Ceia de Natal: dá pra ser gostoso e barato sim!

16 de December | 2021

É unânime: todo mundo quer ter o direito a uma ceia farta, saborosa e, é claro, que não pese no bolso! Hoje, vou te mostrar que unir esses três pilares não só é possível, como é necessário. Vamos nessa?

Por Margarete! 🥄

Das coisas boas de dezembro, tem três muito comuns que eu amo: os encontros, as decorações típicas e a comilança! E cá entre nós, quando o assunto é comida, eu sou uma verdadeira mestre cuca e separei umas dicas valiosas pra você ter uma ceia incrível – gostosa pra barriga e, melhor ainda, pro bolso!

E antes que eu meta a colher na sua cozinha, quero saber se você já se cadastrou pra receber os nossos PRESENTES de fim de ano! Ainda não? Vem logo celebrar sua virada financeira aqui no AH, QUE FESTAS!

Agora vamos pôr logo essas cartas ideias na mesa pro seu Natal ficar ainda mais delicioso? Eu vou trazer quatro estratégias infalíveis pra você economizar nas compras da Ceia e, de bandeja, vou deixar duas receitinhas MA-RA-VI-LHO-SAS, direto da minha família pra sua. Simbora!

#1 CEIA COLABORATIVA É O NOME DELA!

A primeiríssima estratégia que eu gostaria de sugerir – e que a gente já adota aqui em casa há anos – é a da ceia colaborativa! 

“O que isso significa, Margarete? Vou sair pedindo dinheiro pro povo?”

Não, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. A ideia da Ceia Colaborativa é que cada pessoa ou família prepareum prato. Sim, já que a confraternização é de todos, porque não dividir as tarefas (e os gastos, é claro!)?

É bem mais prático do que parece. Basta que o anfitrião estabeleça os “guarda-chuvas” de cada categoria de prato e, assim, cada pessoa convidada pode escolher o que prefere pegar. 

Bora de exemplo!

  • Petiscos – frutas secas, patê e pães, frutas da temporada, castanhas, frios.
  • Saladas – salpicão, maionese de batatas, salada de folhas, mediterrânea, antepasto de berinjela, molhos.
  • Carnes – lombo, peru, tender, pernil, rocambole.
  • Acompanhamentos – arroz à grega (com ou sem uva passa? 😝), arroz de forno, farofas, quiche, legumes assados, rondelle.
  • Sobremesas – rabanadas, brigadeirão, pudim, pavê.

Daí basta estipular quantos pratos de cada categoria e voilá!

#2 PESQUISA DE PREÇOS

Às vezes me sinto um tocador de disco riscado, repetindo sem parar: “pesquisa de preços”; “pesquisa de preços”; “pesquisa de preços”.  

Mas é que essa estratégia não só é básica como INDISPENSÁVEL pra te trazer economia! Pesquisar preços faz com que você encontre promoções ou descontos que impactam no orçamento final de uma compra. Por isso, eu já falei, vou repetir e espero que você absorva isso: PESQUISE PREÇOS!

A maioria dos mercados e lojas já conta com um site de buscas do qual você tem acesso aos valores de cada item, o que facilita – E MUITO – a dinâmica de escolha do melhor lugar. 

#3 QUESTIONE OS COSTUMES

Arroz com uva passa? Pernil, peru, frango assado e tender? Cerejas, lichia e romã? 3 tipos de sobremesas diferentes? 

PERA AÍ. Estou fazendo escolhas ou apenas sendo conduzida(o) pelo que a sociedade colocou como “norma”? Pois bem, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, trago verdades cortantes: você NÃO precisa fazer igual a todo mundo. 

Já pensou em fazer o seu prato favorito ao invés de se render às tradições? Já pensou em fazer apenas um tipo de carne ao invés de 3? E em suspender aquele arranjo de frutas que ninguém nem come? Pensou em substituir a torta de frutas vermelhas dos filmes por uma de abacaxi, que é fruta da época?

Sim, trazer esses questionamentos à tona e fazer diferente pode ser um ótimo caminho pra economia!

#4 CRIATIVIDADE PRA REAPROVEITAR!

Ai gente, eu não sei pra vocês… mas pra mim, cozinha é um espaço de colocar a criatividade pra jogo! A alquimia da interação entre os alimentos é apaixonante e poder criar um prato a partir do zero é GOSTOSO DEMAIS. 

Tá, sou suspeita pra falar, mas arrisco dizer que quem se abre pras INFINITAS possibilidades gastronômicas tem chances de ser mais feliz, comer melhor e ainda economizar MUITO!

Levando em conta a nossa tendência ao exagero e os altos índices de desperdícios nos pós-confraternização, pensei que uma quarta estratégia muito sábia seria a de reaproveitar a Ceia do dia 24 pra fazer AQUELE bem-bolado no dia seguinte. 

“Tá, Margarete! Eu não quero comer os mesmos pratos!”

Oxe, e quem foi que disse que seriam os mesmos? É aí que entra a CRI-A-TI-VI-DA-DE! O que sobrou por aí?

  • Aves – faça o recheio de tortas salgadas
  • Arroz – quem é que não ama um bolinho de arroz?
  • Salada de maionese – com poucos ingredientes ela pode virar um salpicão!
  • Antepasto ou patê – faz uma quiche, mulherrr!
  • Frutas secas/castanhas – monta um saladão bem chique!

Bom, e antes que eu me despeça, palavra dada é palavra cumprida! Deixo duas receitas que são o xodózim lá de casa, pra vocês se inspirarem e reproduzirem aí pra quem amam! Espero que gostem e deixem aí nos comentários quais serão as estratégias pra uma Ceia deliciosa e econômica por aí.

SALPICÃO DIFERENTÃO

Essa receita surpreende até os mais conservadores e, eu tenho certeza que vai te deixar de queixo caído. Como sou super fã de receitas vegetarianas, eu não só tirei o tradicional frango da versão clássica, como inclui a possibilidade de um ingrediente INUSITADO! 

Ceia de Natal: dá pra ser gostoso e barato sim!

INGREDIENTES

200g de JACA VERDE cozida (sim, a fruta!)

1/4 xícara uva passas (opcional)

1 cenoura ralada

1/2 cebola 

1 talo de salsão ou uma maçã

1 pimentão vermelho pequeno

100g de azeitonas verdes picadas

2 colher sopa azeite de oliva

Suco de 1 limão

Cheiro verde a gosto

Sal e temperos a gosto

1 pote de iogurte natural, creme de leite ou creme de inhame (alô, veganos!)

Com a jaca verde cozida, desfiada e temperada (sal, pimenta do reino e ervas), você monta o salpicão daquele jeitinho de sempre. Ingredientes picadinhos, mistura tudo, joga o iogurte-creme de leite e acerta os temperos!

RABANADA SIM!

A sacada dessa receita é: comece HOJE a juntar os pães que sobram do seu café da manhã ou da tarde! Vá armazenando na geladeira, dentro de um saco de pão e de um saco plástico – fazendo isso, te garanto que eles duram até o dia 24. Além de evitar o desperdício, você deixa a sua receita mais barata.

Ceia de Natal: dá pra ser gostoso e barato sim!

INGREDIENTES

10 pães “velhos”

4 Ovos

2 xícaras de leite (substitua por água pra uma versão econômica)
½ xícara de açúcar fino

Canela em pó e sal a gosto

Óleo pra fritar

O modo de fazer é bem simples! Mistura leite, açúcar, canela e sal em um recipiente e no outro bate os ovos. Com os pães fatiados, você mergulha na mistura de leite (e deixa absorver um pouco), passa na mistura dos ovos e depois leva direto pro óleo quente. Dourou? Sirva com açúcar e canela polvilhados!

ah-que-festas-presente-de-natal

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário