segmentos, Miradeira e Miradeiro!

Tem oportunidades na renda variável, você vai ficar de fora?

A bolsa de valores não é um mundo à parte

O que vale ter bem claro na cabeça é que a bolsa de valores concentra as principais empresas que atuam na economia, ou seja, ela não é um mundo à parte. É justamente o contrário: ela reflete exatamente o que está acontecendo no mercado como um todo. 

Estes dois setores que mencionei são apenas um exemplo para você perceber a influência do cenário econômico sobre o resultado das empresas e, assim, usar a renda variável para potencializar seus ganhos de longo prazo. 

Tudo está interligado: a imensa maioria dos produtos e serviços que você consome no seu dia a dia, são produzidos por empresas listadas na bolsa de valores. 

O Banco Central tem subido a taxa Selic para conter a inflação, que é a alta generalizada dos preços. E, como eu já comentei, se os preços estão mais altos, as empresas que vendem os produtos ou serviços estão tendo resultados financeiros maiores, concorda? Dessa forma, ao se tornar acionista, você passa a participar da valorização e crescimento dessas empresas. 

Vale dizer, porém, que você não deve simplesmente sair comprando ações de um determinado setor com base em uma única informação sobre o mercado.

Para montar uma carteira de renda variável, você precisa:

  • planejar suas alocações de curto, médio e longo prazo;
  • estudar os setores e identificar em quais empresas investir;
  • definir suas metas de aportes mensais;
  • adquirir conhecimento ou contar com a ajuda de um especialista.

Tudo isso você pode aprender comigo, no Intensivão de Renda Variável que vai rolar ao vivo, às 20h, nos dias 21, 22 , 23 e 26 de junho no Youtube da Me Poupe.

Serão quatro aulas GRATUITAS onde eu vou te dar a base para entender onde estão as oportunidades para investir com segurança e multiplicar seu patrimônio.

Saia da manada: o momento de entrar na renda variável é agora! 

A Renda variável tem volatilidade que pode ser decorrente de variados movimentos de mercado, mas, se você investe para longo prazo, e sabe escolher empresas sólidas, de segmentos resilientes e geradoras de resultado. Isso não é um problema, e sim uma oportunidade. 

Afinal, quando as boas empresas caem de preço, você consegue aumentar sua participação nelas, comprando mais ações com menos dinheiro para, nos próximos ciclos econômicos, ver seu patrimônio crescendo. 

Sendo assim, se você deseja ganhar mais dinheiro, a renda variável é um caminho viável, e o atual momento econômico é uma oportunidade histórica para entrar. Eu vou te explicar tudo isso em detalhes no Intensivão. 

Eu tenho um caminhão de informações pra te passar nesses quatro dias de Intensivão. Vem comigo! 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário