O que são e como investir em NFTs?

24 de January | 2022

Você provavelmente já se deparou com essa sigla em algum tipo de notícia sobre ativos de investimento e propriedade digital de itens. Caso não tenha entendido bulhufas ou ainda tenha muitas dúvidas sobre o que são as NFTs, não se preocupe, pois esse artigo é para você.

Por Me Poupe!

Moedas digitais, bitcoins, criptoativos, metaverso… não é de hoje que o universo financeiro digital está se atualizando e ganhando cada vez mais corpo. Mas se você, Me Poupeira! ou Me Poupeiro!, ainda está cheio de dúvidas sobre termos e siglas, pega na mão de Deus nossa mão que vamos esclarecer um pouquinho sobre uma tendência: a NFT – ou Tokens Não-Fungíveis.

NF… o quê? Fala melhor sobre isso, Me Poupe!

Se você está de fato ligado no mercado financeiro digital, já deve estar sabendo também dos NFTs, que, assim como o bitcoin, chegaram tímidos no mercado – mas com um alto potencial de lucro. 

Eles são tokens, ou seja, códigos numéricos com registro de transferência digital que garantem autenticidade aos seus donos. Na prática, eles funcionam como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, mas sim transferidos. Diferente das criptomoedas, como o Bitcoin e tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.

“Eita, continuo confusa(o) por aqui…”

Bom, quando falamos que o NFT é um token não-fungível, isso significa que ele não apresenta possibilidade de substituição e que possui um certificado de originalidade. Isto é, refere-se a algo que é único, como, por exemplo, obras de arte e objetos personalizados. Em resumo, são títulos de propriedades digitais que não permitem fraude e que garantem aos donos a sua posse.

“E como isso é feito?”, você deve estar se perguntando. Através de uma Blockchain, a base de dados descentralizada que ficou famosa por servir de fundamento para as criptomoedas, como a Bitcoin e também a Ethereum. É um sistema onde é possível rastrear o recebimento e envio de determinados tipos de informações, do qual as transações ficam registradas num documento oficial de consulta livre.

A gente sabe que esse assunto é difícil, então bora pra exemplos práticos?

#PRATODOSVEREM: Nathalia, sentada no sofá, olhando para a câmera e dizendo “Vamos começar?”


#PRATODOSVEREM: Nathalia, sentada no sofá, olhando para a câmera e dizendo “Vamos começar?”

NFT na prática com Nyan Cat

No início da década de 2010 um meme de um gatinho pixelado se tornou muito famoso. O nome dele? Nyan Cat. Ele nada mais era do que a imagem de um simpático gato colorido que voava pelo espaço sideral ao som de uma música que em poucos segundos grudava na mente.

Até aí tudo bem, pois nada mais era do que um meme, certo? A partir do seu lançamento, então, ele passou a aparecer em inúmeros tipos de arquivos. Por exemplo, em GIFs, vídeos e outros tipos de imagens.

Contudo, o cenário mudou em 2021, quando esse meme do Nyan Cat voltou a ganhar fama.  Ele foi alvo de uma operação de compra por NFT, ou seja, uma pessoa comprou o meme original por 590 mil dólares.

Isso não significa que o meme sumiu da internet ou que outras pessoas não podem mais usá-lo, mas sim que essa é a obra de arte original.

E, saiba, é claro que o caso do Nyan Cat não é um caso isolado. Existem outros casos famosos de compras de arquivos digitais que valem muito dinheiro. Para citar um que fez fama, temos o meme “Leave Britney Alone”, de 2007, cuja venda rendeu 45 mil dólares.

Maravilha, não? Mas, antes que você saia correndo pra comprar seus NFTs, existem quatro fatores que devem ser levados em consideração:

  • Em qual marketplace você vai comprar?
  • Que tipo de carteira digital você precisa ter pra se conectar com a plataforma e realizar a compra?
  • Qual a criptomoeda necessária pra pagar pelo NFT?
  • Os NFTs que você gostaria de comprar serão vendidos em uma data e horário específicos?

Saiba que não há garantia de que seu valor aumentará, uma vez que alguns NFTs podem ser vendidos por milhares ou milhões de dólares, enquanto outros podem permanecer ou perder o valor.

Tá a fim de apostar nessa “nova” modalidade? Ficou com o dedinho coçando pra comprar suas NFTs? Então, aproveita e comenta aqui se você quer investir em moedas digitais, se já investiu ou se ainda morre de medo dessa modalidade! Ah, e não deixe de acompanhar a Me Poupe! porque ainda teremos muita novidade sobre esse assunto. 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Investimentos em 2021: tendências pra ficar de olho (na renda fixa e variável)
Vai ficar mais fácil comprar Bitcoin? Entenda o que é um ETF de criptomoeda!
Não caia em fraudes em criptomoedas com essas dicas
3 formas de garantir uma carteira de investimentos equilibrada

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário