Taxa Selic sobe para 6,25% ao ano: qual é o impacto no seu bolso?

27 de October | 2021

Essa é a quinta alta consecutiva da taxa, que subiu 1 ponto percentual.

Por Me Poupe!

Na tarde desta quarta (22), o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central se reuniu para definir os novos rumos da economia brasileira. A taxa básica de juros – SELIC – sofreu um aumento de 1 ponto percentual, passando de 5,25% para 6,25% ao ano.

Com a escalada da inflação, essa é a quinta vez que a SELIC cresce em 2021, sendo que no início do ano ela esteve em seu patamar mais baixo da história (apenas 2% ao ano). O novo percentual fica vigente por pelo menos 34 dias, quando os diretores do BC voltam a se encontrar, em 26 e 27 de outubro, para discutir novamente a conjuntura econômica nacional.

“Mas e aí Me Poupe!, o que isso tem de impacto na minha vida (e no meu bolso)?”. É sobre isso que vamos falar AGORA!

 

O que é a taxa SELIC e como ela funciona

Antes de mais nada, vamos relembrar que a Selic é a taxa-mãe da economia! Ela acompanha a inflação e, se a inflação sobe, ela sobe junto, que é pra tentar segurar essa barra ~que é ser brasileira  e brasileiro~. 

A alternativa pela elevação é o instrumento de política monetária mais utilizado para reduzir a inflação. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam outras alternativas de investimento.

 

SIIIIIMMM, INVESTIMENTO! Finalmente chegamos à cereja do bolo!

Se você, Me Poupeira! ou Me Poupeiro! chegou até aqui querendo saber: “O que é que eu faço pra não ser esmagada ou esmagado pela alta inflacionária?”, pega na minha mão e vamos traçar um plano.

Taxa Selic sobe para 6,25% ao ano: qual é o impacto no seu bolso?

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

 

Alta da Selic e o impacto nos investimentos financeiros

Dentre os investimentos que devem se valorizar com essa última alta, estão todos os investimentos pós-fixados de renda fixa. 

 

Esses são investimentos que se baseiam na Selic e, à medida em que ela aumenta, a rentabilidade deles também aumenta. Além disso, como normalmente a Selic está alta porque a inflação está descontrolada, os investimentos indexados à inflação, como é o caso do Tesouro IPCA, também são caminhos interessantes.

“Tá bom, Me Poupe! Mas eu quero pensar a longo prazo e me arriscar em outras oportunidades.”

Já pensou em apostar na Renda Variável?

 

Ahhhhh, que festa da riqueza!

 

Mas PRESTA ATENÇÃO!

A gente fala, repete e não cansa de reforçar: é preciso ES-TU-DAR! Traçar metas inteligentes e fazer boas escolhas só é possível quando você adquire conhecimento e se informa.

 

Pra ajudar a pensar sobre renda variável considerando esse momento, vem de vídeo quentíssimo! A Nath e o professor Mira  fizeram uma análise dos melhores setores, oportunidades e investimentos para se olhar diante da alta da Selic! Imperdível!

 

 

Agora que você já entendeu melhor quais são os efeitos do aumento da Selic no cenário econômico e na sua vida, que tal dividir esse conhecimento? Pega o link desse post e manda pros contatinhos!

E pro SEU bolso, o aumento da Selic te dá arrepios ou confiança? Me conta nos comentários! 

 

 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário