É o fim do TED? Entenda tudo sobre o PIX, o novo meio de pagamento do Banco Central

02 de September | 2020

A partir de novembro, uma nova solução que vai revolucionar a forma como brasileiros fazem transferências bancárias será lançada. É o Pix, que foi anunciado pelo Banco Central e permitirá fazer pagamentos e transferências instantâneas entre contas, em qualquer dia, a qualquer hora! Afinal, o TED está com os dias contados?! Vem entender o que que é isso aí!

Por Me Poupe!

O que é o Pix?

Vou começar do avesso, te contando o que NÃO é o Pix. Porque eu sou assim mesmo, subversiva.

O Pix não é um aplicativo, nem um banco novo, ou qualquer coisa que tenha a ver com alguma empresa de filmes de animação.

O Pix é um meio de pagamento instantâneo que foi criado pelo Banco Central pra facilitar a sua vida. Isso porque ele vai permitir fazer pagamentos e transferências imediatamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo nenhum.

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

É isso mesmo: o que hoje você paga pra fazer, vai ficar de graça a partir de novembro!

“Me Poupe!, eu nem conheço o Pix e já considero pacas! Onde eu baixo?!”

Se você já tem o aplicativo do seu banco no celular, não precisa baixar nada! Isso porque ele estará “embutido” nos aplicativos dessas instituições financeiras. Afinal, como eu falei, o Pix não é um aplicativo, é um serviço!

Todas instituições financeiras do Brasil que têm mais de 500 mil contas transacionais ativas são obrigadas a oferecer o Pix a seus clientes. Mas isso já corresponde a uns 95% das contas! Além disso, ainda tem mais 900 instituições que já estão passando pelo processo de adesão. Ou seja, praticamente TODO MUNDO vai poder usar o Pix.

Como vai funcionar o Pix?

Mas eu sei que você quer entender exatamente como vai funcionar esse negócio de transferir dinheiro sem pagar nada a mais. Então, vem comigo!

O Pix é mais uma forma de transferência de dinheiro, assim como o TED ou o DOC – que continuam existindo, aliás. Com ele, vai ser possível mandar dinheiro pra pessoas, empresas e até pro governo! Vai dar pra pagar de divisão da conta do churrasco a taxas, tributos e contas, tudo em poucos segundos e direto no celular, por meio de um QR Code.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

O funcionamento é simples: quem precisa receber gera um QR Code, mostra pra quem vai pagar e a pessoa autentica o pagamento no aplicativo da instituição financeira. A Nath conversou com os criadores do Pix no Poupecast, Carlos Brandt e Breno Lobo e eles deram alguns exemplos:

“Vai ter um QR code no ponto de venda. A pessoa lê, autentica no aplicativo da instituição de pagamento e paga instantaneamente. No e-commmerce, é a mesma coisa: gera um QR Code e, se estiver no computador, usa o celular pra fazer a autenticação. Já se comprar no próprio celular, ele emula a leitura do QR Code também”, contou Brandt, chefe adjunto de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.

Como fazer o cadastro no Pix?

“Mas só funciona presencialmente, Me Poupe!? Não era pra eu transferir dinheiro?”

Mas é claro que dá pra enviar dinheiro à distância também! O lance é o seguinte: você vai ter uma Chave Pix, que nada mais é que seu CPF (ou CNPJ, no caso de empresas), número de celular ou endereço de e-mail. O Pix vai vincular esse dado à sua conta bancária e, em vez de passar sua agência e conta, você só vai passar uma dessas informações vinculadas.

Isto é, em vez de mandar seu CPF, nome completo, agência e conta pra receber um dinheiro dos seus amigos, só vai precisar mandar seu telefone. No entanto, se eles já tiverem salvo seu telefone, é mais fácil ainda: basta selecionar o contato com poucos toques. Bem mais simples, vai?!

É o fim do TED? Entenda tudo sobre o PIX, o novo meio de pagamento do Banco Central

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo “quem tá chocada sou eu”

E eu sei o que você tá pensando: “é seguro?!”

Sim, pode confiar. Tudo fica criptografado no sistema do Banco Central, com a máxima segurança. “É tão seguro quanto fazer uma TED ou uma compra no cartão”, comenta Brandt.

Quando começa a valer?

No momento, você tem três datas pra anotar aí na agenda:

  • 5 de outubro: é quando abrirão os cadastros do Pix, ou seja, quando você poderá fazer o registro das suas Chaves Pix.
  • 3 de novembro: começa a operação restrita do Pix, isto é, ainda não estará disponível pra todo mundo.
  • 16 de novembro: lançamento do Pix pra todo mundo!

É uma ótima notícia a chegada do Pix, né?! Então, me conta nos comentários o que você achou dessa novidade! \o/

Até a próxima, e lembre-se: mais barato do que a promoção é não pagar nada.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

cintia alves nunes 18 de September | 2020

Muito legal. Adorei a inovação e facilidade.

claudinei suquebski 15 de September | 2020

ola,uma coisa que eu ainda nao entendi,é se eu vou poder transferir dinheiro para mim mesmo de um banco para outro ???

Viviane Castro 14 de September | 2020

Nath, obrigada por esclarecer a nova modalidade! Me tire uma dúvida, por favor: isso significa que, além do DOC e TED, O PIX tbm tem potencial para substituir os pagamentos em débito e crédito? Entendi certo?

Advani Maria Melo de Azevedo 10 de September | 2020

Nat, estou para fazer portabilidade do meu banco atual para outro banco, no novo banco querem me cobrar uma taxa de manutenção bancária de acordo com.os TEDs que faço, nesse caso posso optar a taxa mais barata( que não me dá direito a TED) e utilizar o PIX para realizar transferências correto?

Geovani Menezes 08 de September | 2020

É o tipo de notícia que nos deixa mais rico. Ah que festa da economia!

jeane gomes 08 de September | 2020

vou poder transferir para o selic ou ipca sem custo, foi o que entendi kkk vai ser ótimo!!!

Flavia P 05 de September | 2020

Todas essas dicas estão abrindo minha mente, alterando minha forma de pensar, quebrando paradigmas. Estou muito satisfeita por aprender com o jeitinho da Nathy !