Como proteger seu dinheiro e evitar golpes depois do maior vazamento de dados do Brasil #TechDicas

01 de February | 2021

Na semana passada, foi divulgado um vazamento de dados que é, até hoje, o maior caso do tipo no Brasil. Mais de 223 milhões de pessoas tiveram os dados vazados. E o Brasil tem 212,6 milhões e habitantes. Ou seja: é mais dado do que gente!

Por Fernando Jobs

“Como assim, Jobs???”

É que esse número contabiliza o total de CPFs que foram vazados. E, na lista, também tem o de pessoas que já faleceram!

Mas não é só o CPF. Também podem estar, entre os dados vazados, nome, sexo, data de nascimento, endereço, número de telefone e até fotos de rosto! Além disso, tem placas de carros e números de chassi, imposto de renda, cheques sem fundo que tenham sido emitidos, scores, escolaridade, benefícios do INSS que a pessoa pode estar recebendo e até informações sobre servidores públicos e CNPJs.

Nathalia Arcuri fazendo cara de susto

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo cara de susto

Sim, mepoupeira e mepoupeiro, é MUITA coisa. E, pelo volume do vazamento, vale considerar, por precaução, que alguma coisa sua pode estar ali também.

Importante: não tem nenhum site “oficial” onde você possa conferir isso. Até onde se sabe, esses dados são vendidos por criminosos na deep web, ou seja, não são fáceis de encontrar! Além disso, quando o assunto é sua segurança online, todo cuidado é pouco. Então, não insira seus dados em qualquer site pra ter uma confirmação. Afinal, você pode estar entregando eles de bandeja ao fazer isso!! Aliás, ao fazer isso, você pode até fornecer dados que não tinha sido vazados.

Qual o risco do vazamento de dados?

Com essas informações nas mãos, criminosos podem tentar aplicar vários tipos de golpes. Por exemplo, é possível, pelo menos em teoria, abrir contas em bancos no nome de outra pessoa, pedir cartões de crédito, até fazer o saque do FGTS e se inscrever pra receber benefícios do governo!

Outra forma desses golpes acontecerem é com gente tentando te enganar, se passando por empresas, bancos ou instituições bancárias e até pelo governo, por exemplo. São aquelas ligações e emails que vira e mexe a gente ouve falar, de cobranças, avisos de que existe um débito no seu nome ou até te pedindo pra pagar um boleto de uma compra, sabe?

Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

Ou seja, além dos golpes que você já está de olho normalmente, é bom redobrar a atenção agora. Você já sabe que não é pra clicar em links suspeitos, mas nem sempre esses links são suspeitos! Afinal, quem quer que você caia em golpes sabe criar emails e sites MUITO convincentes. 

Então, é melhor você confirmar direto com a empresa ou com a instituição se eles realmente fazem esse tipo de contato. Às vezes, só de entrar no site dela você já encontra um comunicado sobre isso, mas vale também procurar uma página de perguntas frequentes ou um atendimento por chat ou telefone.

Também não dê trela pra mensagens que chegam do nada pedindo que você confirme dados, ou o envio de algum código pro seu WhatsApp: normalmente, é gente tentando “roubar” seu número pra aplicar golpes nos seus parentes e amigos. Por isso, é muito importante ter a autenticação em duas etapas ativada!

E agora, o que fazer???

Infelizmente, mepoupeira e mepoupeiro, não tem muito o que fazer. Mas, antes do vazamento de dados, também não tinha: afinal, é responsabilidade de quem permitiu que os dados vazassem (e, aliás, ainda não se sabe de onde eles vieram!) garantir a segurança.

Meu conselho pra você é redobrar a atenção e a desconfiança! Se você ainda não fazia isso, comece a ver seu extrato bancário e a fatura do cartão de crédito todos os dias. E, se perceber algo de errado, avise o banco ou a instituição financeira imediatamente!

Além disso, quando receber um email, SMS ou até ligação de uma cobrança, não importa qual seja, não faça nada de imediato! É melhor tirar uns minutos pra respirar, tomar uma água e você mesma e você mesmo entrar em contato com essa instituição pra garantir que não se trata de uma tentativa de golpe.

Como proteger seu dinheiro e evitar golpes depois do maior vazamento de dados do Brasil #TechDicas

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri, em foco, aponta um dedo próximo ao olho e diz “De olho”

AH! Esse vazamento de dados aconteceu, mas não quer dizer que você pode descuidar, tá?? Sempre garanta que você tá fornecendo seus dados pra sites seguros e que têm motivos pra pedir todos eles. Isso pode ser visto na política de privacidade.

Outro bom indicativo é ver se tem um cadeado na barra de endereço, lá no alto. No caso de sites de ecommerce, também é uma boa ver se eles têm selos de segurança, que normalmente ficam no fim da página.  

E, por fim, informação é o melhor remédio! Então, pode copiar o link deste post e mandar pra todo mundo que você conhece. Quanto mais gente souber do que está acontecendo, menos chances elas têm de serem enganadas. Infelizmente, agora que o vazamento de dados já ocorreu, o melhor que você pode fazer é se prevenir.

Até a próxima coluna TechDicas, e lembre-se: é sempre melhor prevenir do que remediar.

Um abraço do Jobs!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Elza Takeyama 02 de February | 2021

Melhor explicação da vida! Obrigada! Compartilhando com a família e amigos!