O que Stranger Things, O Hobbit e Star Wars podem te ensinar sobre dinheiro?

30 de June | 2022

Que o mundo nerd dá dinheiro, todo mundo sabe. Mas, que lições para as nossas finanças dá pra tirar de alguns filmes e séries? É isso que a gente te conta aqui.

 Por Me Poupe!

Não é novidade nenhuma que tudo que envolve produções do universo “nerd” rende rios de dinheiro. Das bilheterias dos filmes de super-heróis passando para o merchandising de quadrinhos, séries, livros e outros filmes de sucesso, a grana rola solta.

Os 4 filmes lançados pela Marvel Studios em 2021 arrecadaram, no mundo inteiro, mais de US$3,1 bilhões. Se levarmos em consideração que o primeiro semestre do ano ainda havia um número bem grave de contaminação pela Covid-19, é um valor e tanto.

Mas, nem só dando dinheiro para os estúdios de cinema, streamings e outras empresas que vivem os nerds. É possível tirar aprendizados super bacanas dos filmes e séries que fazem parte do coração de cada uma dessas pessoas.

Agora, na véspera do TÃO ESPERADO lançamento da nova temporada de Stranger Things, levantamos 6 coisas que podemos aprender sobre finanças com os renomados: Star Wars, Stranger Things e O Senhor dos Anéis. Bora ver?

Lição #01: Pague suas dívidas em dia

“Se eu não pagar Jabba the Hutt, sou um homem morto” – Han Solo

Embora seja altamente improvável que você acabe congelado criogenicamente em carbonita, nunca pense que as datas de pagamento das dívidas são meras sugestões.

Em Star Wars, Han Solo devia uma quantia significativa ao gângster galáctico Jabba the Hutt, o que o levou a colocar Boba Fett, um caçador de recompensas, atrás do piloto.

Han não honrou seus pagamentos. E então Jabba procurou cobrar suas dívidas.

Agora, pense em qualquer empréstimo pessoal sem garantia ou dívida de cartão de crédito de maneira semelhante. Pague-os com zelo religioso à medida que vencem.

O ideal é não se endividar, mas, caso aconteça, tenha um bom senso de não pedir emprestado a senhores do crime intergaláctico e conte com a ajuda da nossa musa das finanças pra tirar o pé da jaca. No Reality Me Poupe! ela te ensina todo um passo a passo de como se livrar das dívidas e progredir. Duvida? Então, clique aqui para assistir.

O que Stranger Things, O Hobbit e Star Wars podem te ensinar sobre dinheiro?

#PraTodosVerem: imagem em movimento do Jaba, personagem do Star Wars, rindo.

Lição #02: Busque conselhos de especialistas – e não do Sidnelson 

“Eu posso te ajudar, sim” – Yoda

Dá pra dizer que a busca por “conselhos de profissionais” é uma constante em toda a saga Star Wars. A ordem Jedi é baseada em uma relação entre mestre e aprendiz. Luke inicialmente procura conselhos de Obi-Wan Kenobi e depois de Yoda. Obi-Wan em tempos anteriores é mestre de Anakin, o pai de Luke.

Cada um dos Jedis acima fornece aconselhamento independente, confiável e alinhado a um sistema de valores e ética da Força. Em comparação, o “Lado Negro” é dominado por conflitos inerentes e de interesses próprio.

Da mesma forma, quando se trata de alguém que vai te passar alguns conselhos, confie em pessoas que você sabe que estão do seu lado e que seguem um código de ética e profissionalismo.

Por exemplo, se você for procurar por alguém que te ajude a trabalhar com renda variável, procure por pessoas que tenham CNPI, que é o Certificado Nacional do Profissional de Investimento. O Profe. Mira, por exemplo, é uma pessoa que pode te dar vários conselhos. Quer alguns deles? Clique aqui.

Ah, e uma coisa: sabemos que Luke só começa realmente a aprender com Yoda quando abre sua mente e está pronto para buscar e receber conselhos. Portanto, se você sabe que precisa de aconselhamento financeiro independente, esteja preparado para ouvir e agir de acordo com esse conselho.

O que Stranger Things, O Hobbit e Star Wars podem te ensinar sobre dinheiro?

#PraTodosVerem: imagem em movimento do Yoda, personagem do Star Wars, dizendo “Que embaraçoso”.

Lição #03: Grandes retornos exigem grande risco

Como qualquer pessoa interessada em investimentos te dirá, para garantir um maior retorno é preciso correr um maior risco.

Quando saiu para uma aventura rumo à Montanha Solitária, Bilbo Bolseiro recebeu a promessa de que ganharia 1/14 do tesouro que havia naquela montanha. Mas é claro que ele precisou lutar com sucesso contra um dragão gigantesco para colocar as mãos no dinheiro.

Assim como Bilbo, se você puder aceitar o risco diante de alguns investimentos, você poderá ganhar uma grande quantia. Claro, as apostas são altas e você pode não conquistar o que tanto almeja.

Os investimentos de renda variável são voláteis e arriscados, mas, geralmente, são os que têm o melhor rendimento. Quer se aprofundar nesse assunto e fazer uma carteira de centavos se transformar em uma carteira de milhões? Então, clica aqui.

Fica com isso em mente: nem todos os hobbits são feitos para a batalha como Bilbo, assim como nem todos os investidores são capazes de suportar o risco de perder grana com renda variável.

O que Stranger Things, O Hobbit e Star Wars podem te ensinar sobre dinheiro?

#PraTodosVerem: imagem em movimento do Bilbo, personagem de O Hobbit, correndo e falando “Estou indo para uma aventura!”.

Lição #04: Reservas de emergência são importantíssimas

Num determinado momento da sua jornada em O Hobbit, os anões usam suas moedas para pagar Bard, o Arqueiro, para ajudá-los a chegar até a Montanha Solitária em segurança.

Ter uma reserva de emergência é essencial para aqueles momentos de grande perrengue. Veja só: os anões foram expulsos da sua mina de ouro por um dragão cuspidor de fogo e, ainda assim, foram capazes de obter o suficiente entre eles para pagar a Bard o que ele pediu.

Se isso não é ter uma reserva de emergência digna de uma Me Poupeira! ou Me Poupeiro!, o que seria então?

Por isso, fica a lição: ter uma reserva de emergência não é algo negociável e irá te ajudar muitas vezes a sair de uma situação complicada. Pra você entender quanto de dinheiro precisa guardar para montar sua reserva de emergência, você pode fazer uma simulação aqui.

Mesmo quando os tempos parecem difíceis, economizar um pouco ajudará muito quando você realmente precisar.

O que Stranger Things, O Hobbit e Star Wars podem te ensinar sobre dinheiro?

#PraTodosVerem: imagem em movimento de um salão repleto de ouro.

Lição #05: O perrengue tá grande? Chame seus amigos pra se divertir em casa!

Ao longo da primeira temporada de Stranger Things, os meninos passam muito tempo no porão de Mike jogando Dungeons & Dragons. Eles passam horas e horas jogando e nunca ficam entediados.

Na segunda temporada, eles assumem um hobby mais caro – jogos de arcade. Embora ainda bastante acessíveis, eles nunca parecem se divertir tanto.

Por isso, a lição que fica é essa: tá sem grana? Quer economizar no rolê? Marque alguma coisa em casa! Organize aquele encontro onde cada um contribui com o que tem e pronto, dá pra garantir uma boa economia.

O que Stranger Things, O Hobbit e Star Wars podem te ensinar sobre dinheiro?

#PraTodosVerem: imagem em movimento dos personagens de Stranger Things. Algumas crianças estão atrás do Dustin, que o surpreendem. Ele grita e espirra algo na cara de um deles.

Lição #06: Andar de bicicleta é mais barato do que dirigir 

Stranger Things se passa numa cidadezinha na década de 1980, uma época mais simples e onde dava pra ir de bicicleta de um lado pro outro.

Agora, você consegue imaginar como seria a vida se as crianças tivessem que contar com seus pais para levá-las de um lado para outro ao invés de andar de bicicleta? Ainda mais com a gasolina de hoje em dia, não ia ter perseguição a demogorgon nenhum! 

A lição que essa particularidade de Stranger Things é: se possível, use transporte público e bicicleta. E tente fazer tudo que tá numa mesma rota – nada de ir num lugar, voltar pra casa, ir pro outro e por aí vai. Não vai dar certo. E pode ter um monstro à espreita por aí…

O que Stranger Things, O Hobbit e Star Wars podem te ensinar sobre dinheiro?

#PraTodosVerem: imagem em movimento das crianças de Stranger Things andando de bicicleta.

E aí, gostou dessas lições? Você já tinha percebido esse tipo de coisa nesses filmes e séries? Tem outros insights a partir desses momentos? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário