Como fazer o seu décimo salário render

30 de November | 2022

A maioria das empresas deve pagar a primeira parcela do décimo terceiro salário nos próximos dias e sabe qual é o meu maior desejo?  Que você possa fazer o uso inteligente dessa grana extra e ficar cada vez mais perto das suas metas financeiras. Por isso, preparei algumas dicas para te ajudar a colocar seu décimo terceiro salário para trabalhar pra você. 

Por Professor Mira!

Chegou a época do ano em que você, que trabalha em regime CLT,  tem uma oportunidade de ouro, não é mesmo? O décimo terceiro salário é sua chance de colocar suas finanças em ordem, mas, para fazer isso, é necessário algum planejamento e compromisso com as metas. 

O primeiro passo é fazer um raio-x detalhado de sua situação financeira. Caso possua dívidas sobre as quais incidem juros, como cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos,  eu sugiro que considere negociá-las e quitar o máximo que puder. 

Dessa forma, você se livra dos juros que devoram mensalmente uma parte importante de sua renda. Perfeito para chegar em 2023 com fôlego e já com um plano de ação.

Inclusive, é sobre isso que eu vou falar HOJE, em uma LIVE EXCLUSIVA no youtube da Me Poupe! Você quer entender qual o melhor destino para o seu décimo terceiro? Clique aqui e já garanta o seu lugar.

Priorize sua reserva de emergência

Se você não possui dívidas, mas ainda não tem uma reserva de emergência, o décimo terceiro pode – e deve – ser o pontapé inicial para começar essa reserva. 

A reserva de emergência, como o próprio nome já diz, é aquele dinheiro que vai te dar segurança em situações imprevistas. Portanto, o foco do investimento desse dinheiro não é a rentabilidade elevada, mas sim, a liquidez, pois você precisa ter acesso a ele a qualquer momento que necessite. 

Sendo assim, se o seu décimo terceiro será utilizado para montar a reserva de emergência, pense em investir em um Tesouro Selic ou em um CDB com liquidez diária que pague pelo menos 100% do CDI. 

“Mira, eu não tenho dívidas, nem reserva de emergência, mas terei contas extras a pagar em janeiro!”

Bem lembrado! Início de ano é aquela época em que muitas contas se somam, e se você não tiver se planejado muito bem, pode acabar estourando o orçamento do mês. 

Mas, essas contas do início do ano não são novidade, então, é possível incluí-las agora  no planejamento que você está fazendo para o uso do décimo terceiro. 

Liste as contas de janeiro que você já sabe que terá que pagar: IPTU, IPVA, renovação matrícula e material escolar, fatura do cartão de crédito que você usou para as despesas com festas de final de ano, etc. 

Some todas as contas e mantenha em um CDB de liquidez diária o valor correspondente a elas, assim, não tem erro. 

Alerta importante: lembre-se que para estas despesas que ocorrerão dentro de pouco tempo, você não pode guardar o dinheiro investindo em renda variável, pois a volatilidade da bolsa é um risco que não assumimos para metas de curto prazo. 

Eu falei bastante sobre dívidas,  reserva de emergência e metas aqui neste vídeo. Corre lá e aproveita, pois tem quase 1h30 de aula com boas dicas. 

Planeje seus investimentos de longo prazo

Se você já tem reserva de emergência e não tem dívidas para quitar, então, esse é o seu momento de preparar o futuro dos sonhos. Chegou o momento de investir na sua independência financeira!

E a melhor forma de fazer isso, é selecionar investimentos de longo prazo que irão, desde já, te ajudar na multiplicação do patrimônio para garantir que você atinja seus objetivos financeiros.

“Mas, Mira, eu não sei qual investimento de longo prazo escolher. E agora?

Minha primeira dica é que você não invista por impulso e nem caia na tentação de seguir recomendações aleatórias que você vê na internet. Lembre-se que somente analistas CNPI podem fazer recomendações de investimento, pois estudaram e são credenciados para isso. 

Além do mais, não faz sentido seguir uma “dica quente” de investimento sem antes avaliar cuidadosamente se o perfil da aplicação tem a ver com o que você precisa neste momento. 

É  muito mais inteligente deixar seu décimo terceiro rendendo numa aplicação com liquidez diária enquanto você traça suas metas e estuda detalhadamente quais os investimentos que vão te deixar mais perto de alcançá-las. 

Nos meus artigos aqui no blog e também no Youtube da Me Poupe! há muito material gratuito para te ajudar nos estudos. Tem também vários simuladores onde você pode calcular as rentabilidades e ir avaliando o que melhor se encaixa nos seus objetivos .

Lembre-se que você está diante de uma oportunidade super bacana: colocar o seu décimo terceiro para trabalhar na construção da sua liberdade financeira. Isso não é algo que se faça no impulso e sem estudar muito bem. 

Aprender a escolher quais os investimentos sob medida para o seu caso, vai te fazer economizar muito tempo, além de evitar prejuízos com escolhas ruins. Então, dedique-se a fazer isso da melhor forma que puder. Não desperdice essa oportunidade!

Se você deseja se aprofundar nos estudos sobre finanças e quer fazer isso com a minha orientação, se inscreva no Intensivão de Renda Variável que eu vou fazer nos dias 22, 23, 24 e 27 de novembro, ao vivo e gratuitamente, para te mostrar quais as melhores técnicas para escolher investimentos com segurança. 

Já se inscreve e vem comigo, no caminho eu te conto tudo! Um abraço,
Professor Mira.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário