O que é BDR e como investir com a queda do dólar?

23 de February | 2022

Muita gente ainda têm dúvidas sobre o que são BDRs e se vale a pena investir nelas – aliás, esse é o tipo de e-mail que pode até ser uma reunião mesmo, né? 🤔 O próprio Nubank anunciou no fim do ano passado que oferecerá como benefício para seus clientes (dentro de algumas condições determinadas pela empresa) um “pedacinho do Nubank”, ou seja, uma cota de BDR.

Mas será que vale a pena? O que o dólar tem a ver com isso? Fica aqui com a gente que vamos explicar!

Por Me Poupe!


PARA TUDO – HOJE TEM LIVE!

Antes de seguir essa leitura, temos um convite pra lá de especial. HOJE, às 17h, a nossa musa das finanças e o Professor Mira estarão juntos, ao vivo, pra falar sobre a QUEDA DO DÓLAR e como aproveitar esse momento para investir! Não vai perder, né? Já clica e ativa o alerta.

Live Queda do Dólar

O dólar caiu, e agora? Assista a LIVE da Nath Arcuri e Professor Mira, e saiba como aproveitar essa baixa.

 

Mas afinal, o que é BDR?


Antes de avaliar se vale a pena, vamos dar um passinho atrás e entender melhor o que são as BDRs ou Brazilian Depositary Receipts – chique, não?

Apesar do nome rebuscado, uma BDR é um perfil de aplicação de renda variável que permite que você compre cotas de ações estrangeiras que não são negociadas no Brasil. Ou seja: é um tipo de ação que fala outro idioma (aliás, já deu pra perceber aí no parágrafo de cima, né?).

“Mas, Me Poupe!, o Nubank é uma empresa brasileira? Então como é que eles estão oferecendo uma BDR?”.

Elementar, minha cara Me Poupeira! e meu caro Me Poupeiro!, o Nubank tem ações próprias listadas na Bolsa estrangeira e é um pedaço dessas ações que eles estão oferecendo pra você. U-A-U!

 

Como as BDRs funcionam? 

 

Essa é uma ótima pergunta!

 

Nath me poupe

#PRATODOSVEREM: Nath, sentada no sofá, olhando para a câmera e falando “Deixa eu te explicar”, enquanto faz um sinal de “calma” com as mãos.



Vamos a um exemplo prático: imagine que você quer comprar ações da Disney, da Apple, da Amazon ou de qualquer outra empresa que não esteja listada na B3 – a nossa Bolsa de Valores aqui no Brasil.

Para adquirir as cotas dessas ações, você teria que comprá-las na Bolsa estrangeira. E é justamente por meio da BDR, que você pode investir nessas empresas e adquirir um RECIBO que representará a ação escolhida, ou seja, uma instituição brasileira custodia essas ações estrangeiras e emite os recibos das respectivas BDRs para que sejam negociadas na B3. 

 

“E essa proposta, hein? Tá valendo a pena, Me Poupe!?” 

 

Depende! É muito importante que você tenha duas coisas valiosas em mente antes de aceitar ou rejeitar essa proposta:

– Ter uma BDR significa que você está investindo em renda variável. É muito importante entender sobre esse perfil de investimento para tomar decisões de forma estratégica.

– Tenha no radar que esse é um investimento que precisa ser declarado no seu Imposto de Renda, ok?

Pense bastante se faz sentido pra você, considere seus objetivos e busque sempre o máximo de informações possíveis já que todo investimento deve ser feito com CONHECIMENTO!

Aliás, se quiser conhecer mais sobre esse tema, aproveite pra conferir a aula que o Prof. Mira deu nesse vídeo aqui: Vale a pena investir em BDRs? Passo a passo para ser sócio da Amazon, Facebook e outras gigantes!

 

E, é claro, não invista sem antes assistir a LIVE da Nath e Prof. Mira sobre a QUEDA DO DÓLAR.

 

Até a próxima!

 


Você também pode se interessar por:
Diversificação: o melhor tempero da renda variável
A Bruxa tá solta: supere o medo da variável
Mira em Foco: o resumo do Boletim Focus do Professor Mira
Como saber se a renda variável é pra mim?

 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário