Duelo: renda fixa ou variável, qual a melhor?

24 de May | 2022

Está entrando no universo dos investimentos e não sabe se deve investir na renda fixa ou na renda variável? Bom, agora eu vou tirar todas as suas dúvidas sobre essas modalidades de investimento e mostrar os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Assim, fica mais fácil escolher os melhores investimentos pra a sua carteira, não acha?

Por Pimpão!

Se você já navega pelas águas Me Poupeiras! tá cansada ou cansado de saber que poupar e investir é o caminho pro sucesso! Esses dois hábitos podem garantir que você chegue a objetivos importantes, como ter mais tranquilidade no futuro, alcançar suas metas e até mesmo chegar na sonhada independência financeira.

Eu, o urso Pimpão, passei por um intensivão sobre investimentos nas últimas semanas! Tá aí se perguntando, “do que é que esse bicho selvagem tá falando?”. Eu tô falando é de Pimp My Money, criatura humana.

Aliás, se você perdeu a pimpada que demos na carteira de investimentos da Ângela, dá um clique aqui pra se inspirar.

Mas se liga na proposta: como o caminho dos investimentos não é linear e ascendente – pelo contrário, é cheio de curvas, tropeços, dúvidas e medos -, hoje eu quero tirar as suas principais dúvidas sobre dois nomes de peso! Renda fixa ou renda variável, qual dessas gigantes tem mais a ver com seu perfil? 

O que é renda fixa, Pimpão?

A renda fixa é uma categoria de investimentos mais segura e previsível. Quem compra um ativo de renda fixa sabe exatamente quanto vai ganhar até o vencimento do título.

Além disso, os preços dos ativos dessa categoria não variam tanto como os da renda variável, portanto, o risco de perder dinheiro com esses papéis é muito pequeno. 

No entanto, você só terá o retorno prometido no momento da compra do título se deixar o seu dinheiro aplicado até a data de vencimento daquele papel. 

Os principais títulos de renda fixa são:

  • Títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic;
  • CDBs;
  • LCIs e LCAs;
  • CRIs e CRAs;
  • Debêntures; 
  • Letras de câmbio.

Apesar de serem mais seguros e previsíveis do que os ativos de renda variável, você precisa tomar alguns cuidados antes de investir em um título de renda fixa. Afinal, estamos falando sobre investir o dinheiro que você suou pra conquistar. Preste atenção:

  • Verifique se o emissor do título é confiável – os emissores mais confiáveis são o governo, os bancos (com FGC) e grandes empresas;
  • Cheque se os títulos que não são emitidos pelo governo rendem mais do que 100% do CDI, caso contrário é preferível comprar um título de uma empresa privada;
  • Verifique se é cobrado Imposto de Renda sobre o título que você deseja comprar ou se ele oferece a opção de imposto regressivo (o valor do imposto diminui ao longo do tempo da aplicação);
  • Olho aberto pro vencimento, liquidez e outros detalhes da aplicação.

Quais são as vantagens da renda fixa, Pimpão?

Eu já falei sobre segurança e previsibilidade, né?! Mas a renda fixa também apresenta outros benefícios interessantes, como:

  • Os títulos emitidos pelo governo, por grandes bancos e empresas são seguros – tô repetitivo, eu sei;
  • Você já consegue visualizar quanto o seu dinheiro vai render na hora em que compra o título;
  • Você não fica sujeito às oscilações do mercado;
  • A maioria dos títulos de renda fixa tem imposto de renda regressivo;
  • Existem várias opções de investimento dentro da renda fixa, o que significa que. ainda que você tenha um perfil conservador, vai conseguir criar uma carteira diversificada. 

O que é renda variável, Pimpão?

A renda variável é composta por ativos que não oferecem previsibilidade de ganho. Sendo assim, ao investir em algum papel que pertence a essa categoria de investimento você não saberá quanto vai ganhar – ou perder – com essa aplicação.

O valor dos ativos de renda variável oscila muito porque esses papéis são diretamente impactados por questões políticas e econômicas do Brasil e do exterior, sem falar no desempenho das empresas que esses papéis representam.

Pra ficar mais claro pra você, podemos dar um exemplo do momento atual: estamos passando por um aumento nas taxas de juros e com a alta inflacionária. Isso atrai muitos investidores pra renda fixa, já que com esses ativos eles terão um bom retorno sem ter que correr riscos. 

Esse movimento faz com que os ativos de renda variável se desvalorizem, ou seja, fiquem mais baratos. Assim, abre também a oportunidade pra quem quer entrar no universo das ações com menos.

Os principais ativos que compõem a renda variável são:

  • Ações;
  • Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs);
  • Opções;
  • ETFs;
  • BDRs;
  • Criptomoedas

Quais são as vantagens da renda variável, Pimpão?

A principal vantagem da renda variável em relação à renda fixa é que ela pode proporcionar retornos maiores ao investidor, mas isso não é garantido. 

Além disso, a renda variável também oferece mais opções de investimento do que a renda fixa e também permite que o investidor aplique o seu dinheiro em ativos de outros países por meio dos BDRs e dos ETFs.

Então, qual é melhor: renda fixa ou variável?

A verdade é que não existe melhor ou pior, e sim o que se encaixa melhor nas suas metas! 

Antes de começar a investir você precisa descobrir qual é o seu perfil de investidor. Dessa forma, você conseguirá saber quais são os investimentos mais indicados pra você.

Eu gosto de dizer que a renda fixa e a renda variável são complementares. Assim, o ideal é que você invista nas duas. Se você tá começando na jornada dos investimentos, que tal ir pelo caminho mais seguro e, mais adiante, expandir o leque de opções?

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário