Como usar o Home Broker (+ bônus dos melhores no mercado)

26 de June | 2022

Se você quer começar a investir em ativos de renda variável, precisa aprender a comprar e a vender esses papéis da maneira correta. Por isso, pra facilitar a sua vida, nós vamos te mostrar como usar o Home Broker! Vamos nessa?

Por Me Poupe!

Quem é Me Poupeiro! e Me Poupeira! já sabe que precisa investir pra conseguir alcançar a tão desejada independência financeira. Assim, os ativos de renda variável podem ser uma boa opção pra quem tem um perfil mais arrojado e busca diversificar seus investimentos.

Mas você sabe como comprar esses ativos? Sabe o que fazer na hora que precisar vender? Sabe como usar as plataformas do jeito certo? Então, continue lendo este texto que vamos te mostrar como funciona o home broker de uma corretora.

ALERTA ME POUPE!: se você quer aprofundar os seus conhecimentos, não pode ficar de fora da nova turma do curso Minha Carteira Número Um, o treinamento definitivo sobre Renda Variável com o profe. Mira. Nele, você ganha autonomia para começar a investir na Bolsa do zero! E mais: com segurança e inteligência! FAÇA SUA MATRÍCULA COM 5% DE DESCONTO.

O que é o Home Broker?

É uma ferramenta digital que pode ser acessada por todos aqueles que possuem uma conta em uma corretora, ou seja, um sistema oferecido para conectar os usuários ao pregão eletrônico no mercado de capitais e no mercado de private equity.

Sendo assim, podemos traduzir o sistema como uma ferramenta que conecta pessoas que querem comprar ações com as pessoas que desejam vender esses papéis. 

Quais são os benefícios de usar essa ferramenta?

O home broker é uma plataforma digital fácil de usar, muito prática e que revolucionou o mercado financeiro, já que possibilitou que os pequenos investidores tivessem acesso direto à compra e venda de ações. Elencamos algumas das principais vantagens que essa ferramenta oferece:

  • Você pode negociar ações de renda variável em qualquer lugar com acesso à internet;
  • É possível negociar vários ativos além das ações, como dólar, Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), opções, e mercado futuro;
  • É possível acompanhar as suas ordens em tempo real;
  • É possível checar as cotações dos ativos negociados na Bolsa de Valores em tempo real;
  • É seguro e fácil de usar.

“Ai Me Poupe!, mas dá pra confiar mesmo?”

As plataformas de home broker são super seguras e, para usá-las, o investidor precisa inserir uma senha de uso pessoal na boleta, caso contrário, a operação não é concretizada. 

Outro fator que ajuda a aumentar a segurança do uso dessa ferramenta é que pra acessar o home broker o usuário precisa primeiro fazer o login no site ou no aplicativo da corretora, o que faz com que as operações feitas nessa ferramenta sejam seguras. 

Como usar o Home Broker?

Apesar de seguirem um padrão, cada corretora possui um layout de home broker diferente, ou seja, é natural que você encontre variações na forma de operar. Contudo, a maioria dos home brokers funciona da seguinte maneira:

  • Ao abrir a página do home broker o investidor vê uma lista de ativos, normalmente são as ações mais negociadas na bolsa de valores e que compõem o índice Ibovespa;
  • As ações, na maioria das plataformas, são apresentadas na forma de card ou de lista;
  • Junto de cada ação aparece o preço pelo qual aquele ativo está sendo negociado naquele momento;
  • Ao clicar em um ativo, o home broker abre uma boleta que possui as opções de compra e venda;
  • Então, o investidor precisa definir que tipo de operação ele quer fazer, quantas ações ele quer comprar ou vender e por qual preço ele quer comprar aquele ativo;
  • Depois é só colocar a senha e enviar a ordem.

Quando a pessoa envia uma ordem pra comprar ou vender um ativo pelo valor de mercado, que é o preço que o ativo está sendo negociado naquele momento, a ordem costuma ser executada imediatamente.

No entanto, se a pessoa sugere um preço diferente do que está sendo negociado no momento, a ordem pode demorar um pouco mais pra ser executada – além de correr o risco de não ter a sua ordem executada por falta de interesse dos compradores ou vendedores de negociarem o ativo naquele valor. 

Precisa pagar pra usar o Home Broker?

A maioria das corretoras disponibiliza o home broker gratuitamente pros seus correntistas. O que os investidores precisam pagar, dependendo da corretora, é a taxa de corretagem. Além disso, também é preciso pagar a taxa de custódia, que é uma cobrança feita pela Bolsa de Valores. 

Contudo, os investidores que operam na modalidade day trade costumam contratar plataformas mais avançadas pra conseguirem realizar as suas operações de maneira mais ágil. Essas ferramentas, sim, costumam ser pagas e o valor cobrado depende das funcionalidades de cada uma delas.

Quais são os 3 melhores Home Brokers do mercado?

De acordo com uma pesquisa feita pelo buscador de investimentos Yubb, as melhores plataformas de home broker do Brasil, segundo os próprios investidores, são:

Home Broker da Clear

A Clear é uma corretora de investimentos que pertence ao grupo XP. Essa foi uma das primeiras corretoras do mercado brasileiro a zerar a taxa de corretagem, o que atraiu muitos traders pra lá. 

Ele é super funcional e intuitivo! Pra começar a operar nesta plataforma, primeiro, você precisa escolher se quer operar na modalidade day trade ou swing trade.

Depois que você fizer essa escolha, o  programa vai abrir uma página contendo as principais ações listadas na bolsa de valores brasileira e o preço no qual elas estão sendo negociadas no momento.

Caso você queira comprar ou vender um ativo que não esteja nessa tela, basta inserir o nome do ativo que está buscando e a plataforma já abre um bloco com o preço no qual ele está sendo negociado naquele momento.

Caso você queira comprar algumas das ações mais negociadas no mercado brasileiro, como os papéis da Petrobras ou da Vale, esses ativos já aparecem automaticamente na tela do home broker. Sendo assim, você não precisa digitar o código deles ou o nome da empresa pra saber por qual preço aquele papel está sendo negociado.

Home Broker do BTG Pactual

Organizado por meio de vários cartões personalizados que mostram as ofertas de compra e venda de cada ativo, este home broker tem sido elogiado por seu potencial de personalização. Nele, o investidor pode escolher os cartões de quais empresas ele quer que apareça na sua tela. 

Nesse home broker, os números em vermelho representam as ofertas de venda e os números em azul se referem às ofertas de compra.

Quando o investidor clica em um número em azul, já aparece uma boleta pré-preenchida de compra, e quando ele clica no vermelho aparece uma boleta pré-preenchida de venda. 

Além disso, um diferencial do home broker da BTG Pactual é que dentro dessa plataforma o investidor tem acesso às principais notícias que podem impactar os ativos negociados na bolsa de valores.

Home Broker da XP Investimentos

Ao abrir esse home broker, o investidor tem acesso às cotações das principais ações negociadas na bolsa de valores brasileira. Caso o investidor queira negociar outros papéis, é só colocar o nome do ativo no campo de busca que a plataforma vai inserir essa ação na tela principal do home broker. 

Depois, tudo o que o investidor precisa fazer é selecionar um ativo e escolher se ele quer comprar ou vender aquele papel, inserir um preço (caso não queira negociar a ação ao mercado), inserir a assinatura eletrônica e enviar a ordem.

Além de ser também super funcional, essa ferramenta é bastante conhecida no mundo dos investimentos, já que pertence a uma corretora difundida e conta com mais de 3 milhões de usuários ativos.

Agora que você já sabe o que é e como funciona um home broker, quais são as melhores plataformas pra negociar os ativos de renda variável disponíveis no Brasil, segundo os próprios investidores, está esperando o que pra dar seus primeiros passos?
Ahhhhh, sim, tá esperando a última live do nosso ESPECIALISTA E ANALISTA CNPI no Intensivão de Renda Variável, né?! Boa, clique e garanta sua vaga.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário