Quais emoções podem te impedir de enriquecer?

19 de April | 2022

Você já se perguntou quais emoções possuem o impacto de interferir no seu enriquecimento lícito? A resposta para isso é simples (mas nem tanto): TODAS AS EMOÇÕES! Oi? Como assim? vem comigo que te explico.

As emoções, como alegria, medo, tristeza, nojo, raiva e desprezo, geram alterações fisiológicas, como já comentei no último texto (ainda não leu esse conteúdo? Então, clique aqui). Essas alterações – como suor, tremor, coração acelerado -, são experienciadas pelo corpo de forma semelhante em todos os seres humanos, mas a interpretação do que e porquê está acontecendo é subjetiva.

“Eita, complicou. Explica isso melhor, Daiane!”


Essas interpretações são denominadas na psicologia de sentimentos e interferem diretamente em como percebemos o mundo a nossa volta e avaliamos as situações do dia a dia. Vamos a um exemplo prático, você vai fazer o seu primeiro investimento na corretora (que festa da riqueza) e começa a sentir seu coração acelerado, fica com medo (emoção) de fazer algo “errado” ou perder dinheiro e seu sistema de fuga entra em ação, levando você a desistir da aplicação. Por fim, batem os sentimentos de frustração e decepção.

É semelhante a usar óculos de grau, cada olho possuirá um ângulo de visão específico. Isso acontece porque todas as emoções possuem o potencial de interferir na sua cognição, a famosa “razão”. 

Razão x Emoção

O dilema razão e emoção perdurou por anos e entendia-se que as duas coisas jamais pudessem caminhar de mãos dadas, ou seja, é como se sempre tivéssemos que escolher entre razão OU emoção. Mas a verdade é que, as duas coisas dentro do seu cérebro estão lado a lado. 

É exatamente por isso que aprender sobre emoções te auxilia a domar seu cérebro e ser mais estratégica(o) e consciente em suas decisões! 


Mas voltando, o que é cognição? 

Cognição é o conjunto de funções que auxilia o nosso cérebro a processar, filtrar, manusear e enviar informações, como por exemplo, atenção, memória, linguagem, tomada de decisão, juízo crítico e entre outros.

É exatamente por este motivo que a emoção interfere nas suas decisões, porque afeta a sua tomada de decisão e seu juízo crítico. É como se emoção gerasse um alagamento no seu cérebro e isso tende a te levar por caminhos perigosos.

Isso porque as emoções guiam as tentativas diárias de evitar sentimentos negativos (por exemplo, culpa e frustação) e aumentar os sentimentos positivos (por exemplo, orgulho e prazer).

Vamos entender na prática: durante o final de semana você estava se sentindo triste porque havia perdido uma renda extra maravilhosa, para lidar com a tristeza você decide pedir uma pizza para dar um up no humor (prazer). No dia posterior, vem o sentimento de culpa. Porque você perdeu a renda extra e ainda gastou dinheiro.

Independentemente das emoções e/ou sentimentos serem positivos ou negativos os resultados das nossas decisões se materializam, geram consequências e normalmente sentimos novas emoções. Resumindo, emoção e tomada de decisão são tipo o date marcado para o final de semana.

Dica da Riqueza: 

1. Reconheça suas emoções;

2. Faça uma lista com todos os prós e contras antes de decidir; 

3. Crie um mantra financeiro e diante de incertezas, relembre-se a si mesmo; 

4. Tenha metas claras e planeje como realizar;

5. Antes de partir, dá uma olhadinha no canal do Youtube da Me Poupe! e dê uma olhadinha nessa playlist sobre mentalidade rica!

Beijos e até semana que vem.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário