É arriscado investir na Bolsa de Valores?

28 de November | 2022

Você que ainda não investe na Bolsa de Valores por ter receio do risco envolvido, pode estar perdendo a melhor oportunidade de multiplicar seu patrimônio, sabia? Continue a leitura, e entenda como é possível minimizar os riscos e tirar proveito das vantagens que a renda variável proporciona. 

Por Professor Mira!

A renda variável tem riscos, é claro, mas eles são bem menores do que a maioria das pessoas pensa – sem contar que são totalmente administráveis. 

Investir em bolsa de valores é, sem nenhuma dúvida, a melhor alternativa para geração de renda passiva e multiplicação de patrimônio. Se você ainda não investe, saiba que o atual momento é uma grande oportunidade para começar. 

Mas já deixo o alerta: INVESTIR COM QUALIDADE REQUER CONHECIMENTO! 

Por isso, te convido a participar da minha última turma da minha mentoria de renda variável, que vai começar dentro de poucos dias. Se você quer aprender a analisar ativos e montar sua própria carteira de investimentos com a diversificação necessária para reduzir os riscos e ampliar ganhos, agarre esta chance! 

Se inscreva para o Minha Carteira Número 1 agora e venha aprender sobre renda variável comigo! 

Os impactos da Selic alta

Como a taxa Selic, que é a taxa básica da economia, ainda está muito elevada – e deve se manter no atual patamar por mais algum tempo – temos um movimento curioso no mercado.

“Como assim, prof. Mira?”

É que os títulos de renda fixa tendem a pagar juros mais elevados, fazendo com que os investidores menos experientes (e mais imediatistas) vendam suas ações  e migrem aportes para a renda fixa. 

Normalmente, são os investidores que acreditam que na renda fixa não existe nenhum risco, o que não é verdade. Ela tem menos volatilidade, maior previsibilidade, mas daí a acreditar que não há riscos, é pura desinformação. 

Se você quiser saber mais sobre renda fixa, tem uma aula gratuita de quase 2h30 aqui. Hoje, eu quero mesmo é que você entenda que o risco da renda variável é contornável e que há técnicas para fazer isso. 

“Mira, se está todo mundo indo para a renda fixa, não é melhor eu ir também?

Sua mãe nunca te falou que “você não é todo mundo?”. Pois bem, acompanha meu raciocínio: 

A bolsa de valores é um mercado como qualquer outro, onde a lei de oferta e procura é uma das variáveis que influencia o valor dos ativos.

Então, o que acontece quando um monte de gente começa a vender suas ações e fundos imobiliários para ir para a renda fixa? Oferta e procura! Os ativos tendem a cair de preço!

Este é o momento em que os investidores mais experientes e mais pacientes, que possuem um planejamento de longo prazo, aproveitam para comprar ações de boas empresas, fundos imobiliários consolidados e conseguem, desta forma, um volume bem maior de ativos por menos dinheiro. 

Como o mercado é cíclico, cedo ou tarde a bolsa de valores volta a subir. Assim, quem comprou barato, vai ver seu patrimônio crescendo de forma consistente. 

Isso sem falar que os dividendos que você recebe são proporcionais à quantidade de ações e FIIs que você possui, ou seja, quanto mais ativos, mais renda passiva pingando na sua conta. Por isso que é bom comprar mais barato, justamente para acumular papéis que geram renda!

Se você acessar o site da B3, é possível ver a variação da bolsa desde o seu início Aí, basta comparar com a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) no site do IBGE, e você vai perceber que numa linha de tempo longa, a bolsa de valores ganha da inflação. 

E aí, você quer apenas seguir a manada e ir para onde todo mundo vai, ou prefere ir para onde está o dinheiro?

“Certo, Mira,  mas ainda tem risco. E se eu perder todo meu dinheiro?”

A bolsa de valores tem volatilidade e, como qualquer investimento, envolve sim alguns riscos. Mas, como eu te disse, você tem como controlar seu grau de exposição a eles, desde que saiba agir com prudência e planejamento. Não é difícil, você apenas precisa se dedicar a estudar um pouco. 

A maioria dos pequenos investidores que perdem dinheiro na bolsa de valores, são aqueles que montam suas carteiras de forma totalmente aleatória. Eu estou falando de pessoas que abrem o home broker da corretora e compram sem entender o quê ou porquê estão comprando.

Na maioria das vezes, são pessoas que seguem uma “dica sobre a ação do  momento” de um amigo ou de algum influencer, e operam apenas com base nisso. Isso sim é um risco não calculado!

A primeira coisa que você precisa compreender: não existe “a ação do momento”. Montar uma carteira de ações ou fundos imobiliários, é algo que você faz estudando os ativos e identificando quais são aqueles cuja performance atende melhor o seu objetivo, seja ele a geração de renda passiva, a multiplicação de patrimônio ou as duas coisas. 

Além disso, somente analistas CNPI certificados podem recomendar ativos, pois estudam pra isso e seguem uma rigorosa regulamentação da CVM para que suas recomendações sejam feitas a partir de critérios técnicos e não lesem os investidores. 

Invista em conhecimento, para ter autonomia e fazer as escolhas certas 

É muito bom você acompanhar as análises feitas por analistas CNPI, pois isso irá te ajudar a entender o racional envolvido na montagem de carteiras. Contudo, não adianta você simplesmente seguir as recomendações, sem saber o que está fazendo. 

Considere dedicar algum tempo aos estudos, para aprender a diferenciar entre as inúmeras recomendações, quais são as que fazem sentido para a sua carteira, suas metas e o seu momento de vida. 

O estudo sobre renda variável também irá calibrar sua habilidade em diversificar seus investimentos de forma inteligente, reduzindo sua exposição ao risco. E aqui está o pulo do gato: diversificação de carteira!  Ao aprender sobre isso, você entenderá que o risco da bolsa de valores é bem menor do que pintam por aí. 

O investimento em ações deve ser parte do seu planejamento para a aposentadoria ou independência financeira. Assim, quanto mais você investir tempo em estudar sobre o mercado financeiro e, especialmente, sobre bolsa de valores, maiores as possibilidades de ter ganhos expressivos no longo prazo.

Investir em bolsa não é perigoso, mas o desconhecimento é! Portanto, estude todos os dias, pesquise, troque ideias com pessoas que estão na mesma busca que você. Isso fará toda diferença nos seus resultados dentro de alguns anos. 

Então, te espero no curso!

Um abraço,
Professor Mira  

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário