Ativos x passivos: você sabe a diferença?

31 de May | 2022

Você conhece o conceito de “ativos e passivos”, e sabe como eles influenciam a sua vida financeira?

Se você for perguntar pro nosso farol e colunista aqui da Me Poupe!, o Mitsuo Junior, certamente irá responder algo como: “O conceito de ativo é tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro, que gera renda para a empresa. Os passivos são origem de recursos, porém é sempre relacionado a uma despesa, dívida e obrigação.”

Essa definição, que está 100% correta, ajudou a criar em nós brasileiros alguns conceitos e crenças, como o famoso “sonho da casa própria”. Na minha percepção, esse tipo de sonho é muito fruto dessa noção de que ao ter um imóvel você tem um ativo, ou seja, você tem patrimônio.

E mais uma vez, esse conceito está certo, porém já há algum tempo existem educadores financeiros trazendo um outro olhar para ativos e passivos – que vai além da definição da contabilidade.

Em 1997, o empresário americano Robert Kiyosaki trouxe a seguinte ideia em seu livro best-seller Pai Rico, Pai Pobre: que casa própria não é um ativo, pois ela só tira dinheiro do seu bolso. Ele ainda completou dizendo que, se por acaso você for vender, não sabe exatamente quanto tempo vai demorar para efetivar essa venda, nem exatamente quanto vai receber e que tudo vai depender do mercado estiver disposto a pagar por ela. 

Essas declarações foram um choque na época, mas a verdade é que muita gente entendeu que as palavras de Kiyosaki faziam sentido e, a partir daí, começaram a criar uma “definição popular” dos termos ativo e passivo.

Hoje em dia em finanças se diz que ATIVO é o que coloca dinheiro no seu bolso e que PASSIVO é o que tira dinheiro do seu bolso. Ou seja, um carro que você usa para passear, viajar e para ir ao trabalho, ativo ou passivo?  Passivo, por que você gasta com combustível, seguro, manutenção, impostos. Agora, se você usa esse carro para ganhar dinheiro, como motorista de aplicativo, por exemplo, ele pode ser considerado um ativo.

Entendeu a diferença?

Quando Kiyosaki, lá no final dos anos 90, disse que casa própria não é ativo era isso que ele queria dizer, a casa que você mora só te traz despesas, como condomínio, manutenção, contas de luz e água. Agora se você tem um imóvel que é seu e ele está alugado, ele se transforma em um ativo, pois está te gerando renda.

O conceito de ativo e passivo não é difícil de entender, mas é fundamental para que a gente mantenha uma boa saúde financeira, sabendo adquirir ativos (como bons investimentos) que contribuam para a nossa independência financeira e permitam com que exista um planejamento na compra dos passivos.

Mas ó, não estou dizendo que temos que parar de ter passivos, ein. Afinal, todos temos e, para muitos, é um sonho ter um determinado carro, uma casa na praia ou na montanha, roupas da moda. É só importante sabermos que esses sonhos são passivos e requerem dinheiro carimbado para se realizarem.

Sabendo disso, desejo uma vida cheia de ativos para você!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário