O primeiro passo pra sua viagem dos sonhos: traçar METAS! #TeArriscaLinda

29 de January | 2021

“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”, já dizia o gato para a Alice no livro “Alice no País das Maravilhas”. Mas ele bem que poderia estar falando comigo há uns dois anos. Por muito tempo eu não sabia onde eu queria chegar… E essa é uma das maiores cagadas que você pode cometer com seu dinheiro: não ter metas!

Por Bruna Andriotto

Afinal, você já ouviu a Nathalia Arcuri, a rainha das finanças, dizer que dinheiro não aceita desaforo. E é verdade: se seu dinheiro não souber por que tá trabalhando, ele não vai trabalhar. Até porque você não vai colocá-lo pra fazer isso.

Eu estava acomodada no meu trabalho. Queria muito mudar de vida, mas estava desanimada demais para conseguir definir minhas metas. Minha vida financeira estava horrível, e essa foi a época em que eu vivia num mundo da fantasia. O fantástico mundo da Bruna! A realidade estava tão difícil que fantasiar que as coisas aconteceriam em um passe de mágica era bem melhor e mais fácil.

Bom, isso dependendo do ponto de vista, né? Porque viver naquela mediocridade não era nada fácil pra mim… Eu gastava tempo e dinheiro com coisas que não valiam a pena. Estava em um trabalho que eu não gostava, mas não tinha metas pra saber onde queria trabalhar e como poderia chegar lá.

O primeiro passo pra sua viagem dos sonhos: traçar METAS! #TeArriscaLinda

#PRATODOSVEREM: BRuna Andriotto falando “então vamo então”, com essa legenda sobre a tela, num vídeo em preto e branco

Por que ter metas é importante

As METAS são as coisas que você quer conquistar. Mas, tão importantes quanto elas, são os marcos no caminho que vão te levar de um ponto de partida, que é onde você tá agora, até o ponto de chegada, que é seu OBJETIVO. Em outras palavras: as metinhas que te levarão até a sua meta!

Por exemplo: se seu objetivo é fazer uma viagem para Nova York, você precisa saber o quanto essa viagem custa e em quanto tempo quer viajar. Descobriu? Então, separe esse objetivo em pequenas metas, para ir aos poucos juntando e investindo o dinheiro pra alcançá-lo! Assim, se precisar de um dinheiro a mais, vai conseguir escolher alguma atividade de renda extra pra chegar em cada metinha.

E quais podem ser suas pequenas metas para chegar na metona, que é a viagem?

Traçando metas na prática

Nesse caso, tirar o passaporte, tirar o visto, fazer aulas de inglês… E cada uma dessas coisas tem um prazo e um valor. Afinal, toda meta, pequena ou grande, precisa ter isso! Então, digamos que o passaporte custa 257,25 reais, o visto é mais 700 reais, as aulas de inglês custam 200 reais por mês…

Depois de detalhar as metinhas e os valores de cada uma, você vai calcular o valor total necessário para chegar na sua metona! Vamos supor que, aqui, você tenha chegado em 15 mil reais.

Agora, é hora de pensar nos PASSOS PRÁTICOS, ou seja, o que você vai fazer para realizar suas pequenas metas! E eu já te dou algumas ideias:

Começar a investir. Defina o quanto precisa investir pra essa meta todos os meses, e encontre um bom investimento pra colocar seu dinheiro pra trabalhar até lá! 

“Bru, mas eu nunca investi na minha vida…”

Bruna Andriotto falando "para tudo", com essa legenda na imagem

#PRATODOSVEREM: Bruna Andriotto falando “para tudo”, com essa legenda na imagem

Então, você tá no lugar certo! Afinal, a Me Poupe! já fez um post com 5 passos práticos pra você começar. Clica aqui pra ler!

Diminuir gastos. E não só pra alcançar suas metas! Fazer aquela faxina financeira com alguma frequência é uma ótima ideia pra evitar desperdiçar dinheiro. Algumas formas práticas de cortar seus gastos é cancelar serviços de assinaturas que você não usa, fazer sua própria comida e levar marmita pro trabalho e usar somente transporte público e não carros de aplicativo.

Fazer renda extra. Mesmo depois de cortar gastos, ainda não dá pra investir o quanto você precisa por mês? Então, você precisa tomar uma decisão: ou aumenta seu prazo pra essa meta, ou faz renda extra pra investir mais todos os meses. E eu, que sou a musa da renda extra, sempre te dou um monte de ideias lá no canal da Me Poupe! e, aqui no blog, te conto as cagadas que você PRECISA evitar pra garantir que vai ganhar dinheiro mesmo na minha coluna!

O primeiro passo pra sua viagem dos sonhos: traçar METAS! #TeArriscaLinda

#PRATODOSVEREM: Bruna Andriotto de boina, falando “fácil”

“Mas Bru, por que você tá falando disso?”

Porque, mepoupeira e mepoupeiro, esse é um assunto sobre o qual eu tenho autoridade! A minha mãe mora na Itália, e eu sempre pensava “no ano que vem, vou pra lá visitá-la”.

Chegava o “ano que vem”… E nada de ter dinheiro. Então, virava outro “ano que vem”… E nada! Afinal, eu queria ir pra lá, mas nunca tinha pensado em quanto dinheiro eu precisava pra isso. Pior ainda: eu nem sabia o quanto era meu custo de vida, o quanto entrava e saía da minha conta todos os meses. Ou seja, eu nunca fui.

Ou melhor: AINDA não fui! Afinal, agora eu traço metas pra tudo, pra garantir que vou conseguir pagar a minha dívida e ainda realizar meus sonhos.

Ahhh, sim, eu ainda tô pagando a minha dívida de 70 mil reais! Lembra dela? Se você não acompanhou o reality Me Poupe! lá no canal, clica aqui pra ver. E, se quer saber como é que ela tá hoje, é só assistir o vídeo:

E você, mepoupeira e mepoupeiro, já adotou as metas como parte da sua vida e do seu planejamento? Me conta nos comentários qual a sua maior meta pra 2021! 🙂

Um beijo, e até o próximo #TeArriscaLinda!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário