Violência financeira contra idosos: Aonde fomos parar?

22 de June | 2014

Nunca antes na história destes país os velhinhos apanharam tanto da própria família. Esta violência não deixa marcas pelo corpo, mas pode ser igualmente dolorosa. E o que você pode fazer para proteger seus velhinhos queridos e fofinhos? Nath responde!
Por Nathalia ArcuriViolência financeira contra idosos: Aonde fomos parar?
Espancamento, abandono, extorsão… Imagine-se velho e vulnerável a tudo isso. Difícil imaginar que existam pessoas capazes de se aproveitar da fragilidade de um idoso para explorá-lo, seja lá da maneira que for. E pior: a covardia, na maioria das vezes, começa dentro de casa e de um jeito silencioso.
A secretaria de Direitos Humanos divulgou hoje um número preocupante: 21% das denúncias de abusos contra idosos se referem à violência financeira. Como assim? Eu explico:
O idoso tem lá a sua aposentadoria, que aliás nos últimos anos ganhou fôlego e poder de compra. Ai ele e a família descobrem a maior praga na vida dos aposentados: o empréstimo consignado. Este tipo de crédito muitas vezes é oferecido ao idoso via telefone e bastam alguns minutos com um atendente simpático para cair numa cilada. O pagamento da dívida é descontado direto na folha de pagamento do INSS, obedecendo o limite de 30% do valor total da aposentadoria. Por exemplo: Se a sua avó ganha R$1000,00, pode comprometer até R$300,00 mensais com este tipo de dívida.
Acontece que a sua avó nunca quis fazer o tal empréstimo, mas tem aquele sobrinho que descobriu as facilidades do consignado e como não tem registro em carteira, deu um jeito de convencer (ou de enganar) a doce vovozinha.
E isso é o de menos! Uma assistente social entrevistada pela Folha de São Paulo citou o caso de um filho que tentou gravar as impressões digitais do próprio pai no leito de morte na UTI para fazer um crédito consignado no nome do aposentado.
Ludibriar, enganar e tirar vantagem de idosos é crime! E sabe qual é a única maneira de protegê-los do perigo? Repassando a informação. Agora que você já sabe o que são os empréstimos consignados e que manipular velhinhos não é legal, faça a sua parte, compartilhe a informação e seja uma velhinha segura e feliz!
Nathalia Arcuri – Me Poupe
photo-nathalia
Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Thais Brito de Oliveira 01 de December | 2017

Nath, já trabalhei com concessão de crédito para pessoas de baixa renda, e é incrível a quantidade de pessoas da família que se aproveitam da ingenuidade de outras pessoas para obter vantagem, só de presenciar esse tipo de situação já ficava muito mal.

Chagas 01 de May | 2017

Interessante.

Alessandro 26 de August | 2016

Minha mãe está passando por uma situação parecida. Pensionista do Exército, teve empréstimos de valores altos em seu nome, outras dívidas no SPC e SERASA, inclusive a compra de um carro zero kilômetro... O problema maior disso tudo é que não tem coragem de reclamar ou denunciar, pois quem, realizou tais ações, foi sua própria filha... É realmente preocupante, principalmente porque me sinto de mãos atadas... Não posso fazer a denúncia, pois a mesma considera que minha irmã não fez por mal.