6 conselhos se sua meta é crescer profissionalmente

17 de May | 2022

Colocou as metas no papel e viu que vai precisar de um aporte maior? Cansou de estar no mesmo lugar? Tem sonhos ousados para sua profissão? Vou deixar aqui 6 conselhos para você ir colocando em prática e acelerar a corrida por suas metas profissionais. Bora?

1. Se dê condições para crescer

Pense em uma planta. Para ela crescer é necessário sol, água, adubo. Se um deles está prejudicado, provavelmente esse crescimento não virá. Se sua meta é crescer profissionalmente, lembre-se: é preciso se adubar, regar e colocar a cara no sol.

Invista em você, busque capacitação, apareça, fale de seu trabalho e seus resultados. E se dê tempo e espaço como profissional e como pessoa.

Sobrecarregou? Se permita assumir menos responsabilidades. Muitas vezes um “não” abre portas para um “sim” bem melhor. Acerte-se e, mais tarde, enfrente seus objetivos com a cabeça leve e a motivação renovada.

2. Crie uma rotina

Estratégia e constância são alimentos de meta! Uma rotina te ajuda a ter constância e botar sua estratégia em prática, além de tornar automáticas tarefas que hoje ocupam seu “espaço mental”.

E nessa rotina não esqueça do  “tempo livre” e “tempo para a família ou quem você ama”! Um bom descanso é metade do trabalho feito. Por isso, respeite o tempo destinado ao trabalho para atingir suas metas.

Também é muito fácil se perder em mídias sociais e outras plataformas de entretenimento. Não precisa abrir mão do Netflix ou do olho no Instagram, mas a hora gasta em promover sua carreira deve estar garantida. 

3. Fatie sua meta

Nosso cérebro tem maior facilidade em se engajar em tarefas mais fáceis. Sonhe no macro, grandes planos, mas trace suas metas pensando no micro. É tentador sonhar e ficar olhando apenas para o resultado, lá na frente. Mas pra te efetividade é sempre bom começar com pequenas ações. Pegue seu grande sonho profissional e divida em tarefas menores.

Melhorar o inglês, fazer o curso necessário, distribuir currículo, preparar o plano de carreira. Concluir essas tarefas menores fará com que você sinta o gostinho da realização e te motivará a continuar seguindo em frente.

4. Agir pequeno, sem perder a visão de longo prazo

Sim, vou te falar o contrário do conselho anterior. Mas é só pra te lembrar que você não deve perder de vista onde quer chegar. Aliás, você sabe exatamente onde quer chegar? Não?! Pense nisso agora.

Quando você tem uma visão, ela leva em consideração seus valores, seus talentos, as suas metas profissionais passam a ter muito mais sentido. Se você não sabe onde quer ir, pode pegar qualquer estrada que quiser, porque todas levam ao mesmo lugar – a lugar nenhum!

Ou pior agarrar aquela “oportunidade” que na verdade foi só um desvio que te levou um pouco mais longe de quem você quer ser.

5. Festeje as conquistas!

Você pode ainda não ter chegado onde quer, mas se recompense por vitórias: no longo, médio e curto prazo. Reconhecer e comemorar conquistas – das menores às maiores –  que te aproximam de onde você deseja ir tem um efeito surpreendente na sua caminhada. 

Finalizou um curso? Saia para jantar, tire um tempo pra si. Ganhou uma promoção? Você se virava sem esse dinheiro extra. Pegue uma parte e conheça um novo lugar (pode ser na cidade vizinha). Ter equilíbrio é se dedicar ao trabalho, mas valorizar a pessoa que está evoluindo: você.

6. Avalie seu progresso constantemente

Suas metas profissionais também devem ser SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido) – não sabe como? Leia sobre isso aqui. Isso vai te dar condições de medir seu progresso, corrigir o que for necessário e focar no que está dando certo.

Meta não é verbo. Tenha metas inteligentes. Uma meta bem definida já percorreu boa parte do caminho em ser bem sucedida.

Extra: Busque quem já percorreu o caminho

Nada melhor para te ajudar nas metas profissionais do que ter uma mentora ou mentor. Provavelmente, há alguém por aí que conseguiu o que você está tentando fazer agora. Se conecte a pessoas dispostas a te  oferecer conselhos úteis (e é muito importante que você saiba o que busca). 

Aprender com os erros e acertos de outra pessoa é a maneira menos dolorosa de crescer. Fora que isso dá uma gás e uma inspiração sem tamanho!

Espero que esse texto te ajude a traçar metas profissionais o quanto antes. Trace sua estratégia, coloque em um lugar visível, avalie sempre. Você vai se surpreender onde suas metas irão te levar!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário