Motivação, disciplina e finanças? Entenda a relação dos três

03 de November | 2022

Ô-lá, Me Poupeiras e Me Poupeiros! 

Quero te convidar a se questionar sobre quantas vezes pensamentos como este passaram por sua cabeça:

 

“Como eu queria ser disciplinada(o) para investir todo mês?” ou 

“Hoje eu simplesmente não tenho vontade de fazer nada”. 

 

Se você já pensou uma dessas coisas, precisa ler o texto até o final! 

 

Treinando a habilidade da disciplina 

 

O foco é definido pela capacidade de se concentrar em um alvo ou objetivo e manter-se nessa direção. O foco é um recurso da nossa cognição, isto é, é uma função do nosso cérebro e está associado à nossa atenção. 

 

Já a disciplina é uma habilidade de fazer o que precisa ser feito, independente da vontade estar presente ou não. É se organizar para se manter regularmente executando uma atividade ou comportamento. Isso significa, que ter disciplina não é uma característica “herdada” ou “biológica”, mas é uma construção. 

 

“Okay, Daiane. Entendi, mas o que isso tem a ver com finanças e como entender isso pode me ajudar?” 

 

Imagina que você precisa ir para um lugar desconhecido em outra cidade, você não tem nem ideia de como chegar, o que você faz? 

 

Entra no carro e depois coloca o endereço no GPS. Certo? Pois então! Você precisa saber para onde está indo, se não, qualquer lugar servirá, inclusive nenhum (eu sei que isso doeu, respira fundo e vamos lá). 

 

O foco é como se fosse o GPS, porque ele nos ajuda a dar o direcionamento! Com ele você descobre a melhor rota para chegar lá e consegue priorizar o que é importante para ti. Já a disciplina é o carro, é a ferramenta que tu vai administrar para chegar até o destino. 

 

E nas finanças, especialmente quando começamos a conhecer esse universo, precisamos entender qual será a finalidade daquele dinheiro, ter um foco, um endereço para incluir no GPS e respectivamente será necessário manter a disciplina para seguir investindo mês a mês. 

 

Agora corre pra pegar papel e caneta para anotar essas dicas da riqueza! Ou ainda melhor, já salva esse artigo para ler quantas vezes forem necessárias! Bora lá… 

 

  1. Aprenda a dizer NÃO

Para manter o foco e a disciplina você precisará dizer muito mais “Não’s” do que “sim’s”. 

Eu entendo que às vezes tememos magoar alguém ou até decepcionar, mas lembre-se: SEMPRE haverá um não, seja para o outro ou para você mesma.

Quando você diz sim para uma compra que te direciona para longe do seu objetivo, você está dizendo não para si mesma. 

Nem sempre você conseguirá acompanhar o estilo de vida de quem está do seu lado, por exemplo, acompanhar em restaurantes caros. Quando você escolhe fazer algo que financeiramente não consegue bancar, acaba gastando o dinheiro da sua meta ou ainda pior, fazendo uma dívida. 

Se você renunciar ao seu objetivo para fazer alguém feliz estará ignorando os seus próprios desejos, ou seja, irá se anular e perder o próprio foco. 

 

2. Não espere, faça!

O grande problema da maioria das pessoas quando se refere a disciplina é esperar ter ânimo, vontade ou empolgação para fazer o que precisa ser feito.

A disciplina vem da compreensão do porquê eu estou fazendo isso e da persistência em fazer mesmo estando em um dia ruim.

Toda vez que você esperar por um sentimento positivo estar presente para iniciar, você puxará o seu próprio tapete. Deixará para amanhã, e depois de amanhã e assim por diante, até se sentir cada vez pior por não conseguir atingir as suas metas e ficar patinando no mesmo lugar. 

Quer ter disciplina nos estudos? Comece. Faça um pouco todo dia. Quer começar a investir? Comece mesmo que seja com R$10.

 

3. Restrinja-se a uma atividade por vez ou no máximo duas

Talvez você pense: “Mas Daiane, eu consigo fazer duas atividades ao mesmo tempo”. 

E sim, você consegue fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo, porém, inevitavelmente haverá prejuízos na qualidade do desenvolvimento e passarão informações despercebidas. 

Isso acontece porque nós temos três principais tipos de atenção: 

  1. Atenção concentrada: quando o foco está em apenas um estímulo; 
  2. Atenção dividida: quando faz duas coisas ao mesmo tempo e se atribui a mesma importância; 
  3. Atenção alternada: aquela que se intercala entre duas coisas. 

 

Mas para toda ação ocorrer o tempo médio para reconhecer e responder a um estímulo é de 2-3 segundos. Isso significa que quando você está fazendo duas coisas ao mesmo tempo, está gastando energia e tempo. 

De o primeiro passo do jeito que for possível, ele será o mais importante de todos e como diz o Yoda dos filmes de Star Wars: “o seu foco é a sua realidade.”

Qual é a sua realidade? Qual realidade você deseja a partir de hoje? 

 

Até a próxima!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário