Tá com um monte de coisa parada em casa e tá pensando em ir pra rua vender tudo? Eu também já tive essa ideia. E ela só não deu mais errado porque eu tive SORTE! Isso mesmo: eu dei sorte por ter dado só um pouco errado. Deu pra sentir o tamanho do erro?!
Por Bruna Andriotto
Essa história é da época do reality Me Poupe! no YouTube. Eu fui a primeira desfudida do reality e estava tão desesperada para fazer renda extra que nem pensei direito: parti logo para ação!
No sábado, a Nathalia Arcuri me falou que eu precisava fazer 3 mil reais de renda extra. E, no domingo, a Avenida Paulista estaria fechada para carros!
Pra quem não é de São Paulo, essa é uma avenida super movimentada mas que, aos domingos, fica aberta ao público. Tem de tudo: cantores, bandas, gente andando de bicicleta e de skate, feirinha de comidas e muita gente vendendo coisas lá.
Então, pensei em fazer o mesmo! E enchi uma mala de coisas minhas para vender, principalmente lenços, sapatos e bolsas. Fui até a Avenida Paulista (que fica bem longe da minha casa, a pelo menos uma hora e meia de transporte público!), estendi uma toalha no chão e coloquei as minhas coisas em cima pra vender, tudo bem baratinho.
Dia errado
Só que, na minha pressa pra ganhar mais dinheiro, eu agi totalmente sem pensar e não raciocinei que, se todo mundo vende coisas na Paulista, o lugar é super disputado. Então, existe uma grande concorrência ali!
Poucas pessoas se interessaram em ver o que eu estava vendendo e, nesse tempo, eu só consegui vender uma luva e um lenço por 15 reais.
Pra piorar, eu só consegui ficar duas horas ali, porque começou a chover! Nessa hora, decidi recolher tudo e voltar pra casa.
Eu sei o que você tá pensando… “15 reais pra duas horas não é tão ruim, Bruna!” É verdade. Só que eu gastei 12 reais de passagem pra ir e voltar. Então, meu lucro foi de TRÊS REAIS!
Pois é, não valeu nada a pena. Mas poderia ter sido bem pior…
Quer vender na rua? Cuidado com a multa!
Afinal, apesar de ter tido um lucro muito pequeno, pelo menos não tive prejuízo. Mas poderia ter tido!
Eu não sabia, mas é necessário fazer um cadastro específico na prefeitura para vender as coisas assim na rua. Eu simplesmente peguei minha mala e fui, mas poderia ter levado uma multa de mais de 200 reais!
Então, se você quer vender suas coisas desse jeito na sua cidade, é melhor pesquisar direitinho antes pra ver se é permitido e não correr esse risco.
Agora, quer saber o que eu fiz com as coisas que não vendi? Levei pra casa, fotografei e anunciei em sites. Assim, vendi quase tudo! Demorou mais, fui vendendo aos poucos. Mas pelo menos não levei nenhuma multa tentando fazer renda extra!
E você, já tentou vender suas coisas usadas na rua? Me conta como foi nos comentários!
Nossa, também não sabia que precisava de cadastro. Tentei somente uma vez. Fui vender minhas trufas de chocolate na frente de uma escola. Expectativa: uma roda de crianças e mais crianças em volta de mim, me dando o dinheiro de moeda. Realidade: crianças e responsáveis pelas crianças me olhando de forma desconfiada, fazendo questão de passar bem longe de mim e eu com cara de tacho. hahahaha
Ahhh Bruna eu já fiz essas loucuras também, aliás eu fico o tempo todo tentando renda extra hahahaha. Tenho quatro filhos, e vivo vendendo alguma coisa aí mesmo tempo que tento criar um conteúdo digital e ainda criar um infoproduto hahaha. Ou seja.... Entendo muito bem seu desespero. Me identifico muito, e admiro mais ainda ?.