Quer trabalhar como freelancer? Veja se não está cometendo um desses erros #TeArriscaLinda

16 de April | 2021

Sabia que alguma habilidade que você tenha pode te render dinheiro se você trabalhar como freelancer? No #TeArriscaLinda de hoje, eu vou te contar alguns erros pra você evitar e fazer renda extra desse jeito!

Por Bruna Andriotto

E, claro, também vou te contar como é que você pode trabalhar como freelancer sem sair de casa! Esse é um tipo de renda extra que é MUITO versátil, porque permite que pessoas com habilidades e conhecimentos muito diferentes façam. Além disso, é praticamente todinho online!

Mas é claro que tem alguns detalhes pra você prestar atenção e garantir, em primeiro lugar, que vai conseguir esses trabalhos! E, em segundo lugar, que eles vão te pagar o que você merece. E, hoje, vou te contar alguns erros comuns entre quem começa a trabalhar como freelancer.

Quer trabalhar como freelancer? Veja se não está cometendo um desses erros #TeArriscaLinda

#PRATODOSVEREM: BRuna Andriotto falando “então vamo então”, com essa legenda sobre a tela, num vídeo em preto e branco

O que é um freelancer?

Pra quem nunca ouviu essa palavra, um freelancer nada mais é que um profissional autônomo que presta serviços pra um ou mais clientes! Ou seja, é alguém que é contratado pra ajudar em um projeto. Entregou o trabalho, acabou!

Então, quando eu comecei a trabalhar como social media, eu resolvi divulgar esse serviço em algumas plataformas pra freelancer.

Mas não foi fácil no começo. Eu não estava conseguindo clientes, então dei um passo pra trás pra entender o que estava fazendo de errado!

6 Passos para conquistar seu primeiro trabalho como freelancer

Como conseguir trabalho como freelancer

O primeiro ponto que você precisar saber é que vai precisar de dedicação e paciência desde o começo, ou melhor, já no cadastro! Aprenda com o meu erro: não adianta fazer de qualquer jeito só pra preencher logo. Não vai adiantar! Esse cadastro é seu cartão de visitas, é a forma como os clientes veem seu trabalho e decidem te contratar (ou não).

Então, é importante que você tire um tempo e monte uma boa descrição do que você faz. Por exemplo, você pode contar há quanto tempo está no mercado, trabalhos grandes que já realizou, onde estudou pra aprender…

Além disso, é muito interessante você montar seu portfólio! Assim, quem for te contratar já sabe como você costuma trabalhar, tem uma amostra do que você faz.

Tudo isso dá trabalho e pode ser demorado. Mas, vai por mim, sem essa dedicação inicial, dificilmente você vai arrumar um cliente pra se dedicar ao trabalho em si!

Quer trabalhar como freelancer? Veja se não está cometendo um desses erros #TeArriscaLinda

#PRATODOSVEREM: Bruna Andriotto de boina, falando “fácil”

Cuidado com o preço!

Por fim, é importante você lembrar do valor de mercado e de ter um preço competitivo, mas sem desvalorizar seu trabalho! Afinal, cobrar muito pouco também é um problema.

Então, você pode quebrar seu serviço em vários serviços menores. Por exemplo, tem duas plataformas que eu conheço que o valor base delas é 20 reais. Então, quando fiz meu cadastro lá, eu sabia que não era o lugar pra colocar meu serviço de social media, porque 20 reais é MUITO baixo pra tudo que eu ofereço. Por isso, decidi oferecer só o serviço de legendas.

Bru Andriotto de boina olhando por uma lupa, com a legenda "Tá bom!"

#PRATODOSVEREM: Bru Andriotto de boina olhando por uma lupa, com a legenda “Tá bom!”

E, já que estamos falando de preço, tome cuidado com as contas premium nessas plataformas. E não tô dizendo pra você não assinar, mas sim ver se vale a pena pra você!

Eu, particularmente, decidi que não iria pagar para usar nenhuma plataforma até conseguir clientes que me pagassem o suficiente pra eu bancar a assinatura. Senão, eu estaria pagando pra trabalhar, né??? Ou melhor, pra NÃO trabalhar.

AH! Lembra que falei de paciência e dedicação? Normalmente, nessas plataformas, quanto mais trabalhos você pega, mais destaque tem. E, por consequência, mais trabalhos consegue! Então, o começo é realmente mais demorado, mas dá pra achar trabalhos bem legais nelas.

Plataformas para freelas

“Freelas, Bru?? Que isso??”

É o “apelido” de freelancers! Você pode falar que é freelancer, ou freela. E também pode chamar o trabalho que fizer como freelancer de freela!

Mas vamos voltar ao assunto: agora que você já sabe que não pode fazer seu perfil de qualquer jeito e nem sucatear o próprio trabalho, é na hora de saber onde encontrar esses trabalhos!

Tem MUITOS sites pra freelancers conseguirem freelas. Vou te indicar as plataformas que eu já conheço:

E você, já tentou esses sites de freelancers? Conta como foi a sua experiência nos comentários!

Um beijo, e até o próximo #TeArriscaLinda!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Carolina 18 de April | 2021

Adorei a matéria! Não sabia que você trabalha como Social Media! Poderia falar mais sobre o seu trabalho, Bruna?