Real Digital: o que sabemos sobre ele até agora

26 de May | 2021

Nesta semana, o Banco Central deu um gostinho, uma palhinha, um pequeno spoiler do “real digital”, que é a moeda digital que ele começou a desenvolver!

Por Me Poupe!

E, como eu sei que você, mepoupeira e mepoupeiro exemplar, acompanha de perto o noticiário de economia, com certeza já ouviu falar nisso! E, por isso, eu vim contar um pouco mais sobre ele, pra garantir que você entendeu tudo direitinho.

Então, segura essa emoção e continua lendo, que é pra quando seu amigo que diz saber tuuuuudo de bitcoin vier te contar dele, você já conseguir informá-lo melhor, começando pelo fato de que o real digital tem MUITO pouco a ver com Bitcoin. Pra ser sincera, praticamente NADA!

Leia também: Vai ficar mais fácil comprar Bitcoin? Entenda o que é um ETF de criptomoeda!

Real digital: a criptomoeda brasileira?

NÃO! O real digital não será uma criptomoeda. Ele é um CDBC (que é a sigla de Central Bank Digital Currency, que basicamente significa “Moeda Digital de Banco Central“).

As criptomoedas não são regulamentadas por nenhum governo. Já o real digital será CRIADO pelo Banco Central! Mas ele não é a primeira moeda desse tipo: nos Bahamas, já existe a “sand dollar”, e países como Japão, China, EUA, França e Coreia do Sul também têm projetos desse tipo.

Mas deixa eu voltar pra explicação! Mais uma diferença é que não existirá mineração de real digital: ele será emitido pelo Banco Central.

Por fim, o real digital também poderá ser guardado e enviado de um banco pra outro, e nunca direto de uma pessoa pra outra. Então, vai dar pra identificar de onde veio e pra onde foram as transações, ao contrário das criptomoedas!

Real Digital: o que sabemos sobre ele até agora

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

Moeda digital? O que isso quer dizer?

A moeda será uma extensão digital do real. A intenção do Banco Central ao fazer isso é trazer novas possibilidades pra pagamentos e transferências, diminuir custos e permitir mais inovações tecnológicas e modelos de negócio inovadores no futuro!

Isto é, você vai poder fazer compras e pagar o churrasco com seus amigos com o real digital, que ficará no seu banco, junto do seu dinheiro “normal”. Também vai poder fazer compras online, e até aproveitá-lo de formas que a gente ainda nem imagina.

A princípio, a ideia é que você também possa sacar seus reais digitais em um caixa eletrônico, com as mesmas notas de reais que você já conhece. Afinal, como eu falei lá em cima, eles devem ser uma extensão do real. Então, você vai poder usá-los tanto em compras online como em compras presenciais e pagamentos em dinheiro.

E eu já sei a pergunta que tá na sua cabeça agora…

O valor vai ser o mesmo do real?

A princípio, o Banco Central afirma que sim: o real e o real digital devem sempre valer a mesma coisa. 

Mas a cotação, em comparação a outras moedas, pode acabar mudando, porque existe o fator MERCADO envolvido! Aliás, uma das expectativas é que, com a novidade, as transferências de dinheiro ao exterior custem menos.

Real Digital: o que sabemos sobre ele até agora

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, com as mãos na cabeça dizendo “De repente falei: caramba!”

E quando começa o real digital?

Ainda não há uma previsão exata, e pode demorar até três anos pra ser implementado de verdade. Mas, até lá, o Banco Central quer fazer consultas com a sociedade pra descobrir exatamente como o real digital precisa ser.

E é claro que eu vou te contar TUDO <3

Então, antes de ir embora, clica aqui pra seguir a Me Poupe! no Instagram. E não esquece de mandar o link desse post pro seu amigo que acha que real digital é criptomoeda, hein?

Até a próxima, e lembre-se: conhecer seu dinheiro é o primeiro passo pra cuidar melhor dele!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Cacal Azevedo 26 de May | 2021

Depois que fiz a pergunta, fui lá no Instagram da Nath e nos stories já tinha a resposta #tretafeira