Lula x Bolsonaro: descubra as propostas econômicas que podem afetar o seu bolso!

10 de October | 2022

Conheça os principais pontos presentes no plano de governo dos candidatos e qual é a expectativa do mercado para um possível resultado das eleições.

Por Me Poupe!

 

Com a proximidade do segundo turno das eleições presidenciais, que acontece no próximo dia 30 de outubro, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que cada candidato tem prometido de mais importante. 

 

Isso se dá pela falta de conhecimento quanto aos projetos de governo dos elegíveis. Mesmo que 53% dos eleitores declarem interesse em política (segundo o estudo Panorama Político 2022, elaborado pelo Instituto DataSenado), muitos desconhecem o principal: quais são as reais intenções dos candidatos e o que está no seu projeto de governo.

 

Mesmo com as repercussões dos debates, que foram pautados por discussões acaloradas e trocas de acusações, muita gente não conseguiu entender quais são as propostas dos candidatos.

 

Por isso, resolvemos fazer neste post uma breve análise das propostas econômicas de Lula e Bolsonaro, e mostrar o que alguns especialistas estão dizendo sobre um possível governo de cada um dos candidatos sobre a forma como vão lidar com a economia brasileira.

 

Quer ver como tudo isso vai impactar seu bolso? Segue o fio!

algoritmo da riqueza

Propostas de governo federal

Aqui, você vai encontrar um resumo das principais propostas econômicas dos candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles foram colocados por ordem alfabética, sem favoritismos, ein!

Jair Bolsonaro

Lula x Bolsonaro: descubra as propostas econômicas que podem afetar o seu bolso!

A principal proposta que o candidato à reeleição prega é a de liberdade econômica. Segundo o documento enviado e disponível para acesso público no site do TSE – que você pode acessar clicando aqui -, Bolsonaro explica que “não há qualquer ligação com tabelamento de preços” e que o governo federal busca a redução de impostos com “responsabilidade fiscal”.

 

Outro ponto que o plano de Bolsonaro também destaca é a promoção de ações para acabar com a responsabilidade do governo sobre empresas e serviços públicos, como os Correios e a Petrobras. Isso aconteceria através da concessão de serviços públicos, de parcerias público-privadas e da privatização de estatais, como no caso da Eletrobras.

 

Em contrapartida, o plano de governo ressalta a linha de atuação em que o setor privado lidera a condução do crescimento econômico. No texto, existem várias menções aos investimentos angariados com as realizações dos leilões de concessão.

 

Será que isso vai funcionar?

 

Finalmente, as reformas tributária e administrativa – que foram debatidas com afinco durante a campanha de Bolsonaro em 2018 – também estão em foco para um possível segundo mandato. No plano de governo é determinada uma reforma administrativa “com foco na valorização do setor” e uma reforma econômica “com simplificação de impostos e correção de 31% na tabela do Imposto de Renda.

 

Luiz Inácio Lula da Silva

Lula x Bolsonaro: descubra as propostas econômicas que podem afetar o seu bolso!

O plano de governo proposto pelo ex-presidente Lula – que pode ser visto na íntegra aqui – tem como principal ponto o combate ao endividamento e o desalento das famílias em vulnerabilidade. O texto também cita um compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável, “com estabilidade, investimento produtivo, justiça tributária e transparência” na definição e execução dos orçamentos públicos.

 

Eventualmente no cargo, o petista determina enquanto tarefa prioritária a coordenação da “política econômica para combater a inflação e enfrentar a carestia, em particular a dos alimentos e a dos combustíveis e eletricidade”.

 

Inclusive, o combate à inflação foi citado cinco ao longo do texto, no qual também existe uma crítica à atuação do governo vigente neste processo de combate à alta dos preços. Porém, uma leitura atenta do documento mostra que nenhuma ação foi apontada como certeira para ser tomada em um eventual governo petista quando o assunto é o combate à inflação.

O que dizem os especialistas?

À CNN, especialistas disseram que o resultado das urnas no primeiro turno pode pressionar Lula a dar mais detalhes sobre seu plano econômico e equipe para atrair os eleitores mais moderados. O nome de Henrique Meirelles é bem visto pelo mercado em um eventual governo, segundo os economistas, principalmente sobre a incerteza do cenário fiscal.

 

“Tanto o presidente Bolsonaro quanto o ex-presidente Lula sinalizaram a intenção de substituir o teto constitucional de gastos como principal âncora fiscal, mas não está claro o que vem a seguir”, ressaltaram as equipes de análise de política, economia e estratégia da XP.

 

“O resultado do primeiro turno mais apertado do que o esperado aumenta a possibilidade de reeleição do presidente ou de um Lula mais ao centro, podendo trazer uma equipe econômica mais responsável à questão fiscal, como o Meirelles, por exemplo, e, inclusive, podendo anunciar a sua equipe econômica antes do dia 30 de outubro”, afirmou Pedro Serra, chefe de pesquisas da Ativa Investimentos.

 

Eleições, o mercado e os investimentos

Ao Globo, alguns especialistas alertaram que a disputa apertada entre Lula e Bolsonaro pode gerar um resultado surpreendente para o mercado. Para Julio Fernandes, sócio e gestor dos fundos multimercado macro da XP Asset Management, o resultado da corrida eleitoral pode embalar um rali dos ativos locais na segunda-feira, dia 31. “A bolsa deve abrir subindo bem, juros longos cedendo e real apreciando, a depender do desempenho das outras moedas”, ele disse.

 

Já para Luiz Fernando Figueiredo, ex-diretor do Banco Central e sócio da Mauá Capital, o bolsonarismo saiu fortalecido do primeiro turno, à medida que governadores e senadores ligados ao presidente Jair Bolsonaro venceram o pleito por todo o país. “Essa configuração, aliada a uma eleição bem mais acirrada, deve se refletir positivamente nos mercados”.

 

Segundo a reportagem, isso acontece porque, mesmo num cenário Lulista, onde há dúvidas sobre o compromisso fiscal por parte do mercado, a configuração que se desenhou para o Congresso impediria mudanças muito drásticas.

 

“O resultado que saiu no primeiro turno indica que, se for Bolsonaro, continua a agenda de reformas, mas se for Lula, é um Lula mais ao centro, o que é uma coisa positiva”, ele conclui.

 

E aí, tá pronta ou pronto pra exercitar seu direito cidadão com consciência?

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário