Dá pra investir e esquecer o dinheiro lá rendendo?

26 de October | 2022

“Ah, é só colocar lá esse dinheiro e deixar ele rendendo!”.

Quantas vezes você já ouviu esse conselho ?

Eu não sei vocês, mas na minha vida investidora eu já me deparei inúmeras vezes com essa recomendação de muitas maneiras diferentes, seja com pessoas me sugerindo tomar esse tipo de atitude, ou com outras me perguntando qual é o tipo de aplicação onde você pode simplesmente botar o dinheiro e esquecer.

Eu consigo entender que o objetivo por trás desta recomendação é evitar que imediatismo e más decisões de curto prazo interrompam os juros compostos de fazerem a sua mágica da multiplicação do dinheiro.

Ainda mais em cenários tão voláteis como os que estamos vivendo hoje, com eleições, sobe e desce de taxas, inflação, copa… É muita coisa pra considerar antes de fazer um investimento!

Inclusive, se você quiser saber como proteger o seu dinheiro e deixar os seus investimentos alinhados com o momento, vem pra LIVE SELIC DE HOJE! A Nath te conta tudo em primeiríssima mão.

Dá pra investir e esquecer o dinheiro lá rendendo?

Bom, mas voltando ao tema central, o que me preocupa é que, muitas vezes, pessoas que seguem essa linha de raciocínio não tem muita clareza das suas metas. Elas não tem clareza de quais são os produtos que realmente podem levá-las aonde desejam ir e acabam aportando num produto ruim – que será esquecido e não apresentará um bom resultado no final.

Existem sim investimentos de longo ou até longuíssimo prazo cujos aportes vão ficar aplicados por muito tempo e devem permanecer assim até que se cumpra o planejado – assumindo essa cara de “esquecido”. Porém, isso é feito com objetivos bem traçados e de forma consciente.

Então, antes de investir faça uma investigação interna, entenda quais são as suas metas, defina exatamente o que deseja conquistar e o que é prioridade para você. A partir disso, você apura como está o cenário econômico e estabelece um plano bem estruturado para te levar até aquilo que sonhou.

 

Conhecimento e investimento andam juntos

Só que não é só isso! A vida é dinâmica, as coisas sempre podem mudar e a nossa carteira precisa também ser flexível. Os fatores da macroeconomia podem mudar, nossos objetivos podem mudar e o nosso plano de independência financeira pode precisar passar por revisões. Por isso, eu sempre aconselho acompanhar a evolução do seu patrimônio periodicamente.

Uma  carteira bem feita é aquela que cumpre os objetivos para os quais ela foi criada de forma eficiente e que, se preciso, passe por mudanças para garantir que se mantenha fiel aos objetivos. Isso exige acompanhamento, mesmo para os investimentos que são de longo prazo e que ficam parados por mais tempo.

O caminho da riqueza exige conhecimento e principalmente respeito com o seu dinheiro. Então, faça metas bem feitas, tenha disciplina com os seus aportes e não fique “esquecendo” dinheiro por aí. 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário