Comece a economia sustentável dentro de casa

17 de February | 2022

Falar de sustentabilidade até pouco tempo atrás era considerado um diferencial. Hoje, virou um assunto praticamente obrigatório. Empresas, governos e cidadãos estão cada vez mais preocupados em preservar nossos recursos não renováveis. E se você também faz parte desse grupo crescente e quer saber como pode começar a fazer diferença, a gente vai te mostrar algumas iniciativas simples pra você incorporar a economia sustentável dentro de casa.

Por Me Poupe!

Antes de mais nada, temos uma pergunta importante: você sabe o que é economia sustentável?

Se você não tem certeza, a gente te conta! A economia sustentável é um conceito que resume o uso responsável de recursos, ou seja, a preocupação em aproveitar e preservar nossos bens naturais finitos. Assim, ela busca diminuir o impacto das nossas ações no mundo, indo contra a corrente do consumo desenfreado.

Além disso, a economia sustentável prioriza indicadores como a qualidade de vida em vez de focar apenas no lucro e preza pela preservação do meio ambiente.

A verdade é que quando tomamos consciência de que algo pode acabar, ativamos o modo de “preservação”, certo? E Me Poupeira! e Me Poupeiro! de verdade já sabe que não adianta só poupar dinheiro, é preciso ir além.

O conceito aplicado em empresas e replicado na mídia

Conforme o assunto ganha cada mais visibilidade, países têm se mostrado mais preocupados, adotando medidas de comprometimento internacional para reduzir os danos de produção de diversos setores.

Grandes e pequenas empresas também têm implementado medidas inovadoras para produzir de forma mais sustentável. E os consumidores não ficam de fora na hora de comprar.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Union + Webster, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), indicou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

E 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso. Portanto, se você empreende deve considerar as ações sustentáveis como forma de agregar valor ao seu negócio e de diminuir sua pegada ambiental.

Economia sustentável começa dentro de casa

Já ouviu aquela frase “comece mudando o mundo com você”? Pois é isso mesmo que queremos propor. Ações individuais fazem MUITA diferença e ainda podem influenciar as pessoas ao se redor a fazerem o mesmo.

Então, reunimos algumas sugestões do que você pode fazer no seu dia a dia, na sua rotina, direto do seu lar. Pequenas ações com grandes impactos! Bora?

1- Acabe com os desperdícios

Começamos com o óbvio, mas que MUITA gente ainda deixa passar. Sabe aquele banho super demorado que você adora tomar? Ele consome muita água e energia elétrica. E aquela comidinha que sobrou e você acha que não tem salvação? Sabia que ela pode se transformar num outro prato saborosíssimo?

Fazemos muitas coisas sem pensar muito e pode ser que você nem se dê conta daquilo que desperdiça. Então, nossa dica é que você  pegue papel e caneta e anote tudo que você acha que tem desperdiçado.

Prestenção nesse exemplo:

  • Compro 10 pães franceses por semana, mas acabo jogando alguns duros fora. Vou reduzir pra 7, fazer torrada ou farinha de rosca com o que sobrar.
  • Lavo o quintal duas vezes por semana usando água. Posso passar a alternar lavadas e varridas. 
  • Tomo banhos de 20 minutos, consigo reduzir para 10.
  • Faço compras de mercado mensais e acabo não conseguindo usar tudo. Vou passar a comprar semanalmente pra ter mais controle e menos desperdício. 

Pegou a ideia?

E por falar em conta de luz e chuveiro, deixamos aqui um vídeo com dicas de como economizar, pra você já começar a fazer diferente hoje!

2 – Aplique os “3 Rs” da sustentabilidade

Vivemos em uma cultura em que é muito comum descartar. Descartamos as embalagens, papel, vidro, roupas que julgamos não serem mais úteis e muitas outras coisas como se elas fossem para o universo mágico do lixo.

Mas esse universo não existe, e todo nosso descarte chega em aterros sanitários, no mar e em muitos outros pontos do meio ambiente, prejudicando cadeias inteiras.

Já ouviu falar nos R’s da sustentabilidade? Reduzir, reutilizar e reciclar são os conceitos chave para transformar a sua relação com o mundo.

Com o REDUZIR, você repensa o seu consumo, pisa no freio e passa a adquirir novos bens apenas quando eles forem NECESSÁRIOS! Aqui, vale aplicar o mantra poderosíssimo que a musa Nath já ensinou: QUE ME PRE PO DE. Não sabe do que estamos falando, então, dá um clique e aprenda já

REUTILIZAR é o princípio que retoma o hábito de dar novos significados a itens antigos ou que perderam sua utilidade original. Então, antes de descartar, pense “como posso seguir utilizando esse item?

Por exemplo, embalagens de delivery podem servir como potes de marmita. Vidros podem ser utilizados para armazenamento de molhos e sopas. Roupas que não servem para serem doadas, se transformam em panos de limpeza. E por falar em roupa, por que não utilizar a água da máquina pra lavar o chão do quintal ou da área de serviço?

E, então, RECICLAR seria a “última” alternativa do ciclo sustentável, isso nos casos em que não foi possível reduzir e nem reutilizar. Esse é o “R” mais conhecido, mas não necessariamente o mais importante. O caminho mais sábio é conseguir colocar todos os princípios em prática.

3 – Transforme itens e hábitos

Se não deu pra cortar o desperdício, reutilizar ou reciclar, você pode transformar!

“Ah, Me Poupe!, e como é que eu faço isso? Transformo o quê?”

Bom, você pode considerar mudanças simples, como:

  • Comprar folhas de papel reciclado em vez do tradicional branco;
  • Utilizar coletores menstruais em vez de absorventes descartáveis.
  • Trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de led, que são livres de metais pesados e podem economizar até 90% de energia comparada à modelos tradicionais.
  • Utilizar eletrodomésticos que consumam menos energia, com selo procel de preferência A.
  • Aproveitar a iluminação natural da casa para economizar luz elétrica e instalar placas solares para alternar com a energia elétrica. 
  • Restos de alimentos como cascas, folhas e café se transformam em matéria prima para compostagem, que servem para fertilizar o solo.
  • Que tal ter uma hortinha em casa e colher suas próprias verduras?

Já que estamos falando de comida, temos um dado MUITO SIGNIFICATIVO e chocante: você sabia que o Brasil desperdiça mais de 41 MIL TONELADAS de alimentos POR DIA? Essa quantidade daria pra alimentar 25 MILHÕES DE PESSOAS 😱

Ficou chocada e chocado, né? Pois é! Pensando nisso, a Me Poupe! chamou o chef Edson Leite pra passar a faca nesse desperdício e ensinar TRÊS RECEITAS incríveis com aproveitamento integral dos alimentos! Sim, você diminui o desperdício e ainda economiza dinheiro!

Agora conta pra gente, qual dessas ideias de economia você já aplica ou vai começar a aplicar na sua casa.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário