Viagem de férias? Fuja do convencional e economize

06 de julho | 2022

Nada de destinos muito procurados na alta temporada: a dica agora é se planejar para descansar e deixar o bolso tranquilo também. Confira algumas sugestões para você tornar esses dias mais gostosos e aproveitar tudo da sua viagem!

Por Me Poupe!

As crianças entraram em férias escolares ou você vai tirar aquele descanso merecido do trabalho. Aí, vem a dúvida: o que fazer sem gastar muito?

Se você tem a oportunidade de viajar e decidiu isso de última hora, existem algumas dicas que você deve seguir para garantir essa folga de uma forma leve, barata e bem divertida. Vem com a gente!

Busque destinos menos badalados

Dependendo da época que você vai tirar férias, a escolha do destino pode fazer TODA a diferença no seu orçamento. Por exemplo, se você vai viajar no verão, o litoral é o lugar mais procurado por todo mundo.

E é justamente nessa época que os preços de tudo – da hospedagem à alimentação, passando pelo preço das lembrancinhas – sobe. Segundo levantamento feito pelo Kayak, site de buscas de passagens aéreas, o valor médio dos bilhetes de ida e volta para os destinos nacionais mais procurados subiram até 62%. Já os de rotas internacionais aumentaram 32%.

Para evitar essa alta, existem duas coisas legais para se pensar:

  1. Conseguir se planejar com antecedência, podendo encontrar valores abaixo da média;
  2. Procurar por destinos menos badalados dependendo da época do ano que você vai viajar. Se as suas férias estão programadas para o verão, ir para regiões mais montanhosas é uma ótima opção – e vice-versa.

Rache as suas despesas com caronas

Se você vai viajar sozinha ou sozinho, que tal rachar as despesas da viagem em aplicativos, como o BlaBlaCar?

Se você tem carro e vai pro seu destino de férias com ele, ofereça caronas através desses aplicativos. Agora, se está em busca de um transporte, eles também podem ser uma alternativa. Normalmente, a viagem tende a ser mais barata, confortável e rápida em comparação com os ônibus.

🔔 Ah, só um alerta: tome cuidado ao utilizar esses aplicativos! Verifique se a pessoa que está oferecendo ou se vai pegar a carona com você tem avaliações positivas no perfil.


Faça as contas sobre a hospedagem

Quando viajamos, existe uma dúvida bem comum se ficamos em um hotel ou hostel, ou se alugamos um lugar no Airbnb. Como decidir? Faça as contas!

Por exemplo, se você vai viajar sozinha ou sozinho, muitas vezes vale a pena pegar um hotel ou hostel. Mas, se você está num grupo maior, que tal alugar uma casa?

Coloque num papel TODAS as despesas que você terá nessa viagem e veja qual opção sai mais em conta. Uma dica aqui é não ter medo de negociar! Os hosts de Airbnb, por exemplo, já estão acostumados a lidar com propostas de negociação e isso, com certeza, terá um impacto positivo no seu orçamento final.


Planeje as despesas de alimentação

Os gastos com alimentação tendem a ser um dos maiores, principalmente se você não se planejar financeiramente. O planejamento começa já na decisão de onde você vai se hospedar: se optou por um hotel, o café da manhã ou todas as alimentações já estão inclusas? Se foi um hostel, tem um lugar para fazer pequenas refeições? Mas, se você preferiu um Airbnb, a casa ou apartamento tem uma cozinha equipada?

Uma pequena compra de supermercado de snacks e coisas que você pode ir beliscando durante os passeios do dia pode evitar gastos maiores do que o planejado. Além disso, mapear os restaurantes do seu destino e já dar aquele confere nos cardápios com antecedência, além de ser uma estratégia inteligente, ainda te fará economizar tempo durante a viagem.

Roteiro de passeios e procure por opções culturais gratuitas

Uma última dica tem relação com os passeios. Se você quer economizar, existe MUITA opção gratuita. Ah, e alguns lugares oferecem entrada gratuita em determinados dias da semana.

Por isso, vale a pena criar um roteiro dos lugares que você gostaria de ir e entender se tem essa gratuidade. Se não, quanto custa e se esse valor está dentro do seu orçamento para a viagem.

E aí, quais outras dicas você tem para economizar nas suas viagens? Conta aqui pra gente!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Seja o primeiro a deixar seu comentário