Como os investimentos podem fazer a sua renda aumentar

23 de November | 2022

Você já pensou que investir também é uma forma de aumentar a sua renda? Nesse texto eu vou te mostrar como fazer isso de forma consistente e duradoura. Você vai terminar essa leitura com uma visão muito mais ampla do que é investir e como usar seus investimentos para ganhar mais dinheiro.

Por William Ribeiro!

Antes de aprender como os investimentos podem aumentar a sua renda, eu preciso relembrar (ou ensinar) alguns conceitos importantes e que serão os guias da nossa conversa.

O que é investir? Você já parou para pensar sobre isso? Investir é você aplicar um montante do seu capital, esperando receber algum tipo de benefício ou lucro no futuro.

Mas o que vem a ser esse tal capital? É aqui o pulo do gato. Pouca gente entende isso direito. Então vamos lá: na economia, capital é qualquer tipo de recurso que consegue gerar rendimentos através da sua aplicação. Acho que vale a pena ler de novo a frase anterior, e depois seguimos em frente.

A primeira coisa que a gente associa quando lê essa definição, é que capital é dinheiro, certo? Sim, está certo, mas não é só o dinheiro. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, e tem um estoque de mil peças, todo esse estoque também é considerado como capital.

Num outro exemplo, se você fabrica salgados, todo o maquinário utilizado na linha de produção da sua fábrica, também é considerado como capital.

Tem até o capital humano, que é o conjunto de conhecimentos, capacidades e experiências que você tem. E você pode usá-lo para prestar serviços para uma empresa ou para aplicar no seu próprio negócio.

Então, investir é usar o seu capital (dinheiro, recursos de valor, conhecimento,  habilidades), de forma planejada, com o objetivo de alcançar algo maior.

“UAU, WILLIAM! EU NUNCA TINHA PENSADO NISSO!”

Pois é… Agora sim, a sua visão sobre investimentos está mais completa do que apenas pensar em aplicar o seu dinheiro no mercado financeiro. Assim, já podemos juntar esse conceito de investimento com a intenção da geração de renda.

Eu vou fazer isso mostrando 3 passos capazes de  te ajudar a enxergar como os seus investimentos podem aumentar a sua renda:

1. Faça uma análise do custo das oportunidades

Você sabe o que é custo de oportunidade? Funciona assim: quando você escolhe seguir um determinado caminho nos seus investimentos, você está abrindo mão de vários outros. O fato de você abrir mão dos outros investimentos é considerado como um custo, chamado de custo de oportunidade.

Por exemplo, se tudo o que você tem são 10 mil reais para investir, e você escolhe colocar esse dinheiro em títulos públicos (como o Tesouro Selic), o seu custo de oportunidade é não colocar nenhum dinheiro na bolsa de valores ou em criptomoedas. Com isso, você pode estar deixando de lado a possibilidade de, eventualmente, lucrar mais.

Essa mesma lógica vale quando você escolhe trabalhar como empregado em vez de montar um negócio próprio; quando você decide estudar administração e não computação; quando você toma a decisão de se casar… Uma escolha sempre faz com que você tenha que abrir mão de outra (ou de várias outras).

Então, pense bem antes de decidir em que você irá investir o seu capital (lembre-se da definição). Faça uma lista de todas as opções que você tem, e analise com cuidado qual delas parece ser a melhor.

2. Escolha o tipo de investimento que irá fazer a sua renda aumentar

Aqui, já vou direto enumerar alguns dos tipos mais difundidos e que eu acho interessante para esse propósito:

a) Mercado financeiro

Investir no mercado financeiro é apenas uma das várias opções de investimento que você pode fazer para aumentar a sua renda.

Conheço algumas pessoas que desde os 20 anos de idade investiram pelo menos 10% dos ganhos todo santo mês. Fizeram isso aplicando quase tudo na renda fixa. Depois de 30 anos, tinham juntado um bom dinheiro, e o rendimento mensal de toda essa grana funcionava como uma segunda renda para elas.

Também tem casos, como o do mega investidor Luiz Barsi Filho, que ao longo da vida foram comprando ações de empresas pagadoras de bons dividendos. No início, os dividendos eram reinvestidos. Mas com o passar do tempo, esses dividendos cresceram tanto, que hoje representam milhões de reais de renda, por mês!

b) Negócio próprio

Quando falamos em investir, poucas pessoas lembram do empreendedorismo. Sim, abrir um negócio em paralelo com o seu trabalho atual e colocar pessoas da sua confiança para administrar.

Aliás, ter mais de uma fonte de renda é uma excelente forma de diversificação das suas receitas.

Dependendo do negócio, você já consegue, num curto espaço de tempo, dobrar o valor do capital investido. Lembra do exemplo da loja de roupas? 

É um tipo de negócio que tem ótimas margens de lucro, podendo chegar a mais de 100%. Nada mau dobrar o seu investimento em 2 ou 3 meses, não é mesmo?

Do outro lado, é bem comum que exista um ímpeto de arriscar demais nos aspirantes a empresários, sobretudo no início. 

Como tudo o que envolve investimentos, controlar os riscos é fundamental para o êxito financeiro do negócio. Falarei mais sobre este importante assunto adiante.

c) Conhecimento

Outro tipo de investimento, que é imprescindível para que você aumente a sua renda, é investir mais no seu capital humano. Aprender novas habilidades, tanto técnicas quanto emocionais. Diversificar o seu aprendizado em conhecimentos úteis pode te garantir ainda mais autonomia.

Compre livros e faça cursos nas áreas de empreendedorismo, finanças pessoais, finanças empresariais, marketing, vendas, psicologia do comportamento e relacionamento humano. Aprenda inglês, espanhol, matemática financeira e qualquer outra área que te desperte interesse

Tudo isso fará de você uma pessoa muito mais preparada para aplicar esse capital ao seu favor, tanto para incrementar a sua renda atual, como para gerar novas fontes de renda paralelas.

3. Avalie os riscos antes de investir

Antes de partir para a execução do seu plano de investimentos para aumentar a sua renda, faça uma análise dos riscos envolvidos. Aqui podemos emprestar o famoso conceito de antifragilidade do matemático, analista de riscos e escritor Nassim Taleb.

Antifrágil é algo que pode ser melhorado quando se está diante de uma situação inesperada. Esse conceito é muito bom, porque é impossível a gente eliminar todos os riscos durante um processo de investimento.

Mas se conseguirmos minimizar esses riscos ou lidar bem com situações adversas e que não estavam nos planos, certamente não iremos desistir no primeiro percalço e continuaremos a nossa jornada investidora. A ideia é fazer bom uso de situações imprevistas, para melhorar o seu planejamento. Encarar as crises com serenidade.

Então, não deixe de agir por ter medo de não conseguir eliminar todos os riscos. Ninguém consegue. Gerencie os riscos maiores e faça uso dos riscos menores (e que estão fora do seu controle), para aprender e crescer.

Gostou desse texto? Conseguiu ver essa questão dos investimentos de uma forma mais ampla e como uma ferramenta para você aumentar a sua renda? Então eu tenho um convite super especial para você:

Estou falando do evento INVISTA NA REAL, que vai acontecer nos dias 29 de novembro, 1º e 04 de dezembro, sempre às 20h.

Serão três aulas GRATUITAS, online e ao vivo, onde eu vou te ensinar como investir com segurança e criar um patrimônio que permita que você viva de renda! Você simplesmente não pode perder, porque esses assuntos vão ficar ainda mais claros para você. Eu te vejo lá!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário