Reserva de emergência: TUDO pra preparar seu dinheiro pra imprevistos em 2021

15 de April | 2021

Em 2020, a pandemia mostrou a muitos a real importância de ter uma reserva de emergência. Desde então, o mundo mudou bastante, e as finanças também. Por isso, vamos atualizar você sobre como manter, criar e otimizar sua reserva de emergência para enfrentar qualquer tempestade financeira com um guarda-chuva reforçado!

Por Me Poupe!

Se você já tem sua reserva, ótimo! Talvez seja hora de conhecer o Me Poupe+ e dar os próximos passos rumo à sua liberdade financeira. Agora, se você ainda não começou, essa é a hora perfeita. Vamos embarcar nessa jornada de segurança e planejamento financeiro?

Então, vamos começar do começo:

O que é uma reserva de emergência

A reserva de emergência é aquele colchão de dinheiro reservado exclusivamente para situações inesperadas e urgentes. Comprar aquele tênis de marca não conta como emergência, tá? Mas situações como perder o emprego, problemas de saúde repentinos ou um carro quebrado, definitivamente sim.

A reserva de emergência é, como o nome diz, uma reserva de dinheiro… Que você só vai usar no caso de… Alguma emergência!

Agora, dá uma olhada nessa lista de coisas e me diz se elas são emergências:

– Tênis novo
– Blusinha na promoção
– Capinha de celular
– Curso online
– Dar entrada num imóvel

Espero que a resposta tenha sido NÃO! Porque elas NÃO são emergências. Mas podem ser metas pra você conquistar! A Nath já te mostrou como conquistar suas metas neste vídeo aqui, depois dá uma olhada nele também.

Reserva de emergência: TUDO pra preparar seu dinheiro pra imprevistos em 2021

#PARATODOSVEREM: Rosto de mulher jovem, branca, cabelos longos e escuros chamada Nathalia Arcuri, com dedo no olho, dizendo “DE OLHO”

 Algumas emergências que podem surgir e precisar desse dinheiro da sua reserva são:

– Seu carro quebrar
– Um cano na sua casa estourar
– Algum tratamento médico urgente
– Você perder o emprego

Entendeu a diferença? A sua reserva de emergência é pra coisas que não dá pra você prever que vão acontecer, e que são MUITO importantes!

E-book Reserva de Emergência

Quanto deve ser minha reserva de emergência?

Segundo a Nathalia Arcuri, que além de fundadora da Me Poupe! é especialista em finanças, o ideal é que sua reserva seja equivalente a seis meses do seu custo de vida!

E ATENÇÃO! Custo de vida não é salário. Lembra da receita do sucesso financeiro?? Segundo ela, sua vida tem que caber em 70% do seu salário.

“Me Poupe!, que receita é essa e por que ela tá mandando no meu dinheiro???”

A receita do sucesso financeiro serve pra te orientar sobre o seu custo de vida e o quanto você gasta em cada área, inclusive nos investimentos! Sim: na receita “clássica”, 30%  do seu salário deve ser investido!

Mas, durante a crise, a Nath repensou a receita do sucesso financeiro, e você pode ver ela aqui e já ajustar o que precisar:

Mas, voltando ao que eu estava dizendo antes: a reserva de emergência deve ser de 6 meses do seu custo de vida, ou seja, o quanto você gasta todo mês pra viver.

Já fez as contas? Então, é hora de descobrir onde você vai deixar esse dinheiro investido. 

Onde guardar minha reserva de emergência?

Antes de mais nada, vamos consertar esse vocabulário: dinheiro não se guarda, se INVESTE! Portanto, agora é hora de entender onde você vai INVESTIR sua reserva de emergência.

Como você viu ali em cima, esse é um dinheiro que você vai mexer só quando acontecer algum imprevisto e você precisar de dinheiro com urgência! Por isso, não dá pra esperar pra ter esse dinheiro: você precisa de liquidez imediata!

Então, esse deve ser o primeiro critério pra você investir sua reserva. Não adianta, pra reserva de emergência, o investimento ter uma rentabilidade gigantesca, mas o vencimento ser daqui a 10 anos, ou o dinheiro demorar 30 dias pra cair na sua conta.

Uma boa forma de encontrar esses investimentos é nos CDBs de bancos digitais que rendam pelo menos 100% do CDI. Também tem instituições que têm contas correntes que fazem seu dinheiro trabalhar, como o Nubank e o PicPay!

Assista a esse vídeo, que Nath comenta essas opções e te conta até no que você precisa ficar de olho pela segurança do seu dinheiro:

Eu também já te falei mais sobre bancos digitais neste post aqui! Se você não tem muita confiança neles, vale dar uma lida também. 

E o Tesouro Selic???

Em 2020, o reinado do Tesouro Selic para a reserva de emergência foi, no mínimo, suspenso: ele ficou com rentabilidade NEGATIVA! Mas quem já tem investimentos nele não vai perder dinheiro agora, a não ser que tire antes do vencimento. Eu expliquei essa tour toda neste post aqui, lembra? 

Portanto, quem já tem a reserva de emergência completa no Tesouro Selic, pode deixar ela lá, quietinha. Afinal, tirar agora pode significar perder dinheiro! Se precisar, claro, resgate a quantia necessária, mas não tire tudo de uma vez.

Por outro lado, se você começou sua reserva de emergência no Tesouro Selic e ainda não completou, dê uma pesquisada nos CDBs de bancos digitais, como falei agora há pouco! Isso significa diversificar esse investimento, o que também pode aumentar a rentabilidade e até trazer mais segurança.

Por fim, quem ainda não começou pode ir direto pra esses CDBs de bancos digitais pra fazer a reserva!

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

Precisei usar minha reserva de emergência! E agora???

Aconteceu alguma coisa e você precisou mexer no dinheiro imexível, mepoupeira e mepoupeiro???

Em primeiro lugar, a reserva de emergência tá aí exatamente pra isso: pra você não passar aperto! Portanto, se você precisou usá-la, a sensação deve ser mais de alívio do que de culpa, certo? Afinal, AINDA BEM que ela existe!

Mas ela provavelmente não precisa ser usada toda de uma vez! Então, se você precisou tirar uma parte para algum imprevisto, trate como uma prioridade “cobrir” esse valor de volta, o mais rápido possível.

Pode transformar em meta, que eu garanto que vai te ajudar: “eu preciso de tantos reais até tal dia pra completar minha reserva de emergência e ter mais tranquilidade”.

Ou, então, fazer algum tipo de renda extra pra chegar lá mais rápido! Neste link aqui, tem TODOS os vídeos da Bruna Andriotto, a musa da renda extra da Me Poupe!, te ensinando a ganhar mais dinheiro!

Reserva de emergência: TUDO pra preparar seu dinheiro pra imprevistos em 2021

#PRATODOSVEREM: Nath em um estúdio dizendo: “muito dinheiro”

Faça sua pergunta!

Mepoupeira e mepoupeiro, espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor o que é a reserva de emergência, de quanto ela precisa ser e onde deixá-la!

Mas, se você tem QUALQUER dúvida sobre esse assunto, me conta nos comentários!!

AH! Também pega o link desse post e manda pra quem você sabe que precisa de uma ajuda pra montar a própria reserva!

Até a próxima, e lembre-se: quando o assunto é seu dinheiro, prevenir é melhor que remediar!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Janaína 24 de April | 2021

Oie Nath eu sou cliente de Banco Cooperativa e na sua experiência você considera Cooperativas como “Bancões “ ou vale investir a reserva de Emergência por lá também? Obrigada 😊

Marília Lima 23 de April | 2021

Boa tarde . Já tenho minha reserva de emergência . Agora por onde poço começar a investir ??

Viviane 20 de April | 2021

Naty. Já tenho aplicações em cdbs, mas onde posso investagora com aportes mensais para meus filhos e aposentadoria, se o tesouro no momento não esta bom?

MÁRCIO MESQUITA 20 de April | 2021

Bom dia NATH. A melhor opção para iniciar a reserva continua sendo os CDBs de Bancos Digitais? Eu fiquei na dúvida também, no caso de eu precisar usar essa reserva. Investindo em CDBs eu posso retirar a qualquer momento? Att.

Gustavo 19 de April | 2021

O FGTS pode ser considerado uma reserva de emergência?