Primavera chegou: floresça suas metas financeiras

23 de September | 2021

Você piscou e já estamos, de novo, na primavera, estação do ano em que tudo vai começar a florescer – inclusive a sua vida financeira. 

 

Por Me Poupe!

 

“Na primavera, calmaria

Tranquilidade, uma quimera

Queria sempre essa alegria

Viver sonhando, quem me dera”

 

Referências cringe à parte, estamos a 100 dias do fim de 2021 e você ainda não conseguiu cumprir aqueeeela meta que desenhou lá em janeiro? Fique tranquila e tranquilo, que este texto foi feito pra você. 

 

O hábito de poupar dinheiro é algo que deveria estar presente na vida de qualquer pessoa, mas apenas poupar dinheiro, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, não é o suficiente pra te fazer enriquecer (licitamente). O segredo do sucesso do seu bolso está na criação de um bom planejamento financeiro que inclui GANHAR MAIS, GASTAR MENOS E INVESTIR MELHOR!

 

Já ouviu falar de investimento? 

 

“Claro que já, Me Poupe!, eu invisto meu dinheiro na poupança”. Então, sinto muito dizer, mas você não sabe nada sobre investimentos. Afinal, a poupança é o pior lugar pra você deixar o seu dinheiro – e você já vai entender o porquê.

Natalia Acuri agradece
#PRATODOSVEREM: Nath pistola, sacudindo os braços enquanto a câmera se move 

 

Qualquer investimento que você tenha interesse em fazer (investimento mesmo, daqueles que ensino sempre por aqui) deve ser pautado por um objetivo. Se questione: qual é minha meta, em quanto tempo quero realizá-la e quão disposto estou a correr riscos para alcançá-la?

 

Com isso em mente, faça seu primeiro investimento (vitalício): invista em CONHECIMENTO. Cada indivíduo tem suas próprias metas e, cada meta tem caminhos que levam até ela. É por isso que, no final das contas, não teria como eu te apresentar apenas cinco opções de investimento, como se existisse uma fórmula mágica pra enriquecer, quando, na verdade, o investimento ou os investimentos perfeitos pra você dependem muito do que você deseja.

 

Pra te ajudar a entender melhor como chegar até onde você gostaria, separei cinco exemplos de metas e caminhos que podem te fazer realizá-las.

 

#1 Fazer uma reserva de emergência

 

Ela nada mais é do que a economia de 6 meses do seu custo de vida (não vai pensar que são seis vezes o seu salário, hein? São seis vezes aquilo que você gasta por mês). 

 

Assim como o nome já diz, a reserva deve servir para eventuais emergências.

“Uma blusinha é emergência?” 

 

Só se todas as suas roupas queimarem de um dia pro outro (o que não é o caso, né?). Devemos tratar essa reserva como um kit de primeiros socorros, que só vai ser usado quando algo urgente, muito urgente, estiver rolando na sua vida (e com o seu bolso).

 

“Mas Me Poupe!, a reserva é um investimento?”

 

Deve ser! Pois, de forma alguma, ela merece ficar parada em sua conta do banco. Investida, ela vai gerando frutos e ganhando ainda mais corpo. Para isso, o ideal é sempre optar por investimentos de liquidez diária, como, por exemplo, CDBs que paguem a partir de 100% do CDI. Hoje, alguns bancos digitais já oferecem essa opção. 

 

dicas de investimentos

#PRATODOSVEREM: Nath, feliz, fazendo um coração com as mãos

 

2# Comprar uma casa ou um apartamento

 

Comprar ou alugar uma casa? Essa é uma pergunta que só você pode responder. Existem vantagens em alugar, claro. Mas, como expliquei neste texto, tudo depende da sua própria vontade e objetivos. O importante é sempre se lembrar: imóvel NÃO é um investimento. 

 

Bom, voltando ao que interessa, antes de partir para um financiamento que você não precisa (alerta vermelho!), considere comprar à vista e verá que será possível ganhar um bom desconto. 

 

Eu sei, você está pensando que jamais conseguirá juntar tanto dinheiro sozinha ou sozinho, mas, pense bem, você não está. O pulo do gato está em encontrar companheiros (no caso, os investimentos) pra te ajudar na sua jornada.

 

Depois de entender o quanto você já tem disponível pra investir e o quanto de tempo esse dinheiro vai poder ficar trabalhando pra você, considere: Tesouro IPCA, LCI ou LCA da renda fixa ou até Fundos Imobiliários, Fundos de Ações ou Ações da renda variável. 

 

O que eles têm de comum? Todos são investimentos de médio a longo prazo, isso é, que precisam do dinheiro aplicado por mais tempo (e não to falando de dois anos, hein? Tô falando de tempo, de verdade).

 

“Me Poupe!, mas o que vai me fazer escolher a renda fixa ou a renda variável?” Neste texto, eu te conto o que você precisa saber pra entender qual a melhor opção de acordo com seu perfil de investidor. 

 

#3 Comprar um carro

 

Com o preço atual da gasolina, tenho certeza que está repensando esse sonho, né minha filha e meu filho? 


Natalia Acuri agradece
#PRATODOSVEREM: Nath olhando para a câmera, com cara de quem está em dúvida, dizendo “Dúvidas sofridas”.

A primeira coisa a se perguntar é: quanto preciso pra comprar o carro, à vista? Quanto de dinheiro eu já tenho para investir? E, claro, em quanto tempo quero tê-lo em minhas mãos? O tempo é extremamente importante, pois quanto menos tempo você tem pra realizar seu sonho, menos valerá a pena partir para o risco, pois a renda variável é ótima para rentabilidade, mas ela exige mais tempo de aplicação.

 

Para este caso, considere CDBs, LCIs e LCAs e, além dessas opções, alternativas no Tesouro Direto.

 

Ainda não acha possível comprar um carro sem financiar? Que tal considerar o aluguel de um veículo ou, ainda, repensar o seu meio de locomoção?

 

#4 Abrir minha própria empresa

 

Muita gente me procura cansada da rotina de trabalho e com muita vontade de empreender, e eu sempre digo que é mais viável do que imaginam. Para dar o pé na bunda do chefe e se arriscar no mundo autônomo, antes de mais nada, garanta sua reserva de emergência, mas neste caso, não de 6, mas sim de 12 meses. Esse é o dinheiro que vai te pagar enquanto sua empresa não estiver dando lucro. 

 

Se seu custo de vida, por um ano, for 12 mil reais, é isso que você terá que juntar. Aqui, como na primeira dica, é essencial considerar um investimento de liquidez diária, pois a qualquer momento você poderá precisar do dinheiro.

 

“Me Poupe! eu já fiz minha reserva, e agora? Tô perdida(o)!”

 

Neste vídeo, a Nath te conta como abrir um negócio do zero e, quem sabe, sem dinheiro.

Primavera chegou: floresça suas metas financeiras

 

#5 Quitar dívidas

 

Se o seu principal sonho é quitar dívidas, investir pra chegar até o dinheiro necessário para uma boa negociação pode – e deve – ser uma opção. 

 

“Me Poupe! posso pegar minha reserva de emergência pra isso?” Não! Neste caso, você deve começar a criar outra reserva, a reserva das dívidas. Considere aplicar em um CDB de liquidez diária ou, até mesmo, outros tipos de investimentos na renda fixa com vencimento mais curto para retirada, como CDBs, LCs, LCIs e LCAs.  

 

Viu que é possível alcançar seu objetivo mais rápido com alguns bons investimentos? Diversificar sua carteira pode te tornar um investidor ainda melhor.

 

Natalia Acuri agradece

#PRATODOSVEREM: Nath faz gesto de prontidão com a mão enquanto fala “Agora vai”

 

Quer saber quais são os investimentos que estão pagando acima da inflação? Eu te conto aqui. Depois, é sua vez de me contar se o conteúdo te ajudou! 

 

 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário