A Síndrome do Impostor pode estar atrasando a sua vida profissional

26 de April | 2022

Sabe quando você não se acha capaz de fazer determinada tarefa, mesmo tendo estudado e se preparado pra desempenhá-la com êxito? Se você já sentiu isso, pode estar diante da Síndrome do Impostor, uma condição que atrapalha muito a vida de um modo geral e acaba esbarrando no sucesso profissional.

Por Me Poupe!

Surpreendentemente ou não, a Síndrome do Impostor é uma condição que atinge cerca de 70% das pessoas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Dominicana da Califórnia.

U-A-U, esse número é altíssimo!

Isso significa que, se você já se sentiu como uma fraude, não quis assumir uma responsabilidade porque acreditou que não tinha condições pra isso, sentiu que não merecia estar com um(a) companheiro(a) incrível ou achou que não poderia aceitar uma promoção no trabalho, saiba: você definitivamente não está sozinho(a).

Esses são apenas alguns exemplos que esbarram na tão falada síndrome do impostor, condição muito comum e que faz com que as pessoas não acreditem no seu próprio potencial. Ela pode atrapalhar as pessoas em suas vidas pessoais, nos relacionamentos, nos avanços de carreira e em qualquer outro contexto em que elas não se sintam aptas pra enfrentar novos desafios. 

Aliás, se você é do tipo de pessoa que não investe com medo de que vai fracassar, você está vacilando! a Me Poupe! tem uma ótima notícia! Nesta quarta-feira (27), a Nath Arcuri vai fazer o primeiro WORK$HOP DA RIQUEZA, com aquela aula GRATUITA e necessária pra quem quer romper barreiras e começar a investir.

JÁ CLICA AQUI E ATIVA O LEMBRETE!

Bom, mas voltando à Síndrome, na contramão da postura arrogante de quem acha que “tudo sabe”, essa condição pode afetar qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, não importa o quão bem-sucedida ela seja – e vamos te provar isso.

Elas já sofreram e você nem sabe…

A condição afeta mais as mulheres do que os homens e isso pode estar relacionado às dificuldades que o público feminino enfrenta no mercado de trabalho. Ainda encontramos mais homens em cargos de liderança e a diferença salarial entre os gêneros é espantosa: mulheres ganham, em média, 20% menos do que os homens.

“Mas eu tenho certeza que quem já é rica, famosa ou bem-sucedida não lida com a impostora interior!”

É aí que você se engana, Me Poupeira! e Me Poupeiro!

A escritora, apresentadora, comunicadora, empresária e chef de cozinha, BELA GIL, revelou que já teve que lidar com esses pensamentos sabotadores em inúmeras situações! Aliás, perdeu essa entrevista de [email protected] do Dinheiro? Corre aqui pra assistir porque tá IN-CRÍ-VEL (e não tem impostor que diga o contrário 😜)

A atriz norte-americana Meryl Streep, que já ganhou o Oscar três vezes, confidenciou em uma entrevista que fica pensando “por que alguém vai querer me ver de novo em um filme?” Além disso, ela revelou que por vezes vem uma voz interna dizendo “não sei atuar, então porque continuo fazendo isso?”.

“E como é que eu identifico essa condição e saio dessa roubada?”

O diagnóstico não é tão simples, até mesmo porque alguns dos sintomas dessa síndrome podem conter máscaras sociais que dão uma roupagem “positiva”. Mas não se deixe enganar, essa condição não é boa e pode atrapalhar muito a sua vida.

Alguns dos principais sintomas da Síndrome do Impostor são:

  • Autossabotagem – acha que não merece, ou que não dá conta, de determinado cargo e tarefa, por isso, faz de tudo pra fugir dessas responsabilidades;
  • Autodepreciação – não vê nada de positivo no que faz e sempre fica procurando defeitos em seu trabalho;
  • Perfeccionismo – vive na busca incansável pelo “perfeito” já que nunca acha que o seu trabalho está bom o suficiente;
  • Comparação – a pessoa fica o tempo todo se comparando e se colocando pra baixo ao encontrar “defeitos”;
  • Avessa a elogios – é isso mesmo, ela não sabe lidar com elogios de outras pessoas;
  • Medo de exposição – tem medo de se expor, de ser criticada ou julgada.

Outra característica marcante de quem tem essa condição é querer agradar todo mundo. Isso porque a pessoa com síndrome do impostor se sente muito insegura e  precisa ter sempre a aprovação dos outros. Se identificou com algum dos sintomas?

O que fazer pra se livrar da síndrome do impostor?

A síndrome do impostor pode atrapalhar muito a sua carreira e impedir o seu desenvolvimento profissional. Contudo, existem formas de tratar essa condição, como, buscando uma terapia, pedindo feedbacks de amigos, chefes e clientes, pedindo pra alguém de confiança analisar o seu trabalho. 

É claro que estamos todos LONGE da perfeição e somos passíveis de erros, por isso, respeitar as próprias limitações e entender que a pluralidade é que faz as coisas irem pra frente, é a grande sacada!

Olhar pra Síndrome do Impostor é uma forma de brecar esse sabotador interno que pode nos impedir de alçar voos altos, conquistar metas, alcançar a independência e ser feliz! E então, bora transformar isso?

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário