Aprenda de uma vez por todas o que é a marcação à mercado

21 de June | 2022

Uma das principais dúvidas de quem começa a investir em renda fixa, seja no tesouro direto ou no crédito privado, é a marcação à mercado e hoje quero explorar um pouco sobre esse assunto.

Já aconteceu com você de comprar um título do tesouro direto e depois de uns dias olhar lá e ter menos dinheiro do que você colocou? Dá um sustinho né?

Eu já vi muitos investidores iniciantes com essa dúvida, principalmente quando a estão no começo da jornada investidora, tiram lá o dinheiro da poupança e colocam num título do tesouro – já que é um dos caminhos mais seguros.  Depois de um tempo, percebem que têm menos dinheiro do que colocaram. 

A primeira coisa que a gente pensa é que fez besteira, começa a duvidar de que essa coisa de investimento é para você e que o melhor é ficar na segurança das coisas que já conhecemos.

Esse sentimento é super natural, especialmente quando estamos diante de algo novo e desconhecido. Mas estou aqui para te tranquilizar, a marcação à mercado não é um bicho de sete cabeças que está aqui para comer o seu dinheiro. Na verdade em algumas situações ela pode ser uma grande aliada no seu projeto de acumular capital

Mas vamos lá, o que é marcação à mercado ?

Marcação à mercado é você dar um preço justo para um título se, e somente se, você decidir vendê-lo antes do vencimento.

Todo título de renda fixa, possui um vencimento, ou seja, uma data de expiração. Os investimentos que você faz em renda fixa não duram para sempre, chega um momento em que eles acabam e o dinheiro volta para a sua conta com a soma de juros que foram acordados no início.

Eu gosto de explicar assim, toda vez que você faz um investimento em renda fixa você está fazendo um acordo, seja com o governo ou com o banco. Neste acordo, existem regras que envolvem quanto de juros o título vai te pagar, por quanto tempo o tesouro ou o banco vão ficar com o seu dinheiro e qual é a data para devolver isso para você. Uma vez que essas regras forem cumpridas, você vai receber exatamente o que foi combinado.

Agora, e se você quiser vender antes do prazo e pegar o dinheiro antes ?

Aí que entra a marcação à mercado, os valores dos títulos ao longo do tempo podem sofrer oscilações, ter condições diferentes. O momento da economia muda e os valores dos títulos mudam também.

Então, para dar um exemplo prático: se hoje você compra um tesouro prefixado 2025 com 12,55% de rentabilidade, num momento em que a inflação acumulada dos últimos 12 meses está em 12,13% você está ganhando muito pouco nesse título. Só que a inflação não vai ficar alta para sempre, a previsão é que já em 2023 ela chegue perto de 7%.

Quando isso acontecer no seu informe da corretora vai aparecer que você está ganhando dinheiro, o seu título vai estar pagando muito acima da inflação e você será beneficiado(a).

A mesma coisa acontece na situação inversa: você comprou um título em 2018 por exemplo com vencimento para 2024 pré-fixado de 5%,. Com a inflação em mais de 12 de hoje, você teoricamente está perdendo dinheiro, já que se quiser vender esse título agora ele vale menos, uma vez que a rentabilidade que ele oferece é menor do que o que está sendo oferecido no mercado.

Assim, a marcação à mercado não é difícil de entender e você pode se aproveitar dela uma vez que esteja ligado nas tendências da macroeconomia, nos aumentos ou quedas da inflação. É desta forma que você acaba ficando diante de boas oportunidades, como a que eu apontei acima.

Neste momento em que o Brasil está com taxas de juros altas e inflação alta é um ótimo momento para comprar títulos que pagam bem e que vão se valorizar daqui um ano ou dois podendo ser vendidos com lucro. 

Então fique ligado. 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário