Por que eu devo saber sobre economia em 2023?

28 de December | 2022

Vocês já parou para pensar que têm coisas que influenciam a nossa vida sem que a gente perceba?

Por exemplo, eu tenho o hábito de pegar o metrô para me movimentar; especialmente entre a minha casa e o trabalho. É uma viagem relativamente curta e costuma ser rápida, o que garante uma ótima qualidade de vida, já que não pego trânsito, consigo ler e ainda fico no ar condicionado.

Agora, para que isso aconteça uma série de coisas precisam estar alinhadas e funcionando bem! O sistema da catraca eletrônica precisa estar funcionando, as escadas rolantes e acessos à estação precisam estar limpos e sem obstruções, os painéis que indicam os horários e direção dos trens precisam estar em ordem, os trilhos e trens precisam estar com a manutenção em dia e etc.

Isso quer dizer que uma série de equipamentos e pessoas precisam estar todos os dias alinhados para que a minha viagem aconteça. No dia a dia eu não paro para pensar nesse ecossistema, eu não reflito sobre como toda esta complexidade está afetando a minha vida.

Eu estou usando o metrô como exemplo, mas pense em todas as coisas complexas que precisam funcionar muito bem para que a sua vida seja do jeito que é. São inúmeros exemplos que poderíamos elencar aqui sobre tudo que passa despercebido no nosso cotidiano.

Agora, por qual motivo eu estou trazendo essa reflexão sobre as coisas que não percebemos? Porque a macroeconomia é uma dessas coisas! Ela está presente o tempo todo e influencia toda essa cadeia de coisas que permeia a nossa vida.

Como a macroeconomia impacta a minha vida

Já começo essa reflexão com um exemplo conhecido: a inflação. Se você é Me Poupeiro! ou Me Poupeira! raiz sabe que a inflação é o aumento dos preços ocasionado pela perda de valor da moeda em relação a ativos de real valor. Isso quer dizer que, na verdade, a inflação não são as coisas ficando mais caras, mas sim o seu dinheiro valendo menos.

Outro exemplo, é a taxa de juros, que acaba por influenciar uma série de coisas, inclusive a sua vida.

“Como assim, Gustavo?”

Bom, quando temos uma alta taxa de juros, normalmente é porque temos também uma inflação alta. Com o seu dinheiro valendo menos pode ser que você precise de um empréstimo pra colocar uma meta em prática. No entanto, ele vai seguir as taxas de juros do momento e isso pode ser extremamente problemático, uma vez que você vai acabar pegando um empréstimo ou financiamento caro.

Isso vale para pessoas físicas, mas pense também nas empresas. Se custa caro para a empresa pegar um financiamento para crescer, construir uma nova fábrica ou o que seja, ela pode decidir que não é o momento. Isso impacta diretamente na criação de empregos e no giro da economia, é claro.

Estudar economia é tarefa de casa

É praticamente impossível nomear em um único texto todos os possíveis efeitos da macroeconomia em nossas vidas, pois cada pequena coisa que muda vai afetar de um jeito a sociedade. Os setores diferentes da economia, as regiões do país e por consequência as diferentes pessoas são impactadas de formas distintas. 

Entender os mecanismos da macroeconomia e como as engrenagens político, econômico e sociais funcionam vai te dar um olhar mais apurado e garantir uma autonomia pra lidar com o próprio dinheiro. 

Vai ser como olhar para a estação de metrô e ter uma boa noção se o trem vai chegar na hora ou se vai se atrasar. Com essa informação talvez você tome a decisão de não ir de metrô nesse dia.

Então se eu puder dar uma dica, devore os conteúdos da Me Poupe!, se informe e busque cada vez mais entender os efeitos da Macroeconomia no seu dia a dia! Eu garanto que vai valer a pena e vai mudar a sua relação com o dinheiro em 2023!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário