Tá na hora de assumir o controle da sua vida financeira, espantar os fantasmas da autossabotagem e dar largos passos rumo à sua independência financeira. O nosso empurrãozinho é firme e destemido, ideal pra quem está paralisado pelo medo. Corre pra cá, Me Poupeira! e Me Poupeiro!
Por Me Poupe!
De maior aliada e pior inimiga, a nossa mente pode criar cenários que afetam diretamente a nossa realidade. Sem nos darmos conta, somos capazes de criar obstáculos que nos impedem de atingir objetivos importantes, como a sonhada independência financeira.
Tá precisando cultivar novos hábitos e romper com as ideias que te fazem acreditar que é impossível fechar o mês com dinheiro sobrando? Então, segue com a Me Poupe!, porque nesse especial de Halloween a gente vai dar um fim nos fantasmas que assombram seus pensamentos limitantes!
Vamos de caça-fantasmas? MUAHAHAHÁ!

#PRATODOSVEREM: Bill Murray, em Os caça-fantasmas, está no corredor de um Hotel com um walk talking gritando. Em seguida, um fantasma verde aparece voando em sua direção.
O ESPÍRITO DO GASTO INOFENSIVO
“Ah, mas tá na promoção”; “Poxa, R$20 de Uber não faz mal”; “Eu mereço um delivery de comida”; “Uma blusinha no crédito? Inofensivo”; “Poxa, dá pra assinar mais um streaming sim”.
Pois bem, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. Se você já se pegou falando – ou pensando – frases como essas, liga a sirene do desespero que tá na hora de exterminar esse espírito-zombeteiro-gastão.
Chega de comprar por impulso, de se deixar levar por promoções sedutoras, de não parar pra pensar se o tal gasto faz realmente sentido. Chega de desperdícios, de despesas supérfluas e desmedidas. A indústria do consumo tá aí pra te fazer acreditar que você sempre precisa de mais! Mas será que precisa mesmo?
“Tá bom, Me Poupe! Eu assumo que perdi a mão e tô possuído pelo espírito do gasto inofensivo. Mas como é que eu faço esse exorcismo?”
A gente tem um mantra que, se não espantar, ele pelo menos minimiza as influências desse espírito vagante. Entoa em voz alta “QUE ME PRE PO DE”. Essa é uma técnica de economia ensinada pela Nath, que consiste em se perguntar antes de qualquer compra:
QUERO?
MEREÇO?
PRECISO?
POSSO?
DEVO?
Temos certeza que esse exercício mental pode te salvar de pequenas emboscadas que, somadas, acabam sabotando a sua conta no fim do mês! Nesse post aqui que tem o passo a passo detalhado 😉
AS ALMAS QUE GASTAM TUDO O QUE GANHAM
Esse fantasminha assombra muitas casas e tira o sono de muitos brasileiros. Aqui, temos dois cenários possíveis:
1) A alma que tem um rendimento mensal insuficiente para sustentar a família e que, mesmo ralando muito, ainda faz parte da população que vive os reflexos da desigualdade;
2) A alma que tem um emprego fixo e um salário “satisfatório”, mas segue em completa desorganização financeira.
Se você faz parte do segundo grupo, a gente PRECISA conversar. Não dá pra seguir fingindo que está tudo bem, porque não está!
“Ah, Me Poupe! Eu gasto tudo que ganho, mas pelo menos não estou com dívidas!”. É aí que a gente te pergunta: isso basta pra você? Ver todo o dinheiro que entra indo embora sem deixar vestígios e fechar os olhos pras infinitos imprevistos que podem surgir?
Emergências sempre vão aparecer e estar preparada ou preparado para elas evita muitas dores de cabeça! Por isso, poupar mensalmente, criar uma reserva de emergência e até mesmo investir, é um caminho sábio.
REPETE COM A GENTE E ESPANTE ESSAS ALMAS VAGANTES:
PENSO, LOGO POUPO PARA EMERGÊNCIAS E IMPREVISTOS.
E olha que a gente nem falou sobre sonhos por aqui, hein. Porque pra conquistar objetivos e alcançar metas é MUITO provável que você precise de algum dinheiro, não? Comece com pouco. O importante é começar a poupar. Depois que o hábito é assimilado, fica mais fácil.
Bora frear esse sabotador interno e expulsar a alma desequilibrada que habita em ti.
A ASSOMBRAÇÃO DA FALTA DE OBJETIVO
O hábito de poupar dinheiro é algo que deveria estar presente na vida de qualquer pessoa, mas apenas poupar dinheiro, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, não é o suficiente pra te fazer enriquecer licitamente. O segredo do sucesso do seu bolso está na criação de um bom planejamento financeiro que inclui GANHAR MAIS, GASTAR MENOS (que já falamos ali atrás), INVESTIR MELHOR E TER OBJETIVOS TRAÇADOS!
Como andam as suas metas, metinhas e metonas? Já fez uma escala a curto, médio e longo prazo? Quais seus desejos e objetivos?
Definir objetivos claros e factíveis nos faz ter uma vida financeira mais feliz, além de servir de combustível para realizações com propósito. Afinal de contas, a pessoa com mais interesse em realizar suas metas é VOCÊ. Então, se você não começar a levá-las a sério, ninguém fará isso no seu lugar.
Se você quer enriquecer, precisa varrer essa assombração pra longe e definir o quanto quer ter de dinheiro, o porquê e em quanto tempo!

#PRATODOSVEREM: Cena de uma partida de Pac Man em que o Pac Man está perseguindo os fantasmas e comendo a cerejinha do jogo
E, antes que você deixe que sua cabeça te sabote e ache que é difícil demais, que isso não é coisa pra você, que não vai dar certo e que eu tô delirando, chega aqui e leia esse conteúdo completo!
O FANTASMA INVISÍVEL DA ESCASSEZ
Pare de pensar e de vibrar no padrão da escassez. Não se coloque na posição de vítima, substitua as ideias ruins relacionadas à ganância, dificuldade, egoísmo e privação por outras melhores.
Não seria ótimo poder proporcionar mais conforto à família? Se permitir fazer algo que você sempre se priva? “Eu não mereço, eu não consigo, eu não posso” devem ser RISCADAS do seu vocabulário.
E aí, não confunda a gana de vibrar na abundância com a completa permissividade. É fundamental seguir consciente dos seus gastos, limites e objetivos, mas sem deixar que o fantasma da escassez te sabote!
A linha entre o pleno êxito e o extremo desespero é tênue e recebe interferências diretas dos fantasmas da autossabotagem! Como você tem lidado com esses sabotadores por aí? Conta pra gente nos comentários.
Você também pode se interessar por:
Fuja do Frankenstein das dívidas: 4 hábitos para evitar!
Quiz: Se sua vida financeira fosse um filme de terror, qual seria?
Se prepare com metas e não com resoluções
Aguenta coração: chegamos à Estação Emoções com o Expresso 2021
Comecei a dar mais valor ao Me Poupe, em função dos vídeos da Nat, de " segredinhos" para poupar detergente, etc .. e comecei a aplicar. Eu era compradora compulsiva. Hoje já me vejo a pensar, antes de comprar.