Maid: uma aula sobre a importância da independência financeira feminina!

03 de November | 2021

 

Ô-lá!, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, estamos chegando com uma dica quentinha não só pra te entreter mas, principalmente, pra te inspirar! Maid é a nova série-queridinha do Netflix e te dizemos: vale a pena maratonar SIM!


Por Me Poupe!

Pra você que é team Me Poupe!, acompanha o canal e todas as nossas redes, está mais do que claro que não tem atalho pra conquistar sua independência financeira, certo? Tem que ralar, se esforçar, estudar, dar duro e ter pensamento rico!

Mas, pra muita gente, a ideia de autossuficiência, liberdade e autonomia – tanto financeira, quanto emocional – está distante de ser um exercício em prática e, se esse é o seu caso, queremos ligar o SINAL DE ALERTA! Estamos aqui pra te ajudar a entender as melhores alternativas pra conquistar sua estabilidade e autossuficiência financeira – em nosso site (e também nas outras redes da Me Poupe!), tem bastante dicas pra você poder começar, ok? 

 

Agora que a chamada pra riqueza foi feita, vamos falar da série que está mexendo com o emocional de muita gente? Bora falar de Maid.

 

A SÉRIE DO MOMENTO


Inspirada nas memórias de Stephanie Land – com o livro “Maid: Hard Work, Low Pay and a Mother’s Will to Survive -, a série traz a história de uma jovem mãe desesperada e sem opções diante de uma relação abusiva.

 

O cenário de “Maid” é uma América muito longe do glamour e do sonho americano. É permeada por violência doméstica, vícios, relações disfuncionais e dependência financeira, ou seja, um prato cheio de conflitos, desafios e intensidade. 

 

Mas vamos ao que interessa: queremos trazer TRÊS LIÇÕES que a Alex, protagonista da série, deixou pra gente! Afinal, melhor que consumir conteúdos de entretenimento só pra se distrair, é fazer isso com olhar crítico e aberto pros bons insights!

 

Juramos que vamos tentar ir sem spoiler, mas se você é alérgico à informações inéditas, liga o radar! kkkrying.

 

Nath Me Poupe

#PRATODOSVEREM: Nath no sofá dizendo “Quem avisa amigo é”

 

1- NUNCA DEPENDA DO SEU PARCEIRO/PARCEIRA

A história de Alex está loooonge de ser fictícia. Dependência financeira e emocional, abuso psicológico, xingamentos, desarranjos familiares e instabilidade, são situações muito comuns na vida real. 

 

Pois bem, o ensinamento NÚMERO UM da série surge em meio a esse universo disfuncional: você precisa ter autonomia financeira. Quando você depende do outro (seja pro que for), você está refém das oscilações emocionais e estruturais daquele ser. 

 

O dependente emocional se torna prisioneiro das vontades do parceiro ou parceira e acaba perdendo sua própria identidade e autonomia. É justamente o que acontece com a protagonista de Maid, que depois de episódios repetidos de violência doméstica, se vê saindo de casa sem qualquer segurança! Uma mãe solteira, sem dinheiro, sem emprego, sem casa e sem figuras de referência. 

 

A lição aqui é séria, você PRECISA ser financeiramente independente – principalmente se você for mulher! E olha, conteúdo pra te ajudar é o que não falta nesse canal. 



2- TODA PROFISSÃO TEM O SEU VALOR

Camareira, garçom, auxiliar de cozinha, faxineira, assistente de produção, secretária, motorista, operador de telemarketing, babá… Quantas profissões por aí são vistas como subemprego? Estamos falando de MILHÕES de pessoas dando duro e sendo pouquíssimo reconhecidas.

 

Invisibilidade social mandou lembranças, né? A série traz pílulas de como a sociedade lida com esses profissionais – em específico, com as faxineiras. Nem um “bom dia”, muito menos um “muito obrigada”. 

 

Estamos falando de pessoas desvalorizadas em todos os níveis: tanto no social (como são tratadas), quanto no financeiro (como são remuneradas). E, olha, isso não vai mudar enquanto não começarmos a fazer diferente. 

 

Tem que deixar caixinha no restaurante SIM. Tem que pagar a diária da faxina com gosto SIM. Tem que ser cortês em ligações de telemarketing SIM. Olha aí, Maid sendo inspiração pra mudar o padrão. .




3- ACREDITE NOS SEUS DONS E TALENTOS

É isso mesmo, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. Se você não for a(o) primeira(o) a acreditar e nutrir suas potencialidades, quem é que vai?

 

Alex tinha o sonho de ser escritora e depois de muito lutar contra a síndrome da impostora, conseguiu colocar esse desejo como prioridade. E adivinhe só qual foi a chave pra alcançar essa META? (sim, dá pra falar de metas, metinhas e metonas em qualquer ambiente!). 

 

FOI ELE, O CONHECIMENTO! Alex decidiu estudar, adquirir conhecimentos, correr atrás de embasamento, teoria, informação… Sim salabim, a gente já fala sobre isso há anos e vamos seguir batendo na tecla de que educação é o caminho pro sucesso.

 

E aí, gostou das dicas da vez? Comenta aí embaixo se você já assistiu MAID e se já anotou essas lições!

 

Você também pode se interessar por:
Por que tudo está tão caro?
4 mentiras sobre renda extra que te impedem de ganhar dinheiro
Dicas para alcançar sua independência financeira
O que é independência financeira?

 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário