Fundos de Investimentos Imobiliário (FIIs): será que chegou a hora de olhar pra eles com mais atenção?

13 de July | 2021

Com a alta da popularidade e o atrativo da isenção de impostos nos dividendos gerados, os fundos de investimentos imobiliários tem atraído cada vez mais investidores que desejam lucros mais abundantes. Se você é um desses que despertou o olhar pra esta modalidade, que tal ler o nosso texto e descobrir se os FIIs são o tipo certo de investimento pra você?

Por Me Poupe!

Já pensou em ser sócia ou sócio de um shopping ou de uma grande empresa da construção civil? Sim, você pode, mas não necessariamente do jeito que está imaginando. Estamos falando dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), uma excelente oportunidade a ser considerada por aqueles que estão iniciando a jornada na renda variável. 

“Uia, Me Poupe! Eu, tendo participação em um shopping? Me explica isso melhor?”

Claro, minha pupila e meu pupilo! Te contamos tudo! Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) são um tipo de investimento de renda variável – há outros, como as ações da Bolsa de Valores e os ETFs (Exchange Traded Fund), que são os fundos de índice da Bolsa de Valores. Aqui já detalhamos o que são investimentos em renda variável, se você quiser dar dois passos atrás.

O investimento em fundos imobiliários nada mais é do que investir dinheiro em ações das grandes corporações do mercado imobiliário. É um investimento em imóveis, sem precisar comprá-los. Significa que você vira dona ou dono de um pedaço daquele imóvel, por meio de um fundo, ou seja, vira sócio de um conjunto de diferentes tipos de imóveis ou de papéis de imóveis. 

FIIs em valorização

Os fundos imobiliários vêm sendo valorizados e a tendência é que se valorizem ainda mais, sobretudo porque, com a pandemia cedendo, aos poucos as pessoas vão voltando a circular em espaços físicos de comércio e a economia vai se moldando para uma melhora. Mas voltando aos fundos imobiliários… Você ficou com alguma dúvida?

“Ah, é agora ou já! Como eu já tenho a minha reserva de emergência, acho que chegou a hora de fazer meu dinheiro render melhor e investir em fundos imobiliários! O que eu preciso fazer, Me Poupe!?”

Ah, QUE FESTA, DOS INVESTIMENTOS EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS!!! 

Bom, vamos lá: vou te dar um passo a passo.

Primeiro passo: saber o seu perfil de investidora ou de investidor

Você já deve ter conta em corretora de valores ou banco digital, né? Quando você abre uma conta em uma corretora, são feitas algumas perguntas sobre você e suas finanças – é o tal do Suitability, que vai descobrir qual o seu perfil de investidor. Essa prática, inclusive, é um passo fundamental para começar a investir e uma norma da CVM, a Comissão de Valores Mobiliários.

Segundo passo: ter no mínimo R$ 100 para começar a conhecer os Fundos Imobiliários

Se você já tem a sua reserva de emergência, está fazendo renda extra e decidiu avançar uma casa no mundo da renda variável, você precisa ter no mínimo essa quantia para, imagina só: ser sócia de um shopping!

Nathalia Arcuri dizendo "Sua rica!", com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “Sua rica!”, com a legenda dizendo a mesma coisa e corações na tela

Terceiro passo: ter conta em uma corretora de valores

Só é possível fazer investimentos em fundos imobiliários tendo uma conta em uma corretora de valores, pois é lá que você terá acesso ao Home Broker, que é a plataforma digital de investimentos na Bolsa de Valores. E atenção: busque uma corretora que não cobre taxa de para investimentos em fundos imobiliários.

Quarto passo: entender o Home Broker

Essa dica é de ouro, literalmente. Só conhecendo bem todos os “corredores desse lugar” de nome esquisito será possível você ter autonomia para saber escolher e fazer seus investimentos. “E esse lugar fica onde, Me Poupe!?” Então, as corretoras de valores dão o caminho para você usar a plataforma. Aqui a Nath Arcuri deu aula sobre como passear pelo Home Broker.

Quinto passo: escolher um Fundo Imobiliário

A parte mais difícil de investir em um fundo imobiliário é escolher o melhor. Só quem pode recomendar a escolha de um fundo imobiliário é um analista, uma pessoa certificada. Toda corretora apresenta análises de especialistas, pra você acompanhar, mas o mais interessante é você saber avaliar e definir qual o fundo imobiliário mais adequado pra você, de acordo com as suas preferências e o seu perfil.

 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WELLINGTON FERNANDO DA CUNHA 22 de July | 2021

Bom dia, galera do me poupe! Sempre acompanho vocês, gostei das dicas do MIra. Obrigado.