Perdi o emprego! E agora? 5 passos para cuidar do seu dinheiro mesmo desempregado!

23 de April | 2020

Você perdeu o emprego e não sabe o que fazer? Acha que não tem nem como falar sobre organização dos seus dinheiros porque você tá desempregada e desempregado? Vem cá…deixa eu te contar: é exatamente agora que você precisa se organizar, criatura! Calma, a Vivi Ferreira vai te explicar como fazer isso em 5 passos práticos!

Por Viviane Ferreira 

O desemprego é uma situação que atinge milhões de brasileiros. O número mais recente mostra que 12,3 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo o IBGE.

Entram nesse cálculo as pessoas que têm idade para trabalhar (acima de 14 anos), que não estão trabalhando, mas que estão procurando emprego.

No momento em que vivemos, com a redução das atividades da economia por causa da pandemia, esse número de desempregados está aumentando muito. A previsão é de que o porcentual de desempregados ultrapasse os 14% até o final do ano.

Nos atendimentos de planejamento financeiro que faço com meus clientes, é comum ter casos de pessoas que ficam desempregadas ou fazem transições e precisam organizar as finanças nessa fase.

SIM! Não é porque você tá desempregada ou desempregado que você tem de deixar o seu planejamento de lado! Este é justamente o momento que você precisa se planejar!

Perdi o emprego! E agora? 5 passos para cuidar do seu dinheiro mesmo desempregado!

#PRACEGOVER: Nathalia Arcuri dizendo “Calma” com as mãos para o alto

E mesmo se essa não for a sua situação, pega essas dicas pra ajudar alguém que você conhece e que está sem emprego!

É melhor você fazer isso, caso contrário a Me Poupe! vai ficar um pouco pistola! Vou te explicar 5 passos práticos pra você cuidar do seu dinheiro mesmo sem emprego!

O primeiro passo é PARE TUDO!!

Isso mesmo, pare tudo e coloque todos os números no papel.

Somente com a clareza de toda a sua vida financeira é que você vai poder tomar decisões inteligentes.

Nesse momento você precisa de um mapa claro das suas finanças.

Imagine um jogo de tabuleiro: de um lado você precisa saber todos os recursos, os investimentos que você possui e o que pode virar dinheiro rápido.

De outro lado, você precisa saber quais são todas as saídas de dinheiro que você possui.

Calcule quanto tempo os seus recursos aguentam pagar as despesas. Os recursos que você possui pagam as saídas de dinheiro por quantos meses? Se você vender o que pode, esse valor vai durar mais quanto tempo?

Não sabe como fazer isso? CALMA! A Me Poupe! montou uma planilha de controle de gastos pra te ajudar! Ela é super simples e vai te ajudar a se organizar nesse primeiro passo! E o melhor: ela é de graça!

Você precisa ter isso claro! Se você nunca fez isso, é hora de encarar esses números e não vá para o próximo passo sem antes ter isso mapeado!

Perdi o emprego! E agora? 5 passos para cuidar do seu dinheiro mesmo desempregado!

#PRACEGOVER: Com o dedo perto do olho, Nathalia Arcuri diz “De Olho!”

O segundo passo é reduzir as despesas

Achou mesmo que iria ver esse passo aqui? Não tem como escapar! Para que o dinheiro que você tem hoje dure o máximo de tempo possível, você vai precisar reduzir as despesas! Vai ter de fazer aquela faxina financeira! Mas, CALMA, não é reduzir tudo! Tem técnica até aqui!

Trace metas para reduzir cada gasto em pelo menos 30% e elimine os gastos desnecessários. Ou seja, as contas de consumo como conta de luz, gás, o supermercado.

Tudo o que é gasto necessário, mas que é variável, você e sua família vão traçar um plano para reduzir o gasto em 30%.

Quanto de tarifas você paga no banco, na conta corrente e nos cartões? Mude sua conta no banco para a conta de serviços básicos e negocie para zerar todas as taxas desnecessárias.

Se você tem pets, pode comprar a ração que tenha um preço menor.

As contas fixas, como o aluguel e escola dos filhos, você vai negociar, explicar a situação e pedir uma redução de 30%.

As despesas desnecessárias você deve eliminar. Por exemplo, assinaturas de aplicativos, jornais e revistas, e outros gastos que não são importantes nesse momento você pode cancelar.

Você vai se sentar com sua família traçar as metas de gastos para cada item e acompanhar toda semana, assim você vai garantir que no final do mês ficará dentro da meta.

Achou mesmo que seria fácil? Torcendo pra você continuar lendo, ainda que seja algo difícil! Lembra: é seu futuro financeiro em jogo!

Mas se você achou muito difícil, a Me Poupe! fez um guia de detox financeiro que pode te ajudar! Pega ele aqui de graça!

Perdi o emprego! E agora? 5 passos para cuidar do seu dinheiro mesmo desempregado!

#PRACEGOVER: Nathalia Arcuri dizendo “Fica”

Terceiro passo é negociar

“Mas Vivi, eu não sei negociar!”

Como diria a Nath Arcuri, e sei que a Me Poupe! vai ficar orgulhosa de ler isso: Não sabe? Aprende! A Nath fez esse vídeo aqui que mostra um passo a passo simples pra você colocar em prática e aprender a negociar!

 

O que você vai negociar? O desconto na escola dos filhos, os outros cursos que você faz, empréstimos…Qualquer redução de gasto vai te trazer mais tempo para seus recursos.

Isso vai fazer seus recursos durarem mais tempo!

Quarto passo: buscar novas fontes de renda

Trace um plano claro para fazer renda extra! É isso mesmo, não tem o que fazer! Não dá pra ficar parada e parado esperando ou buscando um trabalho! Continue sua busca, mas, ao mesmo tempo, encontre novas formas de fazer renda.

Aqui, a Me Poupe! te ensina 8 ideias práticas pra você conseguir fazer essa renda em casa, nessa quarentena. Mas no canal Me Poupe! tem vários vídeos que te ensinam a fazer isso!

Esse aqui, da nossa musa da renda extra, a Bruna Andriotto, você vai aprender formas super diferentes de fazer renda em casa, usando o seu conhecimento e a internet. Dá uma olhada:

Pra fazer renda extra ou qualquer renda, você precisa pensar quais são as habilidades que você e os membros da sua família possuem que podem ser vendidos para gerar dinheiro?

Sou apaixonada pelos episódios do Reality Me Poupe! Dívidas Nunca Mais! que mostram claramente como você pode fazer muita renda extra no prazo de 30 dias e mudar sua realidade.

Veja com qual participante você mais se identifica e tire muitas ideias. Eu mesmo assisto a esses episódios para me inspirar e aumentar meu faturamento no meu mês.

Quinto passo: empréstimos e dívidas

Se você tem empréstimos e dívidas, você vai precisar negociá-las, para adiar pagamentos e reduzir a taxa de juros.

Por outro lado, pode ser que você precise fazer um empréstimo para viver nesse período.

Antes de pedir o empréstimo, você precisa ter claro quanto dinheiro você precisa para viver nos próximos seis meses. Depois de ter reduzido os gastos como disse no passo 2 e de identificar quanto você e sua família conseguem de renda extra por mês, você calcula quanto realmente precisa para o empréstimo. Pegue somente o recurso necessário.

Compare as taxas de juros dos empréstimos em pelo menos 3 instituições diferentes, para conseguir taxas baixas. Fique atento para qualquer taxa de juros abusiva. Se você ainda tem dúvidas sobre se deve pegar empréstimos ou não neste momento, a Nath fez um vídeo só pra falar disso, dá uma conferida:

Vai passar, mas você precisa sair do lugar!

Cada vez mais percebo que não ter emprego é diferente de não ter trabalho. E você pode descobrir muitas oportunidades de trabalho ao fazer renda extra. Pode até descobrir uma área para abrir um negócio próprio.

Lembre-se de que esse momento é temporário. Sei que quando passamos por uma crise parece que ela não vai acabar nunca. Mas vai sim, teve começo, tem meio e terá um fim. Experiência própria, pois passei por várias crises pessoais e no mercado, confie em mim. Mas não dá para esperar acabar, né…Sei que é difícil, mas você precisa agir! Não espere! Não espere nem por um minuto!

Manter seu equilíbrio financeiro nesse momento é fundamental também para que você possa escolher por um bom emprego e ter uma recolocação profissional de sucesso. Ou mesmo desenvolver seu trabalho de forma ainda mais rica!

Tenho certeza que seguindo essas dicas você vai conseguir passar por esse período de forma diferente e positiva.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário