O que fazer antes de comprar ou vender ações? Conheça 6 lições básicas!

03 de August | 2021

Ainda tem medo de investimentos em renda variável? Desmistifique esse tipo de investimento e aprenda por que e quando começar a comprar e vender ações na Bolsa de Valores com este guia prático!

 

Por Me Poupe!

Se você ainda tem medo de investimentos em renda variável, você chegou ao lugar certo. Sim, eu sou otimista e estou aqui pra dar aquela forcinha pra ajudar quem está quase lá nas prateleiras das corretoras de valores! Algumas lições básicas vão ajudar a desmistificar esse tipo de investimento, orientando quem está chegando agora no mundo das ações, e explicar por que investir é o que há, levando sempre em conta as metas e os objetivos de cada um.

E eu não estou só, Me Poupeira! e Me Poupeiro! Eu pedi ao professor Eduardo Mira, nosso especialista e muso da renda variável, analista CNPI, explicar tintin por tintin por que e quando comprar e vender ações. De forma muito simples, ele esclarece nesse vídeo que comprar ações nada mais é do que participar de um negócio, se tornando sócia ou sócio desse negócio. E eis que nasce um guia prático com lições básicas pra investir na bolsa de valores!

 

http://https://www.youtube.com/watch?v=33Tzz6LVdvU&t=204s

 

Lição #1 – Busque empresas lucrativas

Pra garantir que você tenha uma boa carteira de investimentos, busque e compre ações de empresas bem sucedidas e lucrativas, pois é dessa maneira que você vai receber parte dos lucros dessa empresa.

 

Lição #2 – Saiba que investir é diferente de especular

Investir é uma coisa e fazer trade é outra coisa. Quem compra ações apenas porque acredita que vai subir e compra pra vender depois, não está fazendo investimento: está fazendo trade. Quem faz investimento, compra ações pensando em construir uma carteira de investimentos boa e com empresas lucrativas.

 

Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando "uau!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando “uau!”

 

Lição #3 – Abra conta em corretoras de valores

Se você quer ser investidora ou investidor, abra conta em pelo menos três corretoras de valores, pra poder ter acesso a variadas ofertas e compras as ações, além de operar pelo Home Broker. Aqui nesse post tem um comparativo entre 5 corretoras de valores, pra ajudar na hora de escolher quais de acordo com seu perfil e metas.

 

Lição #4 – Analise o desempenho (lucro líquido) das empresas

Prática fundamental pra quem entra no mundo dos investimentos, estar sempre informado sobre as empresas é o que dá segurança na hora de decidir por que, onde e quando comprar ou vender uma ação. Alguns sites gratuitos auxiliam nessa avaliação, e aqui vai um pra facilitar: o Fundamentus, que disponibiliza gráficos e demonstrativos de resultados, a partir de uma busca simples com o nome da empresa que você quer pesquisar.

A informação mais importante é o lucro líquido, considerando o desempenho das empresas nos últimos cinco ou dez anos, além dos dividendos. Se o histórico de uma empresa for de crescimento de lucro e dos dividendos que ela paga, nesses períodos, normalmente quem investe nessa empresa costuma manter as suas ações, sem problemas.

Dica de ouro: se tiver uma empresa sólida, com lucros e dividendos consistentes e crescentes na sua carteira de investimentos, você pode ficar com ela por anos ou décadas, e não precisa se preocupar em vendê-las. Portanto, pensar que vai perder tudo na bolsa de valores só faz sentido pra quem não ler esse post e fizer escolhas ruins! Nesse outro post aqui eu mostro 3 formas de garantir uma carteira de investimentos equilibrada.

 

O que fazer antes de comprar ou vender ações? Conheça 6 lições básicas!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, com as mãos na cabeça dizendo “De repente falei: caramba!”

 

Lição #5 – Crie parâmetros 

A melhor maneira de filtrar as empresas é criar parâmetros, como o dividend yield, que é uma métrica muito simples calculada a partir do preço da ação de uma empresa dividido pelo dividendo (participação dos lucros) dessa empresa, ao ano. Sites como o Fundamentus, citado acima, mostram esses dados e no vídeo o professor Mira mostra direitinho onde encontrá-los, hein?!

 

E quando vender ações?

Quando as empresas passarem a dar prejuízo, ou seja, quando lucros e dividendos começarem a apresentar quedas constantes. E como você fica sabendo disso? Acompanhando frequentemente os dados das empresas, da Bolsa de Valores, do cenário econômico, dos números do mercado etc. Vale considerar também esses parâmetros citados acima.

 

O que fazer antes de comprar ou vender ações? Conheça 6 lições básicas!

#PARATODOSVEREM: Nath com cara de feliz como quem diz “entendeu, né?”

Partindo pra ação

Algumas ferramentas podem ajudar a esboçar os primeiros passos e fazer algumas projeções, como os simuladores online de investimentos, exclusivos da Me Poupe! Quem quiser ter ideias sobre investimentos, juros compostos e independência financeira, entre outros, levando em conta a própria realidade e os interesses, é só acessar este link e preencher com as informações solicitadas.

 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário