Você já sabe que dia é hoje?
Hoje é DIA DO IDOSO, uma data criada pra lembrar a importância de proteger e cuidar dessa geração (eu acho, aliás, que nem deveria ser preciso ter um lembrete, é obrigação, não é mesmo?).
E essa data mexe comigo, dá até uns suores aqui no sovaco, porque também traz à tona a necessidade real de estarmos PREPARADOS PARA A NOSSA VELHICE, para nossa aposentadoria, para os dias em que – dizem por aí – seremos mais felizes.
Mas calma! Vou contar aqui algumas coisas pra você começar a planejar a sua aposentadoria HOJE MESMO.
Por Me Poupe!
Eu fico nervosa e pistola, porque eu sei, e não adianta disfarçar, que você Me Poupeira! e Me Poupeiro! já pode ter caído nos truques do Paul, nosso cérebro. O que isso significa? Significa que sua cabeça pode estar tramando contra você e criando barreiras pra não chegar na melhor idade toda e todo trabalhado na riqueza.
Você já pensou que era muito cedo pra começar a planejar sua aposentadoria? Ou então, que já não dava mais tempo de começar a pensar nisso?

#PRATODOSVEREM: Nath apontando pra tela, gritando “Te peguei!”.
Se você já acompanha ao Me Poupe!, sabe que nosso cérebro gosta de pregar peças e sinto dizer que isso pode ter acontecido com você!
“Mas, por quê? O que isso significa?”.
É simples – mentira não é tão simples, mas eu vou resumir pra te ajudar, então PRESTENÇÃO!
POR QUE NOSSO CÉREBRO NÃO QUER PLANEJAR O FUTURO?
Tem diversos motivos e um deles é que o seu cérebro tem uma função biológica que segue a todo custo: ele quer que você sobreviva. Ele quer proteger você dos perigos de ataques de predadores, garantir que você tenha todas as suas necessidades fisiológicas atendidas e que a espécie humana continue existindo.
E, de certa forma, isso precisa acontecer mesmo – imagina se nosso cérebro não estivesse atento, por exemplo, ao cheiro de gás ou qualquer outro perigo? Mas o problema é que, ele ainda não evoluiu tanto desde os tempos em que os homens viviam na caverna e muitos dos perigos já mudaram (pelo menos eu espero que ninguém esteja sendo ameaçado por mamutes!).

#PRATODOSVEREM: Nath, sentada no sofá, com expressão de dúvida.
Paul acha que esses perigos e necessidades ainda são os mesmos e, pra garantir que você vá conseguir escapar do ataque de mamutes e caçar a sua comida, ele precisa economizar energia. Por isso, o Paul QUER que você pense menos, ele prefere que você escolha as coisas mais fáceis, mais automáticas e que não gaste tempo planejando. E você já aprendeu que o planejamento é o caminho para o enriquecimento lícito, não é mesmo?
Bom, o resumo é: Paul não quer que você se planeje, mas pra enriquecer e ter uma aposentadoria plena (e pra tudo na vida) você PRECISA SE PLANEJAR. Entendeu que essa conta não fecha? E quem é responsável por mudar isso?

#PRATODOSVEREM: Nath olhando para a câmera e gritando “Você!”
Isso mesmo, você!
Então, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, eu vou dizer aqui em caixa alta com destaque: ⚠️ NÃO É CEDO E NEM TARDE DEMAIS PRA PLANEJAR SUA VELHICE. ⚠️ Se você ainda não começou, comece HOJE!
Vou te ajudar com algumas dicas, vem comigo.
DICAS PARA ANOTAR NO CADERNO E FIXAR NA CABEÇA:
#1 Comece fazendo uma faxina:
É isso mesmo, separa o caderno, lápis, extrato bancário e as luvas pra fazer uma verdadeira limpeza na casa.
Não adianta nem começar a planejar seu futuro se você não souber a situação do seu presente: entenda qual é o seu orçamento, quanto você custa por mês e que gastos podem ser reduzidos ou eliminados de vez.
Quer mais ajuda? Tem passo a passo aqui:
#2 Organize seu orçamento:
Sim, ainda tem mais arrumação pra fazer! Agora que a casa tá faxinada, vamos colocar as coisas nos devidos lugares? Pra isso, utilize a técnica 70/30.
“Mas o que é isso agora? Como assim, 70/30?”
Calma, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, é muito simples, a ideia desse método é olhar para o seu salário e dividir da seguinte maneira: 70% dele é pro essencial e 30% pra investir.
Tem vídeo ensinando essa receita aqui:
#3 Calcule quanto você vai precisar quando se aposentar:

#PRA TODOS VEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera, balançando a cabeça e perguntando “Vamos começar?
Faxina feita, coisas nos lugares certos, agora falta entender como você quer estar em sua aposentadoria (e não é só pensar na praia não, vamos pensar em segurança financeira).
Você sabia que a saúde financeira indica a qualidade da sua velhice? Ou seja, ter dinheiro é uma questão de segurança. Então, vamos ao planejamento e avalie QUANTO dinheiro você quer ter quando chegar em sua aposentadoria (e sem depender do INSS porque não tá fácil, viu? Aliás, se quiser saber porque, tem post aqui: link).
Agora é hora de fazer as contas e olhar lá pra frente porque, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, se você não souber de quanto precisa e não der nome pra esse dinheiro, chegar lá vai ser impossível.
Com esse valor traçado você está pronto pra buscar as opções de investimento que melhor se adequam à sua meta. Que orgulho!
E FALANDO NISSO, QUE TAL PLANEJAR A SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA AGORA?
Separei pra você um vídeo que a Nath e o Mira ensinam quanto o seu dinheiro precisa render para ganhar da inflação em longo prazo. SPOILER ALERT: eles calcularam a média da inflação pros próximos anos… Só vem:
E aí? Partiu aposentadoria rica?
Comenta aqui em que etapa do planejamento você está agora!
Até a próxima!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário