Quer empreender? Conheça 4 motivos para aceitar pagamentos em dinheiro

11 de February | 2022

Seja dando os primeiros passos no empreendedorismo ou já nadando de braçadas, temos certeza de que as razões que separamos pra mostrar as vantagens de aceitar pagamentos em dinheiro vão abrir seus olhos pra pensar no seu negócio de forma estratégica, ampliar suas vendas, fidelizar clientes e até contribuir com a economia local. 🙌🙌🙌

Por Me Poupe! | Publicidade 

Antes de qualquer coisa, conta aqui pra gente: você tá roendo as unhas acompanhando a trajetória da Raquel no Reality Me Poupe!, não é mesmo? A lascada da vez é microempresária – dona e proprietária de um café babadeiro – e tá precisando de uma ajudinha pra levantar seu negócio, quitar suas dívidas e melhorar sua saúde financeira.

E enquanto a Nath, com o apoio do Banco24Horas, se descabela pra tornar tudo isso uma realidade, nós nos inspiramos no drama empreendedor da Raquel e resolvemos trazer uma dica simples que pode ajudar a impulsionar o seu negócio: aceitar pagamentos em dinheiro.

Tá confuso(a)? Então, segura aqui na nossa mão que vamos te explicar direitinho!

1- Sete em cada dez pessoas fazem pagamentos em dinheiro vivo

É isso mesmo que você leu aí em cima, sete em cada dez pessoas ou, se preferir – para ainda mais impacto –, 71% dos brasileiros realiza pagamentos usando dinheiro vivo. Os motivos para a escolha dessa modalidade são variados e vão desde a desbancarização de parte da população, até a conveniência ou facilidade para negociar.

Ignorar essa estatística é ignorar uma parcela de potenciais consumidores que poderiam comprar seus produtos ou serviços. Então, se você quer atender mais clientes e aumentar seus lucros, aceitar também o dinheiro como forma de pagamento é uma das maneiras mais básicas de conseguir isso.



Quer empreender? Conheça 4 motivos para aceitar pagamentos em dinheiro
#PRATODOSVEREM: Nath, sentada no sofá do cenário Me Poupe!, segurando a Margarete e falando devagar “Os números não mentem jamais” enquanto olha para a câmera.

2- Negociar é uma via de mão dupla

Aceitar negociar com seus clientes – é claro, dentro de valores sensatos e que não prejudiquem seu lucro -, contribui pra gerar uma experiência positiva daquele consumidor com sua marca.

Isso poderá levar à fidelização desse cliente, ou seja, ele pode voltar a consumir seus produtos ou serviços numa próxima vez, além de recomendar ou avaliar de maneira positiva o seu negócio – aquele famoso “boca a boca” que todo empreendedor ama.

Agora, qual é o pulo twist carpado do gato de negócios? A gente conta: aceitar pagamentos em dinheiro te dá margem para negociação, já que não precisará calcular o desconto que geralmente é aplicado pelas operadoras de cartões nas operações transacionadas em maquininhas. Conta se esse não foi um twist carpado digno de nota 100?

3- Você não depende de nenhuma estrutura pra começar

Essa dica é para todos que querem empreender, mas ainda não podem ter a estrutura para receber pagamentos por cartão (maquininhas): alôôôu, você pode começar sem isso!

Nesse caso, aceitar dinheiro como pagamento será um agilizador para que possa começar aos poucos o seu negócio, já que não é necessário intermédio para o recebimento. Avalie se essa vantagem se aplica ao modelo de negócio que você pretende iniciar e, se fizer sentido, bora empreender sem barreiras 😉

Ah! E você sabia que a circulação das notas de dinheiro fomenta a economia local? Isso porque estimula as trocas comerciais dentro de uma região específica o que, por sua vez, ajuda que pequenos comerciantes se desenvolvam, cresçam e contratem outras pessoas, além de melhorar a qualidade de vida daquela região. É TUDO!

4- Você consegue ter controle de seus ganhos 


Ter o dinheiro em mãos facilita que você faça a organização de seu orçamento, despesas e, eventualmente, o pagamento de fornecedores menores que costumam entregar mercadoria nos pontos de venda.

Além disso, ter o dinheiro em mãos inibe o gasto impulsivo – quer dica melhor que essa, Brazeeel? Mas é super importante que você faça um bom controle de entradas e saídas, justamente pra não perder a mão e evitar o descontrole financeiro.

Pra continuar incentivando o seu espírito empreendedor, conte com o apoio do Banco24Horas, o parceiro da Me Poupe! quando o assunto é educação financeira.

Além de contar com pontos em todo o Brasil, ou seja, um aliado de todo empreendedor (e consumidor), o Banco24Horas também te ajuda a organizar as finanças, investir e aprender cada vez mais sobre o valor do dinheiro e importância da educação financeira (e como quanto mais cedo, melhor, aproveite pra aprender e também ensinar os pequeninos).

Aliás, que tal conferir mais dicas sobre empreendedorismo? Temos duas sugestões incríveis pra você:

| Aprenda a aprimorar a gestão de caixa da sua empresa
| Guia completo para fidelização de clientes

AH, QUE FESTA DO NEGÓCIO PRÓPRIO!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário