Empreender ou trabalhar fixo? Descubra o que é melhor pra você!

01 de March | 2022

Você nutre um forte desejo de se aventurar como empreendedor(a), mas não está certo se esse é o caminho que mais se encaixa ao seu perfil? Então, rola a tela, porque a nossa equipe preparou um conteúdo especial, capaz de evitar que você caia em ciladas e garantir que você faça boas escolhas.

Por Me Poupe!

O-lá, Me Poupeira! e Me Poupeiro!

Hoje, vamos direto ao ponto: quem aí moooorre de vontade de empreender, mas ainda está cheio de dúvidas sobre abandonar os trabalho fixo? Bom, se você faz parte da parcela da população que sonha em ter um negócio próprio, melhor seguir aqui com a gente e testar se esse caminho de fato combina com o seu perfil. Então, papel e caneta na mão, e que comecem os jogos exercícios. 


Gosto ou não gosto?

Esse exercício vai revelar se você tem mais aptidão ao trabalho fixo, no qual você é empregado, ou se tem um perfil de empregador. Mas ó, abre o olho porque você também pode usar pra várias outras decisões que estão aí engasgadas, como: 

  • Largo meu emprego ou persisto nessa posição?
  • Tenho duas propostas, qual soa melhor?
  • Peço férias completas ou parciais?
  • Caso ou compro uma bicicleta? (risos)

Bom, ele é bem simples – mas super poderoso -, e temos certeza que vai ser um ótimo exercício pra você conhecer melhor as suas vontades. Vamos lá, como o tema é empreender X trabalhar fixo, você vai montar dois quadros, um com o tema “empreender” e o outro, obviamente, com o tema “trabalhar fixo”. Cada um dos quadros deve ser dividido em dois, com os títulos de “gosto” e “não gosto”. 

Aí, é partir pra prática: vá preenchendo todos os prós e contras que conseguir pensar sobre cada uma das áreas. 

Ex.: Gosto de empreender, porque sou meu próprio chefe.
Não gosto, porque tenho que lidar com burocracias e protocolos

Gosto de trabalhar fixo porque sei exatamente quanto vou receber no fim do mês
Não gosto, porque preciso cumprir um horário fixo.

E então, deixe sua imaginação fluir, converse com amigos que estão na posição oposta da sua e vá anotando no detalhe o que faz ou não sentido pra você!

PENSA QUE ACABOU? Nananinanão.

Hora de dar pontos!

Com a lista de gostos e desgostos feita, chegou o momento de pontuar. Para cada frase que você anotou, dê uma nota de 1 a 5, sendo que 1 quer dizer que o “gosto” (ou desgosto) significa POUCO pra você, e que o 5 quer dizer que a frase significa MUITO pra você. 

Com os pontos distribuídos, tá na hora de testar se a matemática tá em dia (risos). Você vai somar, separadamente, os pontos de cada quadro. Some os “gostos” do empreender e subtraia pelos “desgostos” da mesma categoria, e repita o mesmo processo para o quadro de trabalho fixo.

Difícil visualizar esse exercício sem um exemplo mais claro, né? Então, pera lá que a gente já resolve isso. Dá uma espiada nesse conteúdo do nosso insta e clareie sua mente!

E nada melhor do que fechar esse exercício com exemplos VIVOS! Sim, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, a gente quer te convidar pra assistir o ÚLTIMO episódio do Reality Me Poupe! com a participante Raquel Stapait, uma empreendedora guerreira que largou a carreira de analista de sistemas pra abrir sua própria cafeteria – mas que acabou com uma dívida de mais de R$200 mil

AH-QUE-CILADA!

Será que a Nath foi capaz de desfuder a vida financeira da Raquel? Será que as chacoalhadas que ela levou durante os episódios anteriores foram suficientes? 

O final dessa história já está no ar! 😮 Chegou a hora do acerto de contas, corre aqui e assista já!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário