Passo a passo do preenchimento da declaração de Imposto de Renda

03 de May | 2022

Quer dominar o passo a passo do preenchimento da declaração do Imposto de Renda e se livrar do acerto de contas com o Leão sem dor de cabeça? Então, quero te mostrar os tipos de preenchimento e como facilitar – e muito – a sua vida. Vamos nessa?

Antes de mais nada, vou te contar sobre as 3 possibilidades que existem hoje: a primeira é iniciar importando o arquivo do ano anterior, que vai puxar as informações da última declaração de imposto de renda; a segunda forma é a pré-preenchida (a que irei destrinchar hoje); e a terceira é a declaração em branco, quando não tem nenhuma informação em nenhum local. 

Mesmo que seja sua primeira vez, recomendo que comece pela pré-preenchida. Essa opção é a mais completa, irá puxar as seguintes informações:

  • A declaração do ano anterior (caso tenha);
  • Dados pessoais na aba identificação;
  • Informes de rendimentos, que é o comprovante que as empresas entregam todo mês de fevereiro do pagamentos feitos no holerite do ano anterior;
  • Os rendimentos isentos e tributados na fonte, seja recebido de investimentos,  rescisão contratual, entre outras;
  • Pagamentos efetuados como consultas, aluguéis, exames entre outros. 

Não restam dúvidas de que isso facilita muito a nossa, já que muitos campos já vêm preenchidos. Quando você puxa os dados pela pré-preenchida é como se as informações se encontrassem.

Assim, um ponto de atenção é para os pagamentos efetuados que, por alguma eventualidade, não aparecem na importação. Nesses casos, é necessário verificar com a outra parte, que é a empresa que emitiu a nota fiscal ou comprovante, qual foi o motivo de desencontro.

É aquele papo: pra receita não existem “histórias” com duas versões, ou seja, os valores declarados por você precisam ser o mesmo emitidos pela empresa. Se uma das histórias está incorreta, a receita chama para fazer as explicações e é preciso provar que sua história é verídica. 

“Boa Mitsuo! E como faço a declaração pré-preenchida?”

O primeiro passo é se cadastrar no Gov.BR e ser ouro ou prata no cadastro. Calma, isso não é pago, são apenas níveis de autenticação. O Prata pede reconhecimento facial pelo aplicativo do GOV.BR reconhecendo junto com sua CNH. Já no nível ouro, esse reconhecimento facial é feito pelo app do GOV.BR, com a câmera do celular. 

Após o cadastro ser aprovado você irá baixar o programa da declaração anual e ir no campo Nova, vai clicar Iniciar Declaração a partir da Pré-preenchida, o último passo é logar na conta cadastrada no GOV.BR e está feito. Agora é conferir e colocar as informações que faltam para entregar sua declaração.

Importante! Sempre confira se as informações foram nos campos corretos, se tiver algum em algum campo errado, corrija. Até a receita identificar o erro e atualizar, demora. Então, com um pouquinho de atenção você evita dores de cabeça desnecessárias.

Facilitou sua vida? Metade do caminho já está percorrido. 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário