Organização financeira: por onde começar

14 de June | 2022

Eu sou uma pessoa que durante muito tempo na minha vida não dei importância ao dinheiro. Simplesmente olhava a minha conta, acompanhava os valores superficialmente e ia gastando conforme a necessidade – e às vezes mesmo que não tivesse dinheiro, eu comprava as coisas também, rs.

Devo confessar que eu não tinha nenhum controle, não tinha metas e nenhum planejamento para usar o meu dinheiro de forma estruturada. O que acabava acontecendo é que eu estava sempre vivendo o hoje, dependente de estar empregado e quase nunca conseguia realizar algum sonho, como uma viagem, ou a compra de um bem de consumo que fosse importante para mim.

Talvez você esteja se identificando comigo. Olha, e se está, você sabe que viver assim é bem frustrante e pode fazer você pensar que a vida tem que ser assim mesmo e que você nunca terá as coisas que almeja. Isso aconteceu comigo. 

Apesar disso, eu resolvi tentar mudar essa realidade e começar a organizar as minhas finanças, porém parecia que enquanto eu tentava controlar o dinheiro eu nunca conseguia e acabava fazendo ainda mais confusão. Até que a revelação óbvia veio até mim, eu jamais conseguiria controlar o dinheiro, eu precisava controlar a mim mesmo.

E pode parecer papo furado, mas quando a gente para e pensa, o dinheiro é só um pedaço de papel ou números numa tela. Mas e aí, o que eu faço com isso?

É a partir desse momento que as coisas começaram a mudar, porque eu percebi que eu precisava estar mais atento às minhas atitudes. E mais do que isso eu precisaria saber o que eu quero e espero da minha vida uma vez que o dinheiro vai ser a ferramenta com a qual eu vou construir o futuro que eu desejo.

Onde quero morar? Quero ter filhos? Como vai ser a minha casa? Eu quero viajar? Para onde eu quero ir? Quais são as experiências que desejo ter? Quais cursos? Como quero estar na minha velhice? Quais coisas ou pessoas eu quero conhecer? O que não abro mão de viver?

Eu passei e ainda passo por esse processo, porque sem saber o que eu quero eu não consigo ter metas, e sem metas a minha ferramenta chamada dinheiro fica sem objetivo.

Sem saber o que se espera da vida, quais são seus sonhos e objetivos, acaba ficando sem sentido essa história de controlar e gerenciar dinheiro… é só viver.

Planejamento financeiro pessoal só funciona se você tiver a fim de viver bem e realizar sonhos. Sem isso, é um trabalho vazio.

Então, a minha dica para você que não quer mais viver a frustração de não realizar nada, o primeiro passo é organizar a sua cabeça. Faça uma lista de sonhos, de metas e objetivos que você tem. Depois, olhe para os seus hábitos, coloque no papel tudo que você gasta, veja se não está gastando em coisas desnecessárias ou que podem ser reduzidas.

Se comprometa com esse processo, leve a sério. Só com esses pequenos passos você vai as coisas começando a mudar para você.  A partir daí vale aprender mais e ir mais fundo no planejamento para refinar mais a construção da sua vida dos sonhos.

Eu confio em você ! Precisando de ajuda pode contar comigo !

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário